Sou o Vinícius Rodrigues, músico, blogueiro e que ama literatura. Sim, amo ler livros que sejam capazes de mudar a história da vida das pessoas. Também gosto de ler notícias sobre arte, pintura, livros, lançamentos de músicas e assuntos políticos. Sou amante dos livros de história do Brasil.
domingo, 31 de março de 2019
Como vencer na vida com um braço só e os pés nas costas
Momentos finais. Discursos de improviso. A dor de sempre. Quem ria por último não entendia nada da vida. O povo se aglomerava em torno, cantando. Urubus na carniça. Decorridos noventa anos, o Horacinho finalmente ia descer ao buraco. Acostumado com os melodramas, um dos coveiros, ás da pá e da argamassa, assoviava “Ai se eu te pego”, enquanto levantava uma impecável meia-parede de tijolos, mais rápido do que o evacuar de um frango. Velório é sempre uma merda, todos concordavam, porém, ninguém arredava o pé. A vida é feita de rituais. Cada um tinha que se virar com os seus mortos. Era o castigo para os que permaneciam vivos.
Crianças são o cão. Horacinho uivou de dor até desmaiar combalido com um dos braços preso, moído entre a polia e a correia da serra circular. Ninguém soube explicar o que aquele guri, que era cego de um olho por causa de estrepe-de-laranjeira, fazia ali na serraria. Talvez, caçasse calangos. Meninos são seres cruéis que adoram matar as criaturinhas-de-deus.
Fato era que o pirralho teve o membro superior direito mastigado pela mandíbula gulosa da traquitana. Travado pelo esqueleto rijo, o motor fumou, o disjuntor caiu e os homens reclamaram que porra era aquela. Naqueles tempos, todos cagavam para desenvolvimento sustentável e causas ecológicas. Esses vernáculos sequer existiam. A regra era correr o correntão na mata virgem, derrubar árvore, faturar madeira. A princípio, houve uma irritação generalizada por causa do silêncio da máquina-de-tábuas, até que alguém voltou vomitando e dizendo que um tal de Horacinho estava preso na geringonça de fazer dinheiro.
Com um veloz sabor de almoço-azedo na boca, os operários conseguiram destravar as engrenagens, retirar o menino e levá-lo até o acanhado hospital do município, onde teve que ter o braço direito, que era o melhor braço do corpo, amputado pelo inseguro, porém, indispensável Doutor Jivago, o qual, graças ao Pai e à jurubeba, estava bêbado o suficiente para serrar o úmero com diligência, coragem e sem frescuras. Aos sete anos, Horacinho tinha ludibriado a morte pela segunda vez; a primeira foi ter sobrevivido ao mal-de-sete-dias. E logrou ser assim, com um único braço e cego de um olho que, nascido em Cu Alegre das Minas Gerais, ele ganharia o mundo.
Foi com um braço só, justamente o esquerdo, que era o mais lerdo do corpo, que ele foi adestrado pela mãe a fazer o sinal-da-cruz no peito e a se banhar sozinho com sabonete, bacia e cabaça. Mesmo lesionado, tomou pisa da progenitora quando deu piti, ameaçou Deus de morte e informou que nunca mais compareceria à escola, o antro educacional onde os coleguinhas já o tinham rebatizado de Cegueta, Joãozinho Sem Braço, Capitão Gancho, dentre outros apelidos depreciativos.
Foi cego de um olho e com um só braço que ele catou no gol do grêmio estudantil, tornando-se o goleiro menos vazado por três temporadas consecutivas. Ninguém operava milagres como ele. Com um braço só aprendeu a colocar minhoca no anzol, fisgar traíra e bater punheta no meio das bananeiras do quintal de casa. As formigas engoliam o néctar lambendo os beiços. E foi num baile do centro paroquial que o maneta ateu abarcou a cintura fina de Rosinha, a primeira namorada, que seria também a última. Tiveram uma prole de oito e viveram felizes para sempre, até que a morte os separou aos 90.
Foi com um braço só que brindou com pinga, aprendeu a dar tiro, esbofeteou vagabundo e atravessou a nado o rio Paranaíba, ganhando cem cruzeiros numa aposta. Ninguém que enxergasse tão bem e possuísse os dois braços intactos cria que ele conseguisse completar a façanha. E foi com um só braço que ele acenou aos conterrâneos de dentro da Maria Fumaça, juntamente com a sua Rosinha, rumo a Goiaz. Com um único braço pediu carona e emprego. Foi com o par de orelhas plenamente sãs que ele ouviu da boca do boçal reitor da universidade que ali naquela instituição superior de ensino não permitiam a entrada de indivíduos inválidos no curso de medicina.
Com o coração pulsando de determinação e raiva, acabou cursando veterinária, quando aprendeu a drenar postema, curar manqueira, castrar cavalo e acudir partos enviesados. Enfiava o único braço que ainda restava dentro da xoxota bovina até o talo, no limite da axila e puxava o bichinho pelas patas. Aquilo não era um a parto; era um show da vida. Foi com um braço só que discursou no plenário lotado como orador da turma, sendo foi aplaudido de pé por todos aqueles que ainda possuíam as duas pernas íntegras.
Foi com um único braço que assinou cheque, abriu champanha, votou pra presidente e enxugou a fronte até se tornar um homem velho. Foi com o braço sobrevivente que apertou, atabalhoadamente, a mão do abstêmio médico oncologista, o qual assentiu que, sim, era verdade, realmente, o aspecto daquelas imagens da ressonância fazia lembrar um punhado de caroços de pequi dentro do cérebro, porém, contudo e todavia, nada mais eram do que as metástases de um tumor da pior reputação que se tinha notícia na história da medicina humana. Ele, o doutor, sentia muitíssimo dizer aquilo daquela forma, mas, o certo é que ele, o Horacinho, morreria rápido como o cangar-de-grilo, com certeza, antes da enchente de São José.
Na mosca. Foi numa tarde lenta e chuvosa que ele morreu devagarinho, segurando pela mão a sua Rosinha, apagando, desligando, desacelerando, esfriando sem desespero e panaceia o corpo judiado pelas agruras do tempo, como se fosse ele próprio uma fumegante porção de doce de leite mineiro saído diretamente da panela de ferro.
*Dedicado ao meu amigo Edson Pereira.
Como vencer na vida com um braço só e os pés nas costas publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Todo o acervo da revista National Geographic com acesso online gratuito
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou, gratuitamente, o acervo online completo da revista National Geographic. A publicação, que teve sua primeira edição publicada em 1888, é reconhecida mundialmente pela qualidade em fotojornalismo e cartografia, oferecendo uma cobertura aprofundada em diferentes temas ligados à ciência e ecologia. Ao todo, são 1513 revistas disponíveis online.
Os arquivos estão no Portal de Periódicos, projeto da Capes que digitaliza revistas em formato aberto. Por meio do acordo entre a instituição e a editora National Geographic Society, todo usuário brasileiro terá acesso ao conteúdo, que inclui edições nacionais e estrangeiras da publicação, além de materiais de áudio e vídeo originais produzidos em expedições.
É possível visualizar os artigos na íntegra, armazenar as informações de interesse em uma conta pessoal e ainda imprimir o material para posterior leitura. A pesquisa pelas revistas pode ser feita no campo “buscar periódico”, onde o usuário encontrará as opções National Geographic Adventure, National Geographic Explorer e National Geographic Traveler.
Clique aqui para acessar: Todo o acervo da revista National Geographic
Todo o acervo da revista National Geographic com acesso online gratuito publicado primeiro em https://www.revistabula.com
sábado, 30 de março de 2019
Escala de Fá Sustenido Maior Natural (F#) Aprenda a Montar
A escala de Fá sustenido maior natural (F#) pode causar medo para músicos que estão no começo da caminhada de aprendizado musical, isso acontece porque a escala de Fá sustenido maior possui vários sustenidos na sua armadura.
Não se preocupe com isso, hoje você vai aprender mais sobre esta escala musical.
Fala músico, tudo bem? Como vai nos estudos musicais? Deixa nos comentários como está seu progresso e o que você deseja estudar aqui no site para melhorar seu conhecimento.
Dando continuidade ao estudo individual para todas as escalas maiores naturais, trago a escala de Fá sustenido maior (F#) que é a 7ª escala no ciclo de quintas.
Curiosamente, essa escala possui sustenidos em quase todas as notas.
Os tecladistas verão que nesta escala todas as notas pretas do teclado são tocadas e isso pode trazer alguma dificuldade para o dedilhado.
Minha dica para os tecladistas é… Comece dedilhando essa escala com o dedo 3 na mão esquerda e o dedo 2 na mão direita.
Isso mesmo, se você é tecladista saiba que nem todas as escalas possuem o mesmo dedilhado e por isso te convido a conhecer o material sobre o dedilhado de todas as 24 escalas naturais maiores e menores através do link no banner abaixo:
Quem toca contrabaixo, violão, guitarra e outros instrumentos não verão diferença entre os desenhos e formatos dos dedilhados.
Quero que saiba da importância do conhecimento teórico que há por trás das escalas musicais, saiba também que é muito importante saber montar todas as escalas.
Vou te trazer agora a fórmula das escalas maiores e como fica a estrutura desta escala. Além disso, vamos falar um pouco sobre intervalos.
Como montar a escala de Fá sustenido maior natural?
O primeiro passo para aprender a montar a escala de Fá sustenido maior natural (F#) é necessário ter uma noção básica de intervalo.
Depois, é preciso saber aplicar o intervalo padrão de notas para as escalas maiores.
As escalas musicais podem ser definidas como uma sequência definida de notas tocadas uma após outra.
Para ser considerada como uma escala maior natural, deve-se ter um grupo de 7 notas diferentes.
A primeira nota da escala sempre será aquela que dará o nome a escala, portanto na escala de Fá sustenido maior a primeira nota a ser tocada será o F#.
A última também, sendo a repetição da primeira em qualquer escala. Lembra que eu falei que são 7 notas diferentes? Portanto, a última nota a ser montada numa escala maior será sempre igual a primeira, nesses casos a 8ª nota.
Assim, fechamos a oitava em qualquer escala.
A segunda, terceira, quarta, quinta, sexta e sétima nota de qualquer escala maior natural ficou definida a partir de intervalos conhecidos.
Vamos aprofundar esse conhecimento.
Intervalos musicais
Os intervalos são as medidas e distâncias entre as notas. Da mesma forma que medimos distância através de centímetros ou metros, medimos a distâncias entre notas por intervalos.
Esses possuem nomes e classificações.
Entre o Fá e o Sol existe um Intervalo de 1 Tom, pois existem duas notas de distância entre elas. O Fá, Fá sustenido e o Sol.
Medimos assim: Do Fá ao Fá sustenido contamos ½ tom (ou semitom) e do Fá sustenido para o Sol contamos mais ½ tom (ou semitom).
Na soma de meio tom com meio tom, contamos e chamamos esse intervalos de duas notas de distância de 1 tom.
É importante saber que quando estamos contando notas de um intervalo, não podemos contar com a nota de partida.
Por exemplo, entre o Dó e o Dó sustenido temos um intervalo de ½ Tom que é a distância entre uma nota e a que está mais perto dela.
Pode ser na frente ou atrás dela. Outro exemplo, é a distância do Dó para o Si que também é de ½ tom.
A distância do Fá para o Lá é de 2 Tons, que são 4 notas de distância entre elas.
É importante ter esse conhecimento para aprender a fórmula das escalas maiores.
Fórmula das escalas maiores naturais
Aqui está a fórmula das escalas maiores naturais a partir do conhecimento sobre intervalos que você adquiriu.
T – T – ST – T – T – T – ST
Para montar a escala de Fá sustenido maior natural, partimos do Fá sustenido. Para achar a segunda nota, olhando a fórmula, precisamos percorrer 1 Tom no nosso instrumento musical.
Desta forma, encontramos o G#, a terceira nota será o A# pois devemos considerar 1 Tom de distância da nota anterior e não da primeira.
A quarta nota será o B, pois contamos ½ Tom de distância do A# para o B.
Agora que você já entendeu a ideia vou te mostrar como montar essa escala de forma fácil.
Veja como fica a estrutura dos intervalos com a fórmula na vertical tabelada:
- 1ª nota para 2ª nota: Intervalo de 1 Tom
- 2ª nota para 3ª nota: Intervalo de 1 Tom.
- 3ª nota para 4ª nota: Intervalo de Semitom.
- 4ª nota para 5ª nota: Intervalo de 1 Tom.
- 5ª nota para 6ª nota: Intervalo de 1 Tom.
- 6ª nota para 7ª nota: Intervalo de 1 Tom.
- 7ª nota para 8ª nota: Intervalo de Semitom.
Agora veja como vai ficar seu caderno quando você for montar essa escala:
No final do artigo eu explico o porque do E#.
Abaixo segue algumas de nossas indicações de cursos de instrumentos musicais:
- Aula de Violão Online em Casa
- Curso de Teclado Online
- Curso de Guitarra Online MB Guitar Academy
- Curso de Contrabaixo Online
- Curso Os Pilares do Canto
Desenho da escala de Fá sustenido (F#) no teclado
Esse é o desenho da escala de F# no teclado. Repare que você vai tocar a nota Fá (7ª nota da escala), mas na teoria essa nota é o E#.
Sim, existe o E#.
O que aconteceu é que no penúltimo intervalo desta escala temos que caminhar uma distância de 1 Tom após o D#.
E com isso, precisamos acrescentar um sustenido no E. Assim, temos um intervalo de 1 Tom como manda a fórmula.
Porque do D# para o E temos um intervalo de Meio Tom e com 1 sustenido no E atendemos a fórmula e a afinação desta escala.
Vou deixar outras sugestões de posts para você ler aqui:
- Escala menor natural
- Como montar a escala de Si maior natural
- Campo Harmônico Maior
- Formar a escala de Lá maior natural
Espero que você tenha gostado desse post e se ficou alguma dúvida deixa nos comentários, eu sei que pode ser um pouco difícil entender o conceito da nota E#, que está presente na Escala de Fá Sustenido Maior, mas pode ter certeza que se você praticar o conceito teórico será absorvido também.
O post Escala de Fá Sustenido Maior Natural (F#) Aprenda a Montar foi publicado primeiro em Avançando na Música.
Escala de Fá Sustenido Maior Natural (F#) Aprenda a Montar publicado primeiro em https://avancandonamusica.com.br
sexta-feira, 29 de março de 2019
Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens
Ela sumiu? Ela parou de responder suas mensagens? Desapareceu? Descubra o que pode ter acontecido e veja como mudar isso!
continue lendo em Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens
Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Números racionais
Existem diversos conjuntos numéricos, entre essa gama de possibilidades está os números racionais. Você sabe o que significa esse conjunto? Ou como ele pode ser aplicado no dia a dia?
Nesse artigo você vai encontrar as respostas para suas dúvidas com relação a esse conteúdo. Aqui você fica por dentro do que são os número racionais, qual símbolo o representa e os subconjuntos que ele possui. Além disso, você ainda tem a oportunidade de treinar em casa com nossos exercícios de fixação. Acompanhe!
Números racionais: o que são?
Números racionais é um conjunto numérico que possui como elementos os números:
- Naturais: números positivos que não possuem casas decimais
- Inteiros: números positivos e negativos que não possuem casas decimais
- Frações: números que possuem numerador e denominador
- Decimais exatos: números que possuem casas decimais finitas
- Dízimas periódicas: números que possuem casas decimais infinitas, mas têm um período determinado. Ou seja, possuem um número ou um conjunto de números que será repetido infinitamente.
Todo o número natural, inteiro, decimal exato ou dízima periódica pode ser representado como um quociente (resultado de uma divisão) ou como uma fração de dois números inteiros.
Lembre-se que: fração é uma divisão entre dois números inteiros e possui a seguinte notação algébrica:
Símbolo
O conjunto dos números racionais é representado pela letra maiúscula Q. Sua relação de inclusão pode ser vista logo a seguir:
N = Conjunto dos números naturais.
Z = Conjunto dos números inteiros.
Q = Conjunto dos números racionais.
Leia-se: N está contido em Z, assim como Z está contido em Q, pela relação de transitividade N está contido em Q.
O conjunto dos números racionais também pode ter representação de forma algébrica.
Essa definição nos mostra que o numerador representado pela letra (a) pode adotar o valor de qualquer número inteiro. Já o denominador representado pela letra (b) assume o valor de qualquer número inteiro não nulo, ou seja, o denominador nunca pode ser o número zero.
Subconjunto dos números racionais
- Conjunto dos números racionais não negativos
- Conjunto dos números racionais não positivos
- Conjunto dos números racionais não nulos (sem o zero)
Existe ainda o conjunto dos números racionais positivos não nulos (Q+*), que possui somente números positivos, e o conjunto dos números racionais negativos não nulos (Q–*) que apresenta somente números negativos. Em ambos os conjuntos o número zero não está presente.
Exemplos com número racionais
Exemplo 1
Distribuía os números racionais listados a seguir na reta numérica. Tenha como sentido para a distribuição a ordem crescente.
Exemplo 2
Represente os números racionais fracionários a seguir na forma decimal:
Curiosidade
O conjunto dos números racionais é representado pela letra maiúscula (Q) graças a Giuseppe Peano, que em 1895 nomeou esse conjunto utilizando a palavra quoziente que significa quociente em italiano.
CENTURIÓN, M; JAKUBOVIC, J. Matemática na medida certa.7 ano.1. ed. São Paulo: Leya, 2015.
O post Números racionais apareceu primeiro em Estudo Prático.
Números racionais publicado primeiro em https://www.estudopratico.com.br
quinta-feira, 28 de março de 2019
Seu EU Bêbado pode ser a sua verdadeira personalidade
A personalidade que aparece quando você bebe é o mais próximo da realidade
continue lendo em Seu EU Bêbado pode ser a sua verdadeira personalidade
Seu EU Bêbado pode ser a sua verdadeira personalidade publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Aleijadinho
Escultor mineiro do século XVIII, Aleijadinho não é apenas o maior nome do Barroco brasileiro,…
O post Aleijadinho apareceu primeiro em Cola da Web.
Aleijadinho publicado primeiro em https://www.coladaweb.com
Números inteiros
Você ainda não sabe o que são números inteiros? Saiba que eles estão presentes em nosso dia a dia, como no preço das mercadorias, na temperatura do ambiente ou no nosso saldo bancário.
Eles podem ser positivos, negativos ou neutro (zero). Para saber mais sobre esse assunto, acompanhe nosso artigo. Aqui você vai entender melhor o que são os números inteiros, quais são os conjuntos e subconjuntos deles e a sua origem.
Além disso, você ainda pode realizar alguns exercícios para fixar melhor esse conteúdo na sua mente. Acompanhe!
Números inteiros: O que são?
Números inteiros é um conjunto numérico composto pelos números: elemento neutro, conjunto dos números naturais e os números negativos. Entenda por inteiro todo o número que é completo, ou seja, que não é um número decimal.
Os números inteiros estão presentes no nosso cotidiano, sendo possível percebe-los em diversas situação, dentre elas podemos destacar: o extrato da conta bancária, a medição da temperatura entre outros.
Símbolo
O conjunto dos números inteiros é representado pela letra maiúscula (Z). Em relação aos números que compõem esse conjunto é importantes saber que:
- Números inteiros positivos: são números naturais que podem ou não estarem acompanhados com o sinal positivo (+). Na reta numérica os números positivos sempre estarão à direita do zero quando a reta possuir o sentido horizontal. Caso a reta apresente o sentido vertical, os números inteiros positivos estão representados na parte superior da reta estando antes do número zero
- Números inteiros negativos: os números inteiros negativos sempre estão acompanhados do sinal negativo (-). Na reta numérica com sentido horizontal, os números negativos sempre estão à esquerda do número zero. Já na reta com sentido vertical, os números negativos estarão localizados na parte inferior da reta, estando depois do zero
- Número zero: o zero é um número neutro, então ele não é positivo nem é negativo.
Representação dos números inteiros
Reta numérica
Veja a seguir a reta numérica dos inteiros representada no sentido vertical e horizontal.
Observe que em ambas as retas existem setas nas duas direções, isso significa que a reta é infinita nos dois sentidos. Assim, possui infinitos números positivos e negativos. Entenda que quanto mais longe o número negativo estiver do número zero menor ele será, acompanhe:
-3 < -2 ou -2 > -3
-2< -1 ou -1 > -2
A representação de desigualdade (< ou >) para a parte positiva da reta numérica dos inteiros é a mesma representação dos números naturais, veja:
+1 < + 2 ou +2 > +1
+2 < +3 ou +3 > +1
Diagrama de Venn
Acompanhe a seguir a relação de inclusão dos números inteiros representada por meio do diagrama de Venn:
N = Conjunto dos números naturais.
Z = Conjunto dos números inteiros.
Leia-se: N está contido em Z, ou seja, os elementos do conjunto dos números naturais fazem parte do conjunto dos números inteiros.
Subconjuntos dos números inteiros
- Conjunto dos números inteiros não nulos
Z* = {… -7, -6, -5, -4, -3, -2, -1, +1, +2, +3, + 4, +5, +6, +7…}
Obs: Ser um conjunto não nulo significa não ter o número zero.
- Conjunto dos números inteiros e não negativos
Z+ = {0, +1, +2, +3, +4, +5, +6, +7 …}
Obs: Esse conjunto possui somente os números positivos e o zero.
- Conjunto dos números positivos não nulos.
Z+*= { +1, +2, +3, +4, +5, +6, +7 …}
Obs: Esse conjunto possui somente os números positivos, mas não possuindo o número zero, pois é um conjunto não nulo.
- Conjunto dos números inteiros não positivos
Z- = {… -7, -6, -5, -4, -3, -2, -1, 0}
Obs: Esse conjunto possui somente os números negativos e o número zero. - Conjunto dos números inteiros negativos não nulos.
Z-* = {… -7, -6, -5, -4, -3, -2, -1}
Obs: Esse conjunto possui somente os números negativos, mas não possuindo o número zero, pois é um conjunto não nulo.
Exemplo
Observe a reta numérica a seguir e responda o que se pede.
- Qual o número inteiro que corresponde ao ponto D na reta numérica acima?
Resposta: D = -4 - Podemos afirmar que B > A?
Resposta: Essa afirmação é falsa, pois B é o número -1 e A é 2 logo: B < A → -1 < 2 - Qual o número inteiro que corresponde ao ponto F?
Resposta: F = +5 - Represente numericamente o conjunto dos números inteiros não positivos.
Resposta: Z- = {…, -4, -3, -2, -1, 0}
Curiosidade
O conjunto dos números inteiros é represento pela letra (Z), sua representação remete a etimologia na palavra Zahl que em alemão significa “número”.
Origem dos números inteiros
Existem vestígios históricos de que no século VII o matemático indiano Brahmagupta definiu o primeiro conjunto de regras para lidar com números negativos.
Mesmo assim, por muito tempo não se tinha uma concepção definida sobre a existência dos números inteiros, tanto que em 1758 o matemático britânico Francis Maseres alegou que : “… os números negativos tornam obscuras as coisas que são excessivamente óbvias e simples em sua natureza”.
Muitos outros matemáticos dessa época como William Friend considerava que os números negativos não existiam. Somente no século 19 tal situação começou a mudar, matemáticos britânicos como De Morgan, Peacock e outros começaram a investigar as “leis da aritmética” em termos de definição lógica, então os problemas dos números negativos foi finalmente resolvidos.
ROGERS, Leo. “The history of Negative Number“. Disponível em: https://ift.tt/2wJa3O9. Acesso em: 01 mar. 2019.
O post Números inteiros apareceu primeiro em Estudo Prático.
Números inteiros publicado primeiro em https://www.estudopratico.com.br
quarta-feira, 27 de março de 2019
Inequação Produto e Inequação Quociente
Inequação produto Inequação produto é uma inequação que apresenta o produto de duas sentenças matemáticas…
O post Inequação Produto e Inequação Quociente apareceu primeiro em Cola da Web.
Inequação Produto e Inequação Quociente publicado primeiro em https://www.coladaweb.com
Tênis masculinos pretos que você precisa ter no armário!
Os tênis masculinos pretos são os mais fáceis de usar porque são absurdamente fáceis de combinar! São democráticos e estilosos e, de quebra, prático. Veja os melhores!
continue lendo em Tênis masculinos pretos que você precisa ter no armário!
Tênis masculinos pretos que você precisa ter no armário! publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Quem tem problemas de relacionamento é mais viciado em séries. Descubra o motivo bizarro!
É viciado em séries? Bom, então há grande chances de você ter problemas de relacionamento. Descubra o motivo!
continue lendo em Quem tem problemas de relacionamento é mais viciado em séries. Descubra o motivo bizarro!
Quem tem problemas de relacionamento é mais viciado em séries. Descubra o motivo bizarro! publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
13 Posições Sexuais amigáveis para cadeirantes
Porque acessibilidade e muito importante, principalmente no sexo
continue lendo em 13 Posições Sexuais amigáveis para cadeirantes
13 Posições Sexuais amigáveis para cadeirantes publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
5 Momentos de magia do Bruxo Ronaldinho Gaúcho no futebol
Confira os lances mais belos de Ronaldinho Gaúcho, o craque da camisa 10
continue lendo em 5 Momentos de magia do Bruxo Ronaldinho Gaúcho no futebol
5 Momentos de magia do Bruxo Ronaldinho Gaúcho no futebol publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
terça-feira, 26 de março de 2019
Sexo na adolescência: um guia para você NÃO aprender a transar com pornografia
Sexo na adolescência! Você precisa ler este guia completo com dicas de sexo para parar de achar que filme pornô é aula de como transar.
continue lendo em Sexo na adolescência: um guia para você NÃO aprender a transar com pornografia
Sexo na adolescência: um guia para você NÃO aprender a transar com pornografia publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Desafio 51 coisas para fazer em São Paulo: você fez no máximo 10 desta lista de 51
São Paulo é uma das maiores e mais globalizadas cidades do mundo e o principal centro financeiro da América do Sul, exercendo significativa influência nacional e internacional nos segmentos econômico, cultural e político. A cidade, que possui o 10º maior PIB do planeta, tem aproximadamente 15 milhões de habitantes e milhares de atrativos para os mais diferentes perfis e bolsos, desde passeios clássicos como como teatros, monumentos, parques e museus a atrações cotidianas e banais como tomar um chope ou café na esquina da Avenida Ipiranga com a Avenida São João, imortalizada na música “Sampa”, de Caetano Veloso, andar de bicicleta na Avenida Paulista ou ler um livro em um dos parques da cidade. A partir de uma enquete, a Revista Bula relacionou 51 atrações para se fazer em São Paulo antes de morrer. Embora a maioria dos programas caibam em todos os bolsos e sejam conhecidos de quase todos os paulistanos ou turistas que passam pela cidade, a maioria das pessoas nunca os fez. De acordo com um levantamento prévio feito pela Bula, pouquíssimas pessoas cumpriram mais de dez das 51 atividades propostas. Para descobrir se você é uma exceção, basta contabilizar quantas programas você já fez dentre os 51 listados.
1 — Assistir a uma ópera no Teatro Municipal
2 — Ver o Pôr do Sol na Praça do Pôr do Sol, em Pinheiros
3 — Visitar o Borboletário Águias da Serra
4 — Comer o sanduíche de mortadela do Mercado Municipal
5 — Assistir ao “Balé” dos ursos-polares no Aquário de São Paulo
6 — Assistir a missa na Catedral da Sé
7 — Tomar um café no Coffee Lab, na Vila Madalena
8 — Participar da Corrida de São Silvestre e completar todo o percurso
9 — Se emocionar com o Canto Gregoriano no Mosteiro de São Bento
10 — Explorar a Biblioteca Mário de Andrade
11 — Ver São Paulo do terraço do Edifício Itália
12 — Visitar a igreja Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América
13 — Comer “o melhor Cannoli do mundo”, no Antônio Cannoli, na Mooca
14 — Passar o dia na Pinacoteca
15 — Assistir a uma partida de futebol entre Corinthians e Palmeiras
16 — Tomar um chá na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
17 — Ver a cidade do Pico do Jaraguá
18 — Visitar o Museu da Pessoa, em Pinheiros
19 — Amanhecer na Padaria Bella Paulista
20 — Participar do Festival da Cerejeira, no Parque do Carmo
21 — Meditar no Solo Sagrado de Guarapiranga
22 — Contemplar a cidade da Pedra Grande, no Parque da Cantareira
23 — Assistir a uma peça no Espaço dos Satyros, na Praça Roosevelt
24 — Tomar uma batida no Cu do Padre, em Pinheiros
25 — Comer uma Esfiha na Esfiha Juventus, na Mooca
26 — Tomar um chope na esquina da Avenida Ipiranga com a São João
27 — Fazer um tour pelas criptas da Catedral da Sé e Pateo do Collegio
28 — Explorar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
29 — Visitar os túmulos no Cemitério da Consolação
30 — Andar de bicicleta na Avenida Paulista num domingo
31 — Passear pelo bairro do Bixiga e comer numa cantina italiana
32 — Comer uma pizza na Bráz Quintal, na Vila Mariana
33 — Ler um livro no Parque Buenos Aires, em Higienópolis
34 — Visitar a Catedral Metropolitana Ortodoxa, no Paraíso
35 — Assistir a um concerto na Sala São Paulo
36 — Conhecer o Museu do Futebol
37 — Participar de uma manifestação na Avenida Paulista
38 — Fazer a clássica foto no Beco do Batman
39 — Experimentar o pão italiano da centenária Padaria São Domingos
40 — Andar de bicicleta no Parque Villa-Lobos
41 — Assistir Corinthians e Flamengo no Itaquerão
42 — Tomar uma cerveja no Cemitério de Automóveis
43 — Conhecer o passado de São Paulo em um passeio pela Vila Itororó
44 — Recitar um poema na Casa das Rosas
45 — Assistir Juventus x Portuguesa na Rua Javari
46 — Comer a “melhor casquinha do mundo” na sorveteria Frida & Mina
47 — Passar uma tarde na livraria Zaccara, em Perdizes
48 — Dar uma palinha com um cantor de rua na Avenida Paulista
49 — Garimpar um livro raro na Passagem Literária Consolação
50 — Meditar em um templo japonês no Bairro da Liberdade
51 — Experimentar o lendário Hambúrguer do Seu Oswaldo, no Ipiranga.
Desafio 51 coisas para fazer em São Paulo: você fez no máximo 10 desta lista de 51 publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Melhores momentos de Game of Thrones para você se aquecer para a última temporada
A última temporada está prestes a ser lançada! É melhor você relembrar os melhores momentos de Game of Thrones para se preparar.
continue lendo em Melhores momentos de Game of Thrones para você se aquecer para a última temporada
Melhores momentos de Game of Thrones para você se aquecer para a última temporada publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Rei Lear – William Shakespeare
Rei Lear é uma das mais perfeitas peças dramáticas de Shakespeare. Seu tema principal é…
O post Rei Lear – William Shakespeare apareceu primeiro em Cola da Web.
Rei Lear – William Shakespeare publicado primeiro em https://www.coladaweb.com
segunda-feira, 25 de março de 2019
Adidas está com descontos de até 60% em tênis e outros produtos esportivos
Marca de produtos esportivos preparou uma promoção especial no site oficial
continue lendo em Adidas está com descontos de até 60% em tênis e outros produtos esportivos
Adidas está com descontos de até 60% em tênis e outros produtos esportivos publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
10 coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem (e por que você não conquista nada na vida)
Será que você está no caminho certo para ser uma pessoa bem-sucedida? Descubra as 10 coisas que você precisa fazer para conquistar o que quer na vida.
continue lendo em 10 coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem (e por que você não conquista nada na vida)
10 coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem (e por que você não conquista nada na vida) publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Pornhub cria programa fitness para te deixar sarado transando
Sim. Você leu direito: o site pornô Pornhub criou um programa fitness para te deixar sarado enquanto você faz sexo! Veja como!
continue lendo em Pornhub cria programa fitness para te deixar sarado transando
Pornhub cria programa fitness para te deixar sarado transando publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Animais deuterostômios
Antes de saber o que são animais deuterostômios, você precisa entender que o embrião pode desenvolver-se fora do organismo maduro, o que é muito comum nos ovíparos (insetos, répteis e aves), ou dentro do organismo materno, como é o caso dos animais vivíparos (mamíferos).
As divisões iniciais do zigoto são chamadas “clivagem” e as células resultantes de “blastômeros”. As mitoses dos blastômeros sucedem com rapidez, dando origem a uma massa multicelular compacta, que lembra uma amora. Nessa fase o embrião é conhecido como “mórula”.
Existe uma grande diversidade de padrões de desenvolvimento embrionário entre os animais. Cada padrão depende, em parte, do tipo de ovo, mas todos passam por uma fase chamada segmentação ou clivagem. Na clivagem, as divisões celulares são muito rápidas e as células não têm tempo para crescer. As células que se formam são chamadas blastômeros.
O processo de clivagem conduz à formação de um estágio embrionário chamado mórula, que é um maciço de células. A seguir, forma-se a blástula, que, na maior parte dos casos, contém uma cavidade cheia de líquido, denominada blastocele. A diferença na quantidade e na distribuição do vitelo no ovo determina diferenças na clivagem: quanto maior a quantidade de vitelo, mais difícil fica a separação das massas citoplasmáticas das células-filhas.
Entre os filos dos animais, apenas os poríferos (esponjas) apresentam o desenvolvimento embrionário somente até a fase de blástula. O desenvolvimento é indireto e as larvas formadas correspondem à blástula. Elas vivem no plâncton e depois fixam-se ao substrato, sofrem metamorfose e dão origem aos adultos.
Nas esponjas não ocorrem as outras etapas do desenvolvimento embrionário presentes nos demais animais: a gastrulação e a organogênese. De acordo com a gastrulação, os animais são classificados ou protostômios ou deuterostômios.
Fase de mórula
Em ovos cuja quantidade de vitelo é pouca, como é o caso do óvulo humano, as clivagens ou divisões separam o ovo totalmente. Já nos ovos com grande quantidade de vitelo, as clivagens só ocorrem na região do núcleo denominada “cicatrícula”. Podemos falar então, que a clivagem pode ser total no primeiro caso e parcial ou incompleta no segundo.
Fase de blástula
Em seguida à mórula, as células se afastam e formam uma cavidade interna cheia de líquido. A partir desse momento o conjunto de células passa a se chamar blástula.
Fase de gástrula
Protostômios e Deuterostômios
Após a fase de blástula, ocorre a gástrula. No processo de gastrulação há o aumento do número de células e do volume total do embrião, chegando até a formação da gástrula. O estágio seguinte ao da gastrulação é a organogênese, em que ocorre a diferenciação dos tecidos e órgãos. Na gastrulação, dois processos importantes acontecem:
- Surge uma cavidade chamada arquênteron, ou intestino primitivo, que vai dar origem à cavidade digestória do adulto. Essa cavidade se comunica com o exterior por meio de um orifício chamado blastóporo, que dará origem à boca e/ou ao ânus. Quando o blastóporo dá origem à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados protostômios (proto = primeiro; stoma = orifício). São protostômios os platelmintos, nematódeos, anelídeos, moluscos e artrópodes. Quando o blastóporo dá origem apenas ao ânus, sendo a boca uma nova formação, os animais são chamados de deuterostômios (deutero = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados. As esponjas não passam pela fase de gástrula típica e, assim, não apresentam cavidade digestória nem boca ou ânus.
- Ocorre a formação dos folhetos germinativos ou folhetos embrionários, que darão origem aos tecidos do indivíduo.
Importância evolutiva
Na evolução animal, supõe-se que tenha surgido inicialmente a condição de dois folhetos germinativos: a ectoderme e a endoderme. Animais com apenas esses dois folhetos são chamados diploblásticos ou diblásticos. É o caso dos cnidários.
A ectoderme origina, entre outras estruturas, o tecido de revestimento externo do corpo (epiderme) e as células nervosas. A endoderme origina, entre outras estruturas, o revestimento do tubo digestório.
Mais tarde, no processo evolutivo, teriam surgido animais com mais um folheto germinativo: a mesoderme, que fica entre a ecto e a endoderme. Animais com três folhetos são chamados triploblásticos ou triblásticos. É o caso de todos os animais, exceto poríferos e cnidários.
O surgimento da mesoderme trouxe a diferenciação da musculatura verdadeira, com feixes musculares dispostos em várias direções, o que possibilitou aos animais desenvolver maior diversidade de movimentos. A mesoderme pode separar-se e desenvolver duas camadas, que passam a delimitar uma cavidade – o celoma.
Mas há animais triblásticos nos quais a mesoderme não apresenta celoma, ou seja, a mesoderme não se separa – são denominados animais acelomados. Outros apresentam um falso celoma, ou seja, a mesoderme delimita apenas um lado da cavidade – são os pseudocelomas -, e os com celoma verdadeiros – os celomados -, cuja cavidade celomática é delimitada pela mesoderme.
Fase de nêurula ou organogênese
No final da gastrulação, com início da formação do tubo nervoso dorsal e da notocorda, a ectoderme dobra-se e as bordas superiores soldam, originando um tubo denominado neural. Abaixo do tubo neural, forma-se um cordão longitudinal, chamado de notocorda, que serve de eixo de sustentação para o embrião.
Clivagem e células tronco
Há dois padrões básicos de clivagem nos animais: a espiral e a radial. Na clivagem espiral, os blastômeros se organizam de forma espiral, pois o plano de divisão muda. Os micrômeros dispõem-se de forma desencontrada em relação aos macrômeros, o que não se verifica na clivagem radial.
Outra diferença importante é que na clivagem espiral cada blastômero tem destino definido desde o início de sua formação. Se ele for removido, o embrião não terá a mesma estrutura determinada por aquele blastômero. Na clivagem radial isso não ocorre, por isso ela é chamada de indeterminada. Somente a partir da gastrulação é que a diferenciação acontece.
Uma das consequências desse processo é que os embriões com clivagem radial podem perder uma ou várias de suas células até a fase de blástula e originar um indivíduo completo. Além disso, as células removidas podem dar origem a indivíduos completos.
Graças a essas características surgem os gêmeos monozigóticos na espécie humana e há grande campo de pesquisa com as chamadas células-tronco embrionárias: cada uma delas tem a potencialidade de dar origem a qualquer célula do corpo. Essas condições não ocorrem nos animais com clivagem espiral.
DA ROCHA, Rosana Moreira et al. Origem e evolução de Deuterostomia.
O post Animais deuterostômios apareceu primeiro em Estudo Prático.
Animais deuterostômios publicado primeiro em https://www.estudopratico.com.br
Jaqueta de couro masculina | 6 Dicas para a hora de usar
Veja como ir além e sair do básico com uma jaqueta de couro!
continue lendo em Jaqueta de couro masculina | 6 Dicas para a hora de usar
Jaqueta de couro masculina | 6 Dicas para a hora de usar publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
10 Perfumes masculinos para usar durante o dia
Veja os melhores perfumes masculinos para usar durante o dia! Selecionamos opções para todos os bolsos, gostos e estilos!
continue lendo em 10 Perfumes masculinos para usar durante o dia
10 Perfumes masculinos para usar durante o dia publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
domingo, 24 de março de 2019
13 mil gravações de concertos do Grateful Dead para ouvir online ou download
A banda Grateful Dead
foi formada em 1965, em São Francisco, na Califórnia, berço do movimento
hippie. Os seus integrantes eram: Jerry Garcia, Bob Weir, Phil Lesh, Bill
Kreutzmann e “Pigpen” McKernan. O grupo adotava um som folk no início, que foi
se transformando aos poucos em um estilo psicodélico, misturando gêneros como
rock, country, jazz e blues. Os shows da banda eram cheios de improvisações, o
que deixava as apresentações imprevisíveis. A intenção do grupo era reproduzir
os efeitos de uma viagem de LSD.
Grateful Dead foi uma
das bandas de rock com maior longevidade da história, chegando ao fim em 1995,
devido à morte de Jerry Garcia. Os admiradores do grupo ficaram conhecidos como
“deadheads” e se empenham em divulgar o som do Grateful Dead ainda hoje. Para
os fãs assumidos e para aqueles que desejam conhecer mais sobre a banda, há um
arquivo gratuito na internet com mais de 13 mil gravações de concertos do
grupo.
As gravações abrangem
os 30 anos de carreira da banda — de 1965 a 1995 — e podem ser consultadas de
acordo com o ano, dia e local. Alguns concertos possuem a opção de download
gratuito. Os usuários do site também podem comentar e avaliar a qualidade de
cada arquivo.
Clique no link para acessar: 13 mil gravações de concertos do Grateful Dead para ouvir online ou download
13 mil gravações de concertos do Grateful Dead para ouvir online ou download publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Carta a Paul McCartney sobre as agruras de um país despedaçado
Caro Paul, espero que tenha melhorado da lombalgia. Sei o que é uma dor nos quartos. Suponho que tenha recebido pelos Correios o emplastro de arnica que mamãe, sua fã desde “Please please me”, preparou com aquelas mãozinhas enrugadas pelo tempo. Ela só pensa em lhe agradar e muito mais a mim. Preferi escrever no idioma português para não passar por metido, presunçoso. Já cansei de ser odiado. Tá cheio de “haters” nas redes sociais, você sabe, né? Talvez não saiba. Acho que o John foi o último cara que odiou você. Ele era de capaz de ir do céu ao inferno em segundos. Coisas de amor e ódio. O jeito Lennon de ser.
Cara, estou decepcionado, com o coração em frangalhos. É com enorme tristeza que eu lhe comunico que não poderei comparecer ao seu show deste ano em São Paulo. Sim, é uma situação lastimável. Eu já tinha feito as contas e até encomendado dez litros de pequi nativo do cerrado goiano para lhe presentear. Ficaria uma delícia com frango, se você não fosse um vegano. Mesmo assim, dá pra cozer o pequi ao molho-de-açafrão, sem ter que matar nenhum ser vivo. Cuidado! Não morda o caroço, Paul. É espinhoso por dentro, como a vida por fora.
Em breve, você estará de volta ao Brasil. Traga pão quando vier, Paul. Aqui também é sua casa. Acho que você deve estar acompanhando as notícias do Brasil aí de Londres, né? Nós, o povo brasileiro, estamos mergulhados num marasmo econômico e numa crise política que parecem infindáveis. Somos 12 milhões de desempregados, cara. Não é o meu caso, por puro golpe de sorte. Contudo, por causa do arrocho financeiro que também me afeta, será inviável a minha viagem até a Pauliceia, a fim de prestigiá-lo.
Não bastasse a pindaíba orçamentária, vivemos um momento político conturbadíssimo. Prenderam mais um de nossos ex-presidentes. Uma vergonha mundial. Não tenho certeza, mas, é bem provável que o Brasil seja a nação do planeta que mais tenha denunciado e preso políticos e agentes públicos em todos os tempos. Está difícil confiar nas pessoas, especialmente no âmbito da política, uma seara fétido-pantanosa onde se procuram homens honestos como agulha num palheiro. É duro dizer isso, sei que você adora vir ao Brasil, mas, receio que somos o povo mais desonesto que se tem notícia.
No momento, estamos sob a tutela de um capitão da reserva eleito pelo voto popular, fanfarrão, e que se comporta como um aloprado. Parece que ainda não saiu da puberdade. Baseado nas primeiras semanas do atual governo, receio que ele poderá não concluir o seu mandato, tornando-se, quem sabe, miseravelmente, o terceiro presidente da república retirado do poder pelo escabroso e espúrio Congresso Nacional. Só mesmo a música, a sua encantadora música, Macca, para amenizar tamanho desencanto e descontentamento.
Adoraria tomar outro chá-de-cinquenta-dólares com você no Tangará, como fizemos na última turnê, mas, como eu já disse, o mar não tá pra peixe. Espero que compreenda o meu sufoco, o meu perrengue financeiro e essa expressão da língua portuguesa que significa estarmos quase todos fodidos-e-mal-pagos por aqui.
O ano de 2019 começou esquisito. Um novo governo com velhas práticas políticas. A mortal avalanche de lixo tóxico nas Minas Gerais. Crianças morrendo incendiadas na sede do Flamengo. Imagine se a tragédia tivesse acontecido no Vila Nova de Goiás. Já teria gente presa e, provavelmente, seria o fim de linha para o clube. Teve ainda a chacina de estudantes em Suzano. A morte do Boechat. Essa carestia que parece interminável. O que tem de brasileiro sonhando em se mudar aí pro Reino Unido tá um horror. Viver no Brasil anda parecendo um pesadelo, man.
Enfim, salvo engano, esta será a sua nona passagem pelo nosso país. Estivemos juntos em cinco temporadas, lembra-se? Goiânia, Rio, Brasília e São Paulo (duas vezes). Desta vez, estou fora. Espero que me perdoe, amigo. Sinto-me amargurado, porém, certo de que serão shows memoráveis. Fica para a próxima. Estou com 53; você, 76. Aznavour cantou até os 94. Isso significa que ainda temos bastante querosene pra queimar. Cuide-se, Paul. Tome um brandy com lasca-de-canela. Evite sereno nas costas. Divirta-se no Brasil porque, para nós, o povo brasileiro, está cada vez mais difícil sorrir. Espero revê-lo em breve. Recomendações à Nancy. Mamãe e Harold, o louva-deus, mandam lembranças. Com carinho, para sempre,
Eberth Vêncio.
Carta a Paul McCartney sobre as agruras de um país despedaçado publicado primeiro em https://www.revistabula.com
sábado, 23 de março de 2019
Milhares de imagens da Era de Ouro da Ilustração para download gratuito
Antes do surgimento da fotografia, as ilustrações eram o único
acompanhamento visual para textos religiosos, romances, livros de poesia,
estudos científicos e revistas. O desenvolvimento de técnicas como gravação e
litografia tornaram os desenhos ainda mais populares. Na época, muitos
ilustradores ficaram famosos e são referências até hoje no universo do design
gráfico.
No século 19, a ilustração de livros e revistas atingiu a sua
era de ouro. Ilustrações de artistas como George Cruikshank e Du Maurier
dominavam os periódicos. Foi nesse período que nasceu a palavra “cartoon”, para
dar significado aos desenhos satíricos e humorísticos. Os que desejam conhecer
mais sobre o auge das ilustrações podem encontrar muitas obras no Old Book
Illustrations, um arquivo de domínio público com desenhos de artistas famosos
durante a era de ouro.
O Old Book Illustrations permite o download gratuito
das imagens em alta resolução. Além disso, as ilustrações são acompanhadas de
informações que detalham sua história. A maioria das obras datam da era de ouro
da ilustração, no século 19, mas existem algumas exceções. Entre as mais
notáveis, estão os desenhos de Arthur Rackham, conhecido principalmente por
ilustrar contos e fantasias populares no século 20. As imagens estão
disponíveis em diferentes resoluções: média, alta e altíssima (Raw Scan). Para
navegar por uma ilustração, basta clicar sobre ela. Para fazer o download,
clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “salvar imagem como”.
Clique no link para acessar: Milhares de imagens da Era de Ouro da Ilustração em alta resolução para download gratuito
Milhares de imagens da Era de Ouro da Ilustração para download gratuito publicado primeiro em https://www.revistabula.com
sexta-feira, 22 de março de 2019
+65 Tatuagens Maori no braço, peito e pernas para se inspirar
Conheça os significados e simbolismos das tatuagens Maori e dicas para fazer sua próxima tattoo
continue lendo em +65 Tatuagens Maori no braço, peito e pernas para se inspirar
+65 Tatuagens Maori no braço, peito e pernas para se inspirar publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Como se vestir bem para sair a noite e mandar bem em qualquer ambiente
Separamos vários visuais e dicas para você acertar sempre em como se vestir bem para sair a noite – com opções para todos os ambientes!
continue lendo em Como se vestir bem para sair a noite e mandar bem em qualquer ambiente
Como se vestir bem para sair a noite e mandar bem em qualquer ambiente publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Vans lança coleção do David Bowie e os tênis estão absolutamente incríveis!
Quem é fã do David Bowie não pode perder essa coleção incrível de tênis da vans inspirados no ídolo de gerações! Veja a linha completa da coleção do David Bowie.
continue lendo em Vans lança coleção do David Bowie e os tênis estão absolutamente incríveis!
Vans lança coleção do David Bowie e os tênis estão absolutamente incríveis! publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
quinta-feira, 21 de março de 2019
Os 100 países mais felizes do mundo. Brasileiros nunca foram tão infelizes
Desde 2012, no Dia Mundial da Felicidade (20 de março), a Organização das Nações Unidas, ONU, publica o ranking dos países mais felizes do mundo, que faz parte do estudo World Happiness Report, elaborado pela empresa de pesquisa de opinião Gallup World Poll. Para medir os índices de felicidade, a pesquisa leva em consideração dados globais de 156 países acerca de seis variáveis: PIB per capita, suporte social, expectativa de vida, liberdade de expressão, generosidade e nível de corrupção política. Foram considerados os dados disponibilizados entre os anos de 2016 e 2018. Voluntários que participaram do estudo também responderam um questionário subjetivo, com perguntas como: “Você está satisfeito com a sua vida?”, “Você tem amigos ou familiares com quem pode contar em momentos de necessidade?”, e “A corrupção está difundida no governo do seu país?”.
Cada relatório possui um tema
central. No ano passado, a migração foi analisada como um fator influente para
a satisfação das pessoas. Neste ano, o tema da pesquisa foi “Felicidade e
Comunidade”. O levantamento analisou como a felicidade vem mudando ao longo dos
anos e como o avanço da tecnologia e das redes sociais influenciam na vida em
comunidade.
O Brasil, segundo a pesquisa, atingiu o ápice de sua infelicidade em 2018, ocupando o 32º lugar no ranking. No relatório de 2015, por exemplo, o país era o 16º colocado, o que indica uma queda de 16 posições em apenas três anos. Esse índice é resultado da crise financeira e da falta de confiança nos líderes da política nacional. Mas, o brasileiro não está sozinho. A conclusão do estudo é que há uma onda global de infelicidade, motivada tanto pela desconfiança na política quanto pelo uso excessivo das redes sociais. Confira, abaixo, os 100 primeiros países do ranking.
1 — Finlândia
2 — Dinamarca
3 — Noruega
4 — Islândia
5 — Holanda
6 — Suíça
7 — Suécia
8 — Nova Zelândia
9 — Canadá
10 — Áustria
11 — Austrália
12 — Costa Rica
13 — Israel
14 — Luxemburgo
15 — Reino Unido
16 — Irlanda
17 — Alemanha
18 — Bélgica
19 — Estados Unidos
20 — República Tcheca
21 — Emirados Árabes Unidos
22 — Malta
23 — México
24 — França
25 — Taiwan
26 — Chile
27 — Guatemala
28 — Arábia Saudita
29 — Qatar
30 — Espanha
31 — Panamá
32 — Brasil
33 — Uruguai
34 — Singapura
35 — El Salvador
36 — Itália
37 — Barém
38 — Eslováquia
39 — Trindade e Tobago
40 — Polônia
41 — Uzbequistão
42 — Lituânia
43 — Colômbia
44 — Eslovênia
45 — Nicarágua
46 — Kosovo
47 — Argentina
48 — Romênia
49 — Chipre
50 — Equador
51 — Kuwait
52 — Tailândia
53 — Letônia
54 — Coréia do Sul
55 — Estônia
56 — Jamaica
57 — República de Maurício
58 — Japão
59 — Honduras
60 — Cazaquistão
61 — Bolívia
62 — Hungria
63 — Paraguai
64 — Chipre do Norte
65 — Peru
66 — Portugal
67 — Paquistão
68 — Rússia
69 — Filipinas
70 — Sérvia
71 — Moldávia
72 — Líbia
73 — Montenegro
74 — Tajiquistão
75 — Croácia
76 — Hong Kong
77 — República Dominicana
78 — Bósnia — Herzegovina
79 — Turquia
80 — Malásia
81 — Bielorrússia
82 — Grécia
83 — Mongólia
84 — Macedônia do Norte
85 — Nigéria
86 — Quirguistão
87 — Turquemenistão
88 — Argélia
89 — Marrocos
90 — Azerbaijão
91 — Líbano
92 — Indonésia
93 — China
94 — Vietnã
95 — Butão
96 — Camarões
97 — Bulgária
98 — Gana
99 — Costa do Marfim
100 — Nepal
Os 100 países mais felizes do mundo. Brasileiros nunca foram tão infelizes publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida
Algumas táticas militares podem te ajudar a alcançar sucesso na vida pessoal e profissional! Descubra quais são elas!
continue lendo em Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida
Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Balanceamento de Equações Químicas
Para o correto balanceamento de equações químicas, o número de átomos de cada elemento nas…
O post Balanceamento de Equações Químicas apareceu primeiro em Cola da Web.
Balanceamento de Equações Químicas publicado primeiro em https://www.coladaweb.com
Está estressado? Vá lavar uma louça!
Estudo comprova que lavar louça ajuda a reduzir o estresse
continue lendo em Está estressado? Vá lavar uma louça!
Está estressado? Vá lavar uma louça! publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
10 discursos de guerra que vão te inspirar em tudo na sua vida!
Discursos de guerra podem te estimular e te incentivar a sair da sua zona de conforto e tomar coragem para agir. Veja 10 deles!
continue lendo em 10 discursos de guerra que vão te inspirar em tudo na sua vida!
10 discursos de guerra que vão te inspirar em tudo na sua vida! publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
10 Fantasias sexuais mais praticadas (a primeira é surpreendente!)
Segundo cerca de 2 mil entrevistados, o desejo mais popular pode ser bem problemático
continue lendo em 10 Fantasias sexuais mais praticadas (a primeira é surpreendente!)
10 Fantasias sexuais mais praticadas (a primeira é surpreendente!) publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Adidas Yeezy Boost 350 v2 ‘Clay’: tênis do Kanye West tem data de lançamento no Brasil!
O tênis do Kanye West, Adidas Yeezy Boost 350 v2 ´Clay´ já tem data de lançamento no Brasil! Descubra quando vai ser e como comprar o seu!
continue lendo em Adidas Yeezy Boost 350 v2 ‘Clay’: tênis do Kanye West tem data de lançamento no Brasil!
Adidas Yeezy Boost 350 v2 ‘Clay’: tênis do Kanye West tem data de lançamento no Brasil! publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br
Crush: significado e tradução
“It might seen like a crush, but it doesn’t mean that I’m serious” é uma das frases do carro chefe do segundo álbum da cantora Britney Spears: “Ops, I did it again…”, que tem a tradução literal de: “Pode parecer uma paixão, mas isso não significa que eu esteja falando sério”. E narra a saga de alguém que vive criando e retirando a expectativa de um determinado cara.
Foi a primeira vez que eu tive contato com a gíria “crush”, no ano 2000. Criança ainda, não dei a menor atenção à palavra isolada, e não esperava que quase 20 anos depois a internet ajudaria a abrasileirar a gíria e a tornaria em um viral ao ponto de fazer surgir a dúvida em quem procura entender melhor como aplicar a gíria, ou se a palavra em si tem outros significados distintos. E é isso que esse texto vai te ajudar a entender.
O que significa o verbo TO CRUSH?
Quando você se propõe a entender a aplicação desse verbo, precisa compreender que mesmo para os nativos da língua ele terá o sentido denotativo e o sentido conotativo. A gíria surgiu a partir do sentido conotativo do verbo, que, com a internet ganhou viés mundial e hoje não sai das redes sociais e das conversas entre essa nova geração de internautas.
Em sentindo denotativo, ou literal, o verbo TO CRUSH vai significar: esmagar, triturar, moer, quebrar. A depender do contexto em que a frase esteja sendo aplicada para nós, falantes do português, observe alguns exemplos de como isso pode se dar:
- When the airplane fell, the house got completely crushed. – Quando o avião caiu, a casa ficou completamente esmagada.
- You should’ve crushed this coffee grains before boiling them. – Você deveria ter moído os grãos de café antes de tê-los fervido.
- When we clashed both cars got crushed.- Quando batemos ambos os carros quebraram.
- I’d rather buy the powder version at the supermarket than to crush the peanuts for the recipe.- Eu preferiria comprar a versão em pó no supermercado do que triturar os amendoins para a receita.
Para o sentido conotativo, ou figurado, o verbo TO CRUSH para os nativos vai significar: apaixonar-se por alguém, interessar-se por alguém; para nós brasileiros, a depender do contexto que a frase se aplique. Observe como isso se dará em alguns exemplos:
- My best friend easily crushes tattoed guys. – Minha melhor amiga facilmente se apaixona por caras tatuados.
- I can’t avoid crushing older guys lately. They seem so inteligent, hunky and experienced… so different from the losers at my age. – Eu não consigo evitar me interessar por caras mais velhos ultimamente. Eles parecem tão inteligentes, bonitões e experientes… tão diferente dos idiotas da minha idade.
- She told me she crushes me so hard that she can’t even stand close to me. – Ela me disse estar tão apaixonada por mim que não consegue nem mesmo ficar por perto.
Como surgiu a gíria crush?
Provavelmente, a gíria que tomou conta da internet não surgiu apenas pela percepção que com um pouco de humor e ironia se podia aplicar a palavra em um sentido não-literal e passar a ideia de estar apaixonado.
Além de funcionar como um verbo, os nativos da língua inglesa utilizam o termo também como um substantivo conotativo. Então, diversas aplicações passaram a ser adaptadas para a realidade virtual e abrasileiradas junto ao português quando se percebeu que coisas que eles diziam como: “my crush” poderiam significar para nós algo como: “meu paquera”, “minha paixão”.
Ou mesmo o “my biggest crush” podia ganhar para nós o significado, que se popularizou tanto quanto o termo em si, “meu crush supremo”, “minha paixão suprema”. A verdade é que o termo se incluiu tanto em nossos usos diários que sequer precisa de uma tradução. É comum você ouvir frases como: “eu tenho um crush naquele garoto”, “achei um novo crush na academia”, “poxa, crush, me nota!”.
E essa é a beleza da linguagem: os instrumentos linguísticos são apropriados e ressignificados, tomam-se parte do nosso dia a dia de uma forma que ganham um sentido próprio e passam a ser facilmente compreensíveis como a verdadeira intenção da linguagem na civilização humana: ser-lhe universal.
Como utilizar “crush” como substantivo em inglês?
Na hora de se utilizar do termo como fazemos aqui no Brasil, é preciso estar atento a alguns modelos pré-estabelecidos de collocations. Isso porque, a depender da preposição que você utilize, no lugar de passar a um nativo a impressão de ter uma paixão, um interesse por alguém, você pode fazer ele pensar que se trata de um esmagamento.
Então, observe algumas frases em que o substantivo está corretamente aplicado em inglês:
– I’ve got a crush on my new neighboor. – Eu estou interessado/apaixonado pelo meu novo vizinho.
– Since the kidengarden that girl is my crush, and I never had the balls to talk to her. – Desde o jardim de infância aquela menina é minha paixão, e eu nunca tive a coragem de falar com ela.
– Your brother was my biggest crush when I just knew him from the social media, but, when I met him in real life I realized that he’s not that cute. – Seu irmão era meu ”crush supremo” quando eu só conhecia ele das redes sociais, mas, quando eu o conheci na vida real eu percebi que ele nem é assim tão bonito.
– Even though I’m guy I can’t avoid having Gal Gadot as a girl crush. – Apesar de ser gay eu não consigo evitar ter a Gal Gadot como meu “interesse feminino”.
– I have a lesbian friend who told me Chris Evans was her boy crush, I’ve got to say she has good taste for guys… – Eu tenho uma amiga lésbica que me contou que o Chris Evans era o “interesse masculino” dela, e eu preciso dizer que ela tem bom gosto para caras.
– Henry Cavill is the only celebrity crush I’ll never give up on. – Henry Cavill é a única “paixão por celebridade” que eu nunca vou abrir mão.
– The day I met him was an instant crush, but when I got to know him… I realized I deserve better. – O dia que eu o conheci foi “paixão instantânea” (ou a primeira vista), mas quando eu realmente o conheci… percebi que merecia algo melhor.
Agora você já sabe utilizar-se de crush enquanto verbo e enquanto substantivo da maneira correta e pode aprimorar as brincadeiras linguísticas que o termo enquanto gíria ganhou nas redes sociais, montando suas próprias frases em inglês.
Fique atento para mais dicas que podem melhorar seu entendimento da língua aqui no Estudo Prático.
O post Crush: significado e tradução apareceu primeiro em Estudo Prático.
Crush: significado e tradução publicado primeiro em https://www.estudopratico.com.br