A revista americana Vulture reuniu todos os 67 episódios da série “Game of Thrones” em um ranking. A classificação foi realizada pelo jornalista e crítico de cinema e TV Sean T. Collins. O destaque ficou por conta da segunda temporada do seriado, cujo nono episódio, “Água Negra”, alcançou a primeira colocação. Em segundo lugar está “Durolar”, 8º episódio da 5ª temporada; seguido de “As Chuvas de Castamere”, 9º episódio da 3ª temporada, que ocupa a terceira colocação da lista. Baseada na série de livros “A Song of Ice and Fire”, de George R. R. Martin, a série estreou em 2011, na emissora HBO, nos Estados Unidos. Até agora, sete temporadas já foram exibidas, e a oitava e última está com estreia marcada para 2019. Sucesso de público e crítica, “Game of Thrones” coleciona 38 prêmios Emmy, e mantém o recorde de série dramática com maior número de transmissão simultânea no mundo. As sinopses dos episódios foram retiradas da HBO GO, serviço de streaming do canal HBO.
H’ghar leva Arya para uma câmara com os rostos de todas as pessoas que morreram na Casa do Preto e Branco. Jaime e Bronn chegam aos Jardins da Água, onde encontram Myrcella e são atacados pelas meninas das Cobras da Areia. A luta é desfeita pelos guardas Dornish, que prendem todos. Enquanto isso, Mormont e Tyrion se deparam com traficantes de escravos, a quem Tyrion consegue convencê-los a levá-los aos confins de Meereen. Baelish informa a Cersei do plano de Roose Bolton de casar Sansa com Ramsay, e a convence a permitir que ele leve os cavaleiros do Vale a Winterfell para derrotar Roose e Stannis, para que seja nomeado protetor do Norte. Olenna chega em Porto Real e avisa Cersei que a prisão de Loras colocou sua aliança em perigo. No inquérito de Loras, Loras e Margaery negam sua homossexualidade. O prostituto Olyvar contradiz seu testemunho, e Margaery é presa por mentir aos deuses. Em Winterfell, Sansa é casada com Ramsay, que a estupra na frente de Theon horrorizado.
Robb descobre que Catelyn libertou secretamente Jaime, agora escoltado por Brienne, para resgatar Sansa e Arya; ele a tranca em sua tenda e envia homens para encontrá-los, entrando também em um relacionamento romântico com Talisa. Yara chega a Winterfell para trazer Theon de volta a Pyke, criticando-o por suas ações. Tywin deixa Harrenhal para atacar Robb, o que leva Arya, Gendry e seu amigo Torta Quente a tentar uma fuga com a ajuda de H’ghar, que concorda para que Arya se abstenha de nomear H’ghar como o terceiro homem a matar. Em Porto Real, Cersei tenta chantagear Tyrion sequestrando Ros, a quem o primeiro acredita ser seu amante secreto. A caminho de Porto Real, Stannis promete a Davos fazer dele a Mão do Rei. Além da Muralha, o líder dos selvagens leva Jon Snow capturado e Halfhand ao seu rei, Rayder. Em Qarth, Jorah concorda em acompanhar Daenerys para Casa dos Mortos para recuperar seus dragões. Brandon e Rickon são revelados vivos e se escondendo em Winterfell.
Tywin começa a preparar seu neto Tommen para ser o próximo rei e alista Oberyn e Mace Tyrell como seus colegas juízes para o julgamento iminente de Tyrion, que decide escolher Jaime como sua testemunha. Petyr Baelish, que contratou Sor Dontos, o mata e contrabandeia Sansa para fora de Porto Real. Nas Terras Fluviais, Arya Stark e Sandor Clegane encontram um fazendeiro benevolente e sua filha, que Sandor rouba, para o desgosto de Arya. Em Pedra do Dragão, Davos tenta descobrir como reabastecer as forças esgotadas de Stannis e solicita um empréstimo ao Banco de Ferro de Bravos para pagar por um grupo de mercenários chamado de “Companhia Dourada”. No Norte, Samwell Tarly, temendo pela segurança de Gilly, fez com que ela e o bebê saíssem do Castelo Negro para Torre Sombria. Enquanto isso, os selvagens continuam atacando aldeias do Norte. A Patrulha da Noite recebe a notícia de que um grupo de amotinados montou um acampamento na Fortaleza de Craster. Jon Snow diz à Sentinela para organizar uma equipe para atacar os amotinados, já que eles não podem se arriscar a ter qualquer informação sobre a fraqueza das defesas de Castelo Negro vazando para o exército que se aproximava de Mance Rayder. Daenerys chega na cidade de Meereen.
Arya chega a Braavos e é aceita na “Casa de Preto e Branco” por H’ghar, que chama a si mesmo e a seus colegas de “ninguém”. Jaime diz a Cersei que vai a Dorne para buscar Myrcella, que é prometida ao filho do príncipe Doran, e recruta Bronn para ajudá-lo; Podrick reconhece Baelish e Sansa em uma taverna; Brienne oferece a Sansa sua proteção, mas é rejeitada. Baelish insiste que Brienne fique com eles, mas ela se recusa e foge com Podrick. No entanto, ela decide seguir Sansa secretamente. Stannis oferece legitimidade à Jon Snow e o cargo de Senhor de Winterfell se ele deixar a Patrulha da Noite para ajudá-lo, mas Snow não aceita; Tarly nomeia-o como candidato a Lorde Comandante, e ele é eleito pelo voto de Aemon. Daenerys enfrenta um motim depois que ela decide executar um ex-escravo que assassinou um membro capturado dos Filhos da Harpia antes que ele pudesse ser julgado. Drogon reaparece para ela, mas sai novamente.
Daenerys invade com sucesso Meereen em meio a uma revolta de escravos e imediatamente busca justiça para os filhos de escravos mortos crucificando 163 senhores nobres. No mar, Petyr Baelish admite a Sansa que ele estava envolvido na morte de Joffrey. Em Porto Real, Olenna, que está planejando partir, também sugere a Margaery que ela estava envolvida no envenenamento e a convence a seduzir Tommen antes que Cersei tenha a chance de transformá-lo contra ela. Jaime se encontra com Tyrion e está convencido de sua inocência. No entanto, Cersei é inflexível sobre a culpa de Tyrion e manda Jaime caçar e matar Sansa. Jaime, por sua vez, encarrega Brienne de encontrá-la e protegê-la, dando a ela tanto sua espada valiriana quanto Podrick como seu escudeiro. No Norte, em um esforço para se livrar de Jon, Alliser Thorne e Janos Slynt conspiram para permitir que Jon liderasse uma expedição contra os amotinados, que capturaram o grupo de Bran e o forçaram a revelar sua identidade. Mais ao norte, um Caminhante Branco leva o último filho recém-nascido de Craster a um local de ritual secreto, onde ele é transformado em um Caminhante.
O mentor do massacre é revelado como sendo Tywin, que premia a Casa Frey com a Sede da Corrida Corrente e nomeia Roose Bolton o Protetor do Norte. Theon descobre que foi entregue por seus homens em troca de uma passagem segura de Winterfell e que seu captor é Ramsay, o bastardo de Bolton. Contra os desejos de Balon, Yara decide resgatar Theon. Arya e Sandor matam alguns soldados do Frey zombando da morte de Robb. Chegando na capital com Brienne, Jaime se reúne com Cersei. No Norte, Samwell Tarly encontra Bran e seu grupo e lhes dão as armas de Vidro do Dragão antes de chegarem no Castelo Negro, onde ele e Meistre Aemon enviam corvos para alertar os Sete Reinos sobre os Caminhantes Brancos. Sendo atingido várias vezes, Jon ainda consegue escapar de Ygritte e retorna ao Castelo Negro. Em Pedra do Dragão, Davos ajuda Gendry a escapar, enquanto Stannis decide ir para o Norte e ajudar a Patrulha da Noite contra a ameaça dos Caminhantes Brancos. Em Essos, os escravos libertados de Yunkai chamam Daenerys como sua “mãe”.
Theon começa a rastrear Brandon e Rickon. Tywin começa a procurar em Harrenhal o assassino de seu oficial. Ygritte continua suas tentativas de seduzir Jon Snow e, depois que Jon se distrai, ela escapa e o leva para uma armadilha. Ainda abalada pela revolta, Sansa fica horrorizada quando ela acorda e descobre que teve sua primeira menstruação e pode, assim, gerar os filhos de Joffrey. Ao saber disso, Cersei a avisa para não amar ninguém além de seus filhos, nem mesmo Joffrey. No acampamento de Robb, uma tentativa fracassada de fuga de Jaime deixa um guarda morto. Em Qarth, o bruxo Pree revela a Daenerys que ele roubou seus dragões, mas lhe dá a oportunidade de se reunir com eles antes de massacrar o Conselho dos Treze e estabelecer Daxos como o rei. Theon apresenta ao povo de Winterfell os cadáveres carbonizados de dois meninos, alegando que ele rastreou e matou Brandon e Rickon.
Margaery convence Olenna a retornar para o castelo Jardim de Cima depois que o Alto Pardal diz que ele perseguirá Olenna depois de sua tentativa de acabar com a Fé. Jon, Sansa e Davos recrutam os Selvagens e a Casa Mormont para a causa deles, mas continuam em desvantagem em relação aos Boltons. Em desespero, Sansa escreve uma carta implorando por ajuda. Jaime chega em Correrio com Bronn, assumindo o controle do cerco. Jaime vai conversar com Brynden, sendo mal sucedido. Theon e Yara passaram sua última noite em Volantis, decidindo navegar para Meereen para se aliar com Daenerys. Em Braavos, Arya se prepara para retornar a Westeros, mas é atacada pela Órfã. Arya fica gravemente ferida, mas escapa. Sandor revela-se vivo, tendo sido salvo por um Septão e seus seguidores. Quando homens da Irmandade acabam matando seu grupo, Sandor decide se vingar.
Sansa e seu grupo chega no castelo Negro da Muralha e Castle Black se reúne com Jon Snow. Em Meereen, Tyrion se encontra com os senhores de escravos da Baía dos Escravos para oferecer paz se eles acabarem com a escravidão dentro de um período de sete anos, uma ação que irrita os ex-escravos. Baelish retorna ao Vale para mobilizar seus soldados contra Ramsay. Naharis descobre sobre a infecção de Mormont quando eles chegam em Vaes Dothrak. Em Porto Real, Margaery tem permissão para visitar Loras enquanto Cersei, Jaime, Kevan e Olenna deixam de lado suas diferenças e planejam uma derrota para os Pardais. Theon chega a Pyke e explica a Yara que ele apoiará sua reivindicação para o Trono de Pedra do Mar das Ilhas de Ferro. Em Winterfell, Osha tenta assassinar Ramsay mas é morta por ele. Ramsay envia uma carta a Jon, ameaçando ferir Rickon se Sansa não for devolvida. Ela convence Jon a marchar para o sul a fim de recuperar Winterfell. Em Essos, Daenerys se encontra com os Khals no templo do Dosh Khaleen; depois que eles se recusam a servi-la, ela os queima junto com Khal Moro até a morte. Quando ela sai ilesa do templo em chamas, os Dothraki se ajoelham para ela.
Jaime e Bronn retornam a Porto Real. Contra o aviso de Tyrion, Daenerys queima Randyll e Dickon vivos por permanecerem fiéis a Cersei, o que obriga os outros prisioneiros a jurarem fidelidade a Daenerys. Jorah chega em Pedra do Dragão e se reencontra com Daenerys. Meistre Wolkan alerta Jon e a Cidadela sobre as criaturas que se aproximam de Atalaialeste do Mar. Jon decide viajar além da Muralha e capturar uma criatura para convencer Cersei a aceitar uma aliança temporária. Davos faz com que Tyrion consiga entrar em Porto Real, onde ele se encontra secretamente com Jaime e oferece uma trégua, a qual Cersei aceita, dizendo para Jaime que está grávida. Davos se encontra com Gendry e volta para Pedra do Dragão. Ao perceber que a Cidadela está ignorando a carta de Wolkan, Samwell rouba vários livros e vai embora com Gilly e Pequeno Sam. Em Winterfell, Mindinho percebe que Arya está o espionando e a conduz até uma carta escrita por Sansa em seu quarto. Jon, Jorah e Gendry, juntos com o Cão de Caça, a Irmandade e um grupo do Povo Livre liderado por Tormund, saem de Atalaialeste e passam a Muralha, com a intenção de capturar uma criatura como evidência para Cersei de que o Exército dos Mortos é real.
Alguns dos vigilantes da Patrulha da Noite, incluindo Tarly e Mormont, sobrevivem ao ataque dos Caminhantes Brancos e prometem retornar para Muralha para avisar os Sete Reinos. Jon Snow é trazido para Rayder, o “Rei-para-lá-da-muralha”, e promete sua lealdade aos Selvagens. Tyrion, agora com cicatrizes no rosto, tenta tirar o Rochedo Casterly da posse de Tywin, que promete outras coisas. Margaery Tyrell se envolve em trabalhos de caridade com os órfãos de Porto Real. Petyr Baelish se oferece para ajudar Sansa a escapar da capital e Ros aconselha Shae a não confiar nele. Davos é resgatado por Saan, que não quer mais conexões com Stannis, e retorna a Pedra do Dragão, onde tenta sem sucesso matar Melisandre, que o culpa por convencer Stannis a não deixá-lo entrar na batalha, e é preso. Em Essos, Daenerys chega à cidade de Astapor para comprar um exército de soldados escravos brutalmente treinados, os “Imaculados”. Os feiticeiros de Qarth tentam assassiná-la, mas ela é salva por Selmy, o ex-comandante da Guarda Real, que promete sua lealdade.
Em um barco a caminho de Vilavelha, Tarly revela sua intenção de deixar Gilly e seu bebê com sua família em Monte Chifre enquanto ele treina para ser um Meistre. Em uma visão do passado, Brandon vê Eddard e Howland, o pai de Meera, derrotar um grupo de Guarda Real leal aos Targaryens na Torre da Alegria em Dorne. Varys descobre que os mestres de Astapor, Yunkai e Volantis têm financiado os Filhos da Harpia. Em Porto Real, Tommen conversa com o Alto Pardal enquanto Jaime e Cersei interrompem uma pequena reunião do conselho, apenas para serem evitados por Kevan e os Tyrells. O guarda-costas de Cersei é revelado para ser Gregor. Arya treina rigorosamente com a Órfã e sua visão é devolvida a ela uma vez que ela se aceita como “ninguém”. Em Winterfell, Lord Umber pede ajuda a Ramsay para proteger o Norte dos Selvagens, trazendo Rickon e Osha como presente, junto com a cabeça do Cão Felpudo, o lobo gigante de Rickon. Jon executa Thorne, Olly e os outros oficiais envolvidos em seu assassinato. Ele renega seu juramento e coloca Tollett no comando da Patrulha da Noite.
Em um flashback, Cersei quando era adolescente se encontrou com uma bruxa e exigiu saber de seu futuro; a bruxa lhe disse que ela se tornaria rainha, mas que uma mulher mais jovem e mais bonita do que ela um dia roubará seu trono. No presente, Tywin é enterrado e Lancel Lannister retorna, agora um homem devoto religioso e um membro dos “Pardais”. Em Pentos, Tyrion concorda em acompanhar Varys a Meereen para apoiar a reivindicação de Daenerys pelo Trono de Ferro. Em Meereen, os insurgentes “Filhos da Harpia” assassinam um Imaculado, forçando Daenerys a lançar medidas mais restritivas sem respeitar as antigas tradições. Missandei fica desconfiada quando percebe que os bordéis recebem visitas dos Imaculados. Os dragões presos de Daenerys a atacam quando ela os verifica. No Vale, Baelish coloca Robin Arryn aos cuidados da Casa Royce e sai com Sansa. Na Muralha, Stannis procura alistar os Selvagens em sua guerra contra Roose. Jon Snow é incapaz de convencer Mance Rayder a aceitar a autoridade de Stannis, onde este último condena Mance ser queimado vivo. Jon Snow termina o sofrimento de Rayder com uma flecha no coração, enquanto ele queima numa fogueira.
Tendo aceitado seu novo papel como a Mão do Rei, Ned deixa Winterfell com suas filhas Sansa e Arya, enquanto Catelyn fica para trás para cuidar de Bran. O inconsciente Bran é atacado por um assassino, mas seu lobo gigante o salva. Catelyn decide ir a Porto Real para contar a Ned sobre a tentativa e suspeitou do envolvimento dos Lannisters. Jon Snow, o filho ilegítimo de Ned, segue para o norte para se juntar à irmandade da Patrulha da Noite, protetores da Muralha que impedem que os Caminhantes Brancos e os selvagens entrem nas terras civilizadas de Westeros. Tyrion, irmão de Cersei, decide deixar a viagem para o sul com sua família e, em vez disso, acompanha a comitiva de Snow para Muralha. Quando o filho de Cersei, Joffrey Baratheon ameaça Arya e o amigo dela, o lobo gigante de Arya a defende e escapa, provocando um conflito entre os Starks e os Lannisters. Para resolver o insulto, Cersei exige que Robert ordene que Ned execute o lobo gigante de Sansa. Em Winterfell, Brandon desperta da inconsciência. Enquanto isso, Daenerys concentra sua atenção em aprender a agradar a Drogo.
O corpo de Jon Snow é encontrado por Sor Davos, Edd e alguns outros; Davos e os outros o levam para dentro e se trancam atrás de uma porta com ele, enquanto Edd vai buscar ajuda. Thorne assume o comando do Patrulha da Noite. Em Winterfell, Ramsay chora por Myranda, enquanto Sansa e Theon escapam pela floresta. Os homens de Ramsay alcançam-nos e estão prestes a levá-los cativos, quando Brienne e Pod chegam e matam os homens. Brienne é aceita a prestar seus serviços para Sansa. Em Porto Real, Cersei se reencontra com Jaime, que chega com o corpo de Myrcella. Jaime promete a Cersei que eles vão se vingar. Obara e Nymeria assassinam Trystane, a caminho de Porto Real, enquanto em Lançassolar, Doran e Areo Hotah são mortos por Ellaria e Tyene, depois que Doran descobre a morte de Myrcella. Em Meereen, Tyrion e Varys encontram todos os navios queimando no porto. Jorah e Daario continuam a rastrear Daenerys, que é levada pelos Dothraki para Khal Moro. Em Braavos, Arya vive nas ruas como mendiga, onde é espancada pela Órfã. Em seu quarto, Melisandre retira seu colar de joias enquanto revela sua verdadeira aparência como uma velha anciã.
Retornando à sua casa em Pyke depois de nove anos como ala dos Starks, Theon está reunido com sua irmã, Yara, e Balon, que despreza Theon por sua aliança ao Norte, revelando que e pretende reconquistar sua coroa pela força e reinstaurar o Reino das Ilhas de Ferro. No caminho para a Muralha, Arya revela sua verdadeira identidade a Gendry. Ao norte da Muralha, Tarly se envolve com uma das filhas de Craster, Gilly, que está grávida e teme por seu filho ainda não nascido; Jon Snow está relutante em ajudá-la apesar dos pedidos de Tarly. No Deserto Vermelho, um dos cavalos da tropa de Daenerys retorna com a cabeça decepada de seu cavaleiro em uma bolsa, com uma mensagem de um de seus inimigos. Em Pedra do Dragão, Stannis faz sexo com Melisandre para obter o filho que sua esposa não pode lhe dar. Davos Seaworth recruta Salladhor Saan, um pirata, para que ele se una a Stannis e Melisandre e faça parte de uma invasão naval à Porto Real. Snow descobre que Craster sacrifica seus filhos aos Caminhantes Brancos; em resposta, Craster bate em Snow deixando-o inconsciente.
Ned se junta ao Pequeno Conselho do Rei em Porto Real, capital dos Sete Reinos, e descobre quão mal Westeros está sendo gerenciado. Catelyn tenta avisar secretamente o marido, mas é interceptada por um velho amigo, o conselheiro Petyr “Mindinho” Baelish. Bran descobre que ele nunca mais andará novamente. Ele não se lembra dos acontecimentos que levaram à sua queda. Jon luta para se adaptar à vida na Muralha, enquanto treina com um número de recrutas de baixa estatura que não estão impressionados com sua linhagem. Lorde Comandante Mormont pede a Tyrion que implore ao rei que mande mais homens para a Patrulha da Noite. Daenerys descobre que está grávida e começa a enfrentar o Viserys.
No Norte, Jojen diz a Bran que eles devem ir além da Muralha para encontrar o Corvo de Três Olhos, para o horror de Osha. O relacionamento de Jon Snow e Ygritte se aprofunda, deixando o amigo da garota selvagem, Orell, com raiva. Theon é castrado por seu torturador. Talisa revela a Robb que ela está grávida. Arya foge da Irmandade, apenas para ser capturada por Sandor Clegane. Melisandre revela a Gendry que o pai dele era Robert Baratheon. Shae diz a Tyrion que ela não continuará seu relacionamento quando ele se casar com Sansa. Tywin aconselha Joffrey e discute sobre Daenerys, onde Tywin apresentando o perigo que a jovem Targaryen poderia representar. Daenerys chega à cidade de Yunkai e declara guerra contra eles. Lorde Bolton parte de Harrenhall para o casamento de Edmure, enquanto Jaime se despede de Brienne e parte para Porto Real. Na estrada, ele descobre que Locke recusou o resgate do pai de Brienne. Jaime retorna a Harrenhall para encontrar Brienne e a encontra em um buraco lutando com um urso. Ele pula e salva Brienne e parte mais uma vez, desta vez com ela.
Brienne continua escoltando Jaime pelas Terras Fluviais até Porto Real. Ele a envolve em uma briga, que é interrompida por soldados da Casa Bolton. Depois de receber a notícia do saque de Winterfell e do desaparecimento de Bran e Rickon, Robb desvia suas atenções da guerra contra os Lannisters para ir ao funeral do pai de sua mãe Catelyn em Correrio, irritando Karstark, que busca vingança por seus filhos que foram mortos pelos Lannisters. Arya, Gendry e Torta Quente também decidem ir para Correrio, mas são assaltadas por um grupo rebelde, a “Irmandade sem Banners”, e são levados para uma pousada, onde o Clegane capturado revela a identidade de Arya. Margaery e sua avó Olenna, a “Rainha dos Espinhos”, convencem Sansa a contar sobre os pontos fracos de Joffrey. Theon Greyjoy é torturado por captores desconhecidos. Bran, Rickon, Osha e Hodor encontram os irmãos Jojen e Meera, filhos do bandido Howland. Jojen, que tem compartilhado os sonhos estranhos de Bran, diz a ele que ele é um warg, capaz de entrar nas mentes dos animais.
Jon Snow acompanha Tormund e alguns Selvagens para Durolar. Aemon morre pouco depois. Gilly é atacado por dois vigilantes e Tarly intervém e é dominado até que o lobo de Jon, Fantasma, chega e força a dupla a sair. Tarly e Gilly consumam seu relacionamento amoroso. Sansa pede a Theon para ajudá-la a escapar de Winterfell, mas ele informa a Ramsay, que esbanja a mulher que trabalha para Brienne. No acampamento do exército de Stannis, Melisandre sugere sacrificar Shireen, mas Stannis recusa a sacrificar sua filha. Mormont e Tyrion são vendidos para libertar Qaggaz. Os dois são levados para um campo de luta local que Daenerys e seu consorte visitam em preparação para os próximos jogos no fosso de Daznak. Mormont derrota os outros escravos e revela sua identidade para ela, e que ele trouxe Tyrion como um “presente” para ela. Em Dorne, Myrcella diz a Jaime que ela quer se casar com Trystane, filho de Doran. A demanda de Olenna pela liberação de Loras e Margaery é declinada pelo Alto Pardal. Mais tarde, o Alto Pardal prende Cersei devido a sua antiga relação incestuosa com Lancel.
Arya consegue escapar da Fortaleza Vermelha em Porto Real, depois que seu mestre de espada de Bravos atrasa os guardas enviados para prendê-la; Sansa é capturada no entanto. Robb ouve as notícias e prepara os exércitos do Norte para lutar contra os Lannisters, deixando Bran para governar Winterfell. Lysa se recusa a lutar contra os Lannisters; e Catelyn sai, juntando-se ao acampamento de Robb. Tyrion e Bronn estão cercados por Shagga e seus homens. Tyrion os convence a escoltá-lo até seu pai Tywin para recompensá-los. Eles chegam ao acampamento de Tywin, onde o último pede Shagga para ajudá-los em seu confronto com os Starks em troca de pagamento. Joffrey nomeia seu avô Tywin como a Mão do Rei. Sansa implora ao Joffrey para mostrar misericórdia a Ned. Joffrey concorda se este reconhecer seu reinado. Na Muralha, alguns corpos afetados pelos Caminhantes Brancos são encontrados. Em Essos, os soldados de Drogo começam a atacar os assentamentos próximos, escravizando os habitantes locais a fim de vendê-los e ganhar dinheiro para comprar os navios necessários para atravessar o Mar Estreito e chegar em Westeros.
Catelyn tenta convencer os irmãos Baratheon a abandonar sua briga e se unir contra os Lannister; mas Stannis exige que Renly se submeta ao seu comando. Baelish visita Catelyn e oferece uma troca de Jaime por suas filhas. Melisandre dá à luz uma criatura sombria. Joffrey pune Sansa pelas vitórias de Robb, e Tyrion tenta acalmar seu sobrinho com “agrados”, mas em troca, Joffrey é cruel com as prostitutas que Tyrion lhe envia como “presentes”. Tyrion também descobre sobre o relacionamento incestuoso entre Cersei e seu primo, Lancel, forçando o último a espioná-la, ameaçando revelá-lo a Joffrey. Arya e Gendry são levados como cativos para o castelo de Harrenhal, onde os prisioneiros são torturados até a morte. Tywin Lannister chega e pára a tortura, escolhendo Arya como sua criada sem saber sobre sua verdadeira identidade. Depois de sua jornada exaustiva pelo deserto, Daenerys chega aos portões da próspera cidade de Qarth, onde Daxos, membro do Conselho dos Treze, convence os outros a deixar sua caravana entrar na cidade.
Jon chega em Pedra do Dragão, onde Daenerys exige sua fidelidade. Em vez disso, ele pede ajuda contra o Exército dos Mortos; após um conselho de Tyrion, Daenerys lhes fornece acesso ao vidro de dragão da ilha. Melisandre vai para Volantis. Bran chega em Winterfell e explica alguns de seus poderes para Sansa. Em Porto Real, Euron retorna com Ellaria e Tyene como um presente para Cersei, que promete se casar com ele após a guerra. Então, ela lhe dá o co-controle de seu exército junto com Jaime. Cersei dá para Tyene o mesmo veneno que Ellaria usou para matar Myrcella, obrigando Ellaria a assistir a morte iminente de sua filha. Em Vilavelha, Jorah, que agora está curado, vai embora para encontrar Daenerys. Ebrose decide perdoar Samwell. Verme Cinzento e os Imaculados atacam Rochedo Casterly. No entanto, é revelado que Jaime usou a maioria das forças Lannister para atacar Jardim de Cima, enquanto a frota de Euron chega destruindo os navios dos Imaculados. Jaime e o resto das forças Lannister invadem facilmente Jardim de Cima. Ele dá veneno para Olenna como uma morte rápida e indolor. Depois de beber, ela confessa o envenenamento de Joffrey e exige que ele conte para Cersei.
Cersei fornece armas para os pardais, que prendem Loras. Margaery fica enfurecida, mas Tommen se mostra fraco demais para conseguir sua libertação. Melisandre tenta seduzir Snow na tentativa de convencê-lo a ir a Winterfell com Stannis. Em Winterfell, Baelish se prepara para retornar a Porto Real. Antes de sair, ele tenta dissipar as dúvidas de Sansa em relação a Ramsay, dizendo a ela que, mesmo que Stannis não derrote os Boltons e a resgate, ela pode facilmente manipular Ramsay. Bronn e Jaime chegam secretamente em Dorne; eles encontram e matam quatro cavaleiros. As “Cobras da Areia” descobrem que Jaime veio para Dorne em busca de Myrcella; Ellaria convence as meninas guerreiras Cobras da Areia a planejarem vingar a morte de Oberyn sequestrando Myrcella antes que Jaime possa intervir. Mormont planeja se redimir a Daenerys dando-lhe Tyrion como prisioneiro. Em Meereen, Loraq faz outro apelo para que ela reabra os campos de combate; os Filhos da Harpia emboscam uma patrulha de Imaculados dentro da cidadela; Verme Cinzento é gravemente ferido e Selmy é morto.
Joffrey deixa Sansa de lado em favor de se casar com Margaery Tyrell. Após seu pai se tornar o Mão do Rei, Tyrion teme por sua segurança. Brienne e Jaime são vistos por três soldados Stark, e a mulher mata todos eles. Catelyn não consegue dissuadir Robb de se casar com Talisa. Em Qarth, Daenerys se aventura na Casa dos Mortos e recupera com sucesso seus dragões, que matam Pree. Ela então sela Daxos dentro de seu próprio cofre e reivindica sua riqueza para si mesma. Em Winterfell, Theon tenta convencer seus homens a lutar contra o exército de Robb, mas eles o deixam inconsciente e vão embora. Brandon Stark é convencido a ir para a Muralha em busca de segurança. Arya, tendo escapado de Harrenhal com Torta Quente e Gendry, recebe o presente de uma moeda valiosa de H’ghar, que muda magicamente seu rosto. Ao norte da Muralha, Jon Snow é forçado a matar para provar sua lealdade aos selvagens enquanto um exército de Caminhantes Brancos rodeia o Punho dos Primeiros Homens.
Em Porto Real, Ned diz a Cersei que ele sabe que Jaime é seu amante e que nenhum de seus filhos é de Robert. Eles logo descobrem que Robert foi gravemente ferido por um javali enquanto caçava. Robert agonizante nomeia Ned como o “Protetor do Reino” para governar até que Joffrey atinja a idade adequada. Ned envia uma mensagem para Stannis, irmão de Robert, com a intenção de entronizá-lo, já que Robert não tem herdeiros verdadeiros. Ned conta a Petyr Baelish sobre seu plano e pede que ele ganhe a lealdade da Vigília da Cidade, a única força capaz de dominar as forças dos Lannisters leais a Cersei. Depois da morte de Robert, Ned, Baelish e a Guarda da Cidade confrontam Cersei e Joffrey na sala do trono, onde Baelish e os Vigilantes da Cidade traem Ned e atacam seus homens. Na Muralha, o irmão mais novo de Ned, Benjen Stark, desaparece durante uma incursão depois da Muralha. Jon Snow faz seus votos para a Patrulha da Noite, porém não conseguindo o posto que desejava, ele se torna mordomo do Lorde Comandante Mormont. O filho do Comandante Mormont, Sor Jorah Mormont salva Daenerys de uma armadilha do assassino enviado por Robert, isso enfurece Drogo que promete levar os Dothraki para onde eles nunca haviam ido. Ned, machucado, se esforça para garantir uma transição ordenada em Porto Real.
Em Bravos, Davos consegue convencer o Banco de Ferro a apoiar Stannis, ao mesmo tempo que ressegura Salladhor Saan e seus piratas para a causa de Stannis. Em Meereen, Daenerys tenta assumir seu novo papel como rainha enquanto ouve os pedidos de seus súditos, incluindo o nobre Hizdahr zo Loraq e um homem cujas cabras foram mortas pelos dragões cada vez mais incontroláveis de Daenerys. No Forte do Pavor, Yara lidera um ataque em um esforço para resgatar Theon, que se recusa a ir com ela, forçando-a a escapar. Ramsay recompensa Theon por ser obediente e faz com que ele finja ser “Theon” em vez de “Fedor”. Em Porto Real, Tywin instrui Varys a continuar espionando Daenerys. Mais tarde naquele dia, Tyrion é levado a julgamento pelo assassinato de Joffrey. No entanto, todas as testemunhas apresentadas testemunham contra ele, incluindo Sor Meryn Trant, Grande Meistre Pycelle, Cersei, Varys e, para o choque de Tyrion, Shae, que dá um testemunho sólido. Furioso, humilhado e derrotado, Tyrion exige um julgamento por combate.
Para consternação da Rainha Cersei, Tyrion assume o cargo de Mão do Rei, o conselheiro real de Porto Real. Na ilha de Pedra do Dragão, o antigo lar dos Targaryen, Stannis Baratheon planeja uma invasão para conquistar o trono de seu falecido irmão, se aliando com Melisandre, uma estranha sacerdotisa de um estranho deus. Stannis reivindica publicamente o Trono de Ferro, revelando que Joffrey não é filho de Robert e que há também um bastardo de seu irmão como herdeiro do trono. Joffrey ordena que os soldados massacrem os bastardos de Robert, um dos quais, chamado Gendry, consegue escapar de Porto Real junto com Arya. Tendo ganho três vitórias, Robb oferece a paz aos Lannister em troca da independência do Norte e do retorno de Sansa, enviando Theon para obter o apoio de Balon, seu pai e Catelyn para buscar aliança com Renly Baratheon, que também reivindica o trono. Além da Muralha, a Patrulha da Noite encontra abrigo na casa de Craster e suas filhas-esposas. No Norte, Bran preside uma tediosa Winterfell, enquanto em Essos, Daenerys, seus três dragões e seu khalasar viajam pelo Deserto Vermelho à procura de aliados, ou água.
Em Porto Real, Tywin coage Olenna a concordar em casar Loras com Cersei, que revela a Tyrion que foi Joffrey quem tentou matá-lo durante o cerco. Tyrion confessa a Shae e Sansa sobre o próximo casamento. Lorde Baelish diz a Varys que ele pegou Ros como informante de Varys e a entregou a Joffrey, que a mata. Nas Terras Fluviais, Melisandre compra Gendry da Irmandade, prevendo que Arya matará muitas pessoas. Robb faz um novo acordo com Walder Frey, concordando em dar-lhe Harrenhal e casar seu tio Edmure com a filha de Frey, Roslin. Lorde Bolton planeja enviar Jaime para Porto Real, mas se recusa a mandar Brienne com ele. Em um local desconhecido, o misterioso homem continua a torturar Theon Greyjoy. No norte, surge a tensão entre Osha e Meera. Além da Muralha, Samwell Tarly continua sua viajem com Gilly e seu filho, enquanto Jon Snow e Ygritte conseguem escalar a Muralha com outros dois Selvagens.
Meera escapa para a floresta com Bran, que ainda está imerso em suas visões. Eles são cercados pelas criaturas, mas são rapidamente salvos por um homem misterioso. Samwell e Gilly chegam à propriedade da família Tarly, Monte Chifre. Depois que o pai de Sam, Randyll, insulta Gilly por ser uma Selvagem, Sam decide levá-la com ele para Vilavelha, também roubando a ancestral espada de aço valiriana de Casa Tarly. Arya avisa Lady Crane sobre sua missão de assassiná-la, retorna para a Casa do Preto e Branco e recupera sua espada Needle. H’ghar aprova o pedido da Órfã para matar Arya. Jaime tenta resgatar Margaery da Fé Militante, apenas para descobrir que ela se arrependeu e Tommen forjou uma aliança com a Fé. Ele tira Jaime da Guarda Real e o manda ajudar Walder Frey, que está mantendo Edmure Tully como refém, e retomar Correrio de Brynden. Bran e Meera descobrem que o homem que os salvou é Benjen, que explica que ele foi transformado em assombração pelos Caminhantes Brancos. Daenerys monta em Drogon e declara aos dothraki que navegarão através do Mar Estreito para conquistar Westeros.
Brienne e Podrick chegam a uma estalagem perto de Winterfell e enviam uma mensagem a Sansa, afirmando que a ajudarão se ela precisar. Sansa descobre sobre a presença de Theon. Ramsay o obriga a pedir desculpas a ela por suas ações. Na Muralha, Tormund aceita uma aliança com a Patrulha da Noite que permitirá aos Selvagens se estabelecerem ao sul da Muralha. Jon Snow concorda em acompanhar os Selvagens até Durolar. O exército de Stannis parte para Winterfell, levando Selyse e Shireen com eles. Em Meereen, Verme Cinzento se recupera, desenvolvendo um relacionamento romântico com Missandei. Daenerys alimenta seus dragões Viserion e Rhaegal com um nobre Meereenese e aprisiona os outros. Mais tarde, ela concorda em reabrir os postos de combate e decide se casar com Loraq para facilitar a paz. No mar, Tyrion e Mormont navegam através das ruínas de Valyria, a cidade natal dos primeiros Targaryen, e enquanto estão vendo Drogon voando, eles são atacados por um grupo de homens de pedra. Eles conseguem escapar, mas Mormont é infectado por uma mordida.
Tommen é coroado rei. Cersei se encontra com Margaery, Tywin e Oberyn, na esperança de influenciá-los em sua vantagem no próximo julgamento contra Tyrion. No Vale, Petyr Baelish leva Sansa ao castelo Ninho da Águia, onde ela deve se apresentar como sua sobrinha. Ele é então pressionado a se casar com Lysa Arryn naquele mesmo dia. É revelado que o par matou Jon Arryn para incriminar os Lannisters. Na Estrada do Rei, Sandor pega Arya praticando sua dança de água e irrita-o por zombar desse estilo de luta. Em outro lugar, Brienne descobre que Podrick não tem habilidades práticas como escudeiro. No entanto, ela está impressionada com o fato de que ele matou um Guarda Real para proteger Tyrion. Além da Muralha, o grupo de Jon ataca os amotinados. Locke tenta sequestrar Bran na confusão, mas é morto por Hodor, interceptado por Bran. Bran e seu grupo continuam sua jornada para o norte, enquanto a equipe de Jon mata todos os amotinados e incendeia a Fortaleza de Craster. Em Meereen, depois que Jorah informa sobre o retorno da escravidão em Astapor e Yunkai, Daenerys decide adiar sua invasão de Westeros para trazer ordem à Baía dos Escravos e se declarar rainha.
Tommen abole o julgamento por combate, para desgosto de Cersei, que planejava ganhar usando Gregor. Brienne chega em Correrio e tenta persuadir Brynden a se render, sem sucesso. Depois que Jaime ameaça matar o jovem filho de Edmure, ele entra no castelo e ordena que as forças de Tully se demitem, mas Brynden é morto lutando contra os Lannisters. Brienne e Podrick escapam. Varys parte de Meereen em uma missão desconhecida. Meereen fica sob ataque naval das cidades escravizantes, ao retornar e se deparar com a situação, Daenerys fica desapontada com tyrion, por ele deixar isso acontecer. Sandor Clegane mata os fora-da-lei que saquearam sua aldeia e encontra Dondarrion e Thoros, que explicam que os bandidos eram renegados. Eles tentam convencer Sandor a se juntar à Irmandade. Arya é levada por Lady Crane, que cura suas feridas. De manhã, a Órfã chega, mata a atriz e persegue Arya pelas ruas de Braavos. Arya leva a Órfã para dentro das catacumbas e a mata. Ela retorna com o rosto da Órfã para a Casa do preto e Branco e declara que ela é Arya Stark de Winterfell e que ela está indo para casa.
Retornando à sua casa em Pyke depois de nove anos como ala dos Starks, Theon está reunido com sua irmã, Yara, e Balon, que despreza Theon por sua aliança ao Norte, revelando que e pretende reconquistar sua coroa pela força e reinstaurar o Reino das Ilhas de Ferro. No caminho para a Muralha, Arya revela sua verdadeira identidade a Gendry. Ao norte da Muralha, Tarly se envolve com uma das filhas de Craster, Gilly, que está grávida e teme por seu filho ainda não nascido; Jon Snow está relutante em ajudá-la apesar dos pedidos de Tarly. No Deserto Vermelho, um dos cavalos da tropa de Daenerys retorna com a cabeça decepada de seu cavaleiro em uma bolsa, com uma mensagem de um de seus inimigos. Em Pedra do Dragão, Stannis faz sexo com Melisandre para obter o filho que sua esposa não pode lhe dar. Davos Seaworth recruta Salladhor Saan, um pirata, para que ele se una a Stannis e Melisandre e faça parte de uma invasão naval à Porto Real. Snow descobre que Craster sacrifica seus filhos aos Caminhantes Brancos; em resposta, Craster bate em Snow deixando-o inconsciente.
Ned se recusa a participar do plano de Robert de assassinar a Daenerys Targaryen que está grávida e renuncia seu cargo como Mão do Rei, irritando-o. Catelyn e Tyrion (a quem ela tomou como prisioneiro) chegam à casa de sua irmã Lysa no castelo Ninho da Águia. As notícias da captura de Tyrion chegam a Porto Real, onde Jaime Lannister, irmão gêmeo da rainha, exige respostas de Ned. Vingativo, Jaime luta contra Ned até que um dos homens da guarda de Jaime apunhala Ned na perna por trás, deixando-o ferido quando suas forças deixam a capital. Enquanto isso, Arya ouve uma conspiração contra seu pai.
Robb e Catelyn participam do funeral em Correrio. Tywin decide enviar Petyr Baelish para Lysa com a intenção de tê-los casado, a fim de garantir sua aliança, tornando Tyrion o novo mestre da moeda. Enquanto Torta Quente decide ficar na pousada, Arya e Gendry seguem a Irmandade. Ao saber sobre o massacre no Punho dos Primeiros Homens, Rayder envia Jon Snow com um bando de Selvagens para escalar a Muralha e atacar a Sentinela enquanto ela está enfraquecida. Os homens sobreviventes da Patrulha da Noite chegam de volta à Fortaleza de Craster, onde Tarly testemunha Gilly dando à luz um filho. Theon Greyjoy é libertado da tortura e do cativeiro por um homem desconhecido, que mais tarde o resgata novamente. Melisandre deixa Pedra do Dragão para uma missão desconhecida, afirmando que o sangue de um rei é necessário para a vitória. Daenerys concorda em comprar todos os 8.000 Imaculados e a tradutora Missandei, pagando-os com um de seus dragões, contra os conselhos de Selmy e Jorah. Jaime convence seu captor Locke a não deixar Brienne ser estuprada, mas Locke decepa a mão de Jaime.
O casamento de Tyrion com Sansa é realizado. Cersei mostra descontentamento em relação a Margaery e Loras. Na festa de casamento, Tyrion fica bêbado e provoca uma cena, com Tywin exigindo que ele faça um bebê em breve. Em seu quarto, Tyrion diz a Sansa que eles não consumarão seu casamento até que ela queira. Sandor Clegane revela a Arya que eles estão indo para as Gêmeas para entregá-la à Robb. Stannis libera Davos, exigindo que ele respeite Melisandre, que chega em Pedra do Dragão com Gendry, a quem ela seduz e extrai sangue com três sanguessugas. Em um ritual mágico, Stannis os lança em um incêndio, nomeando três usurpadores: Robb, Balon e Joffrey. Daenerys descobre que Yunkai empregou uma empresa mercenária chamada “Segundos Filhos”. Um dos tenentes chamado Naharis mata os outros líderes e promete a sua e a lealdade da empresa a Daenerys. Samwell Tarly e Gilly são atacados por um Caminhante Branco, mas Tarly o destrói com a adaga de Vidro de Dragão.
Daenerys envia os Dorneses na frota de Yara para Lançassolar, os Imaculados para Rochedo Casterly, e decide não atacar Porto Real por enquanto, com a intenção de instalar um cerco completo. Ela exige que Varys critique seus erros futuros ao invés de traí-la, como fez com os monarcas anteriores. Melisandre chega e conta a profecia envolvendo Daenerys e Jon. Verme Cinzento e Missandei aprofundam sua relação. Cersei reúne vários lordes, pedindo suas fidelidades e prometendo para Randyll o título de Guardião do Sul. Qyburn mostra para Cersei uma balista inventada para matar dragões. Arya se encontra com Torta Quente, que lhe conta da ascensão de Jon como Rei do Norte; então, ela decide voltar para Winterfell. Depois de receber a carta de Samwell, Jon vai para Pedra do Dragão na esperança de receber o apoio de Daenerys contra os Caminhantes Brancos, deixando Sansa no comando e avisando Mindinho para não se aproximar dela. Samwell começa um tratamento proibido com Jorah. A frota de Euron ataca a frota de Yara. Obara e Nymeria são mortas, enquanto Ellaria, Tyene e Yara são capturadas. Theon foge da carnificina com medo, pulando no mar.
Nos Sete Reinos de Westeros, um soldado da antiga Ordem da Patrulha da Noite sobrevive a um ataque de criaturas sobrenaturais conhecidas como os Caminhantes Brancos, pensados até agora como mito. Ele corre para o Castelo Winterfell, que é governado por Eddard “Ned” Stark, Lorde e Protetor do Norte, que decapita o soldado por abandonar seu posto. Em Porto Real, a capital, Jon Arryn, a “Mão do Rei”, morre em circunstâncias misteriosas. O Rei Robert Baratheon, amigo de longa data de Ned, viaja para Winterfell, oferecendo a posição para ele e também propondo casamento entre seu filho primogênito, Joffrey, e a filha mais velha de Ned, Sansa. A esposa de Ned, Catelyn, recebe uma carta de sua irmã Lysa, a viúva de Jon Arryn, dizendo que ela escapou de Porto Real e que Jon foi assassinado pelos Lannisters, a família da rainha Cersei. Catelyn queima a carta e diz a Ned sobre isso, acreditando que os Lannister estão conspirando contra Robert. O filho de Ned, de 10 anos, Brandon, sobe a uma torre, onde ele testemunha Cersei fazendo sexo com seu irmão gêmeo, Jaime, que então o empurra para fora da janela de uma altura presumivelmente fatal. Enquanto isso, através do estreito mar de Essos, o exilado príncipe Viserys Targaryen faz um acordo com o senhor da guerra Dothraki Khal Drogo, para que Khal se case com a irmã mais nova de Viserys, Daenerys, em troca de um exército para conquistar Westeros e recuperar o Trono de Ferro, que estava na posse de sua família por três gerações, até ser usurpado por Robert Baratheon no passado.
Cersei nomeia Gregor Clegane como seu campeão no próximo julgamento por combate, enquanto Jaime e Bronn se recusam a lutar por Tyrion. Oberyn se aproxima, buscando uma chance de vingar Elia matando Gregor que é chamado de Montanha, que estuprou e matou sua irmã durante a rebelião. Daenerys faz sexo com Daario antes de mandá-lo em uma missão para lidar com os traficantes de escravos que ressurgem em Yunkai. Melisandre e Selyse se preparam para ir embora de Pedra do Dragão, com a intenção de levar Shireen também. Alliser Thorne rejeita a oferta de Jon para selar o túnel. Brienne e Podrick conhecem Hot Pie e descobrem sobre as aventuras de Arya. Eles então decidem viajar para o Vale, deduzindo que ela iria lá em busca de parentes vivos. No Vale, Lysa está enfurecida quando ela testemunha Pyter Baelish beijando Sansa. Mais tarde, ela ameaça empurrar Sansa pela Porta da Lua, mas Mindinho intervém e empurra Lysa para a morte.
Margaery, recém-casada com Tommen, manipula-o para planejar enviar Cersei para Rochedo Casterly. Baelish conduz Sansa a Winterfell para consolidar uma aliança com Roose através de seu casamento com Ramsay, por trás das costas dos Lannisters. Brienne decide treinar Podrick. Para se adaptar na Casa do Preto e Branco, Arya joga todos os seus pertences pessoais no rio, com exceção de sua espada Needle, que ela esconde em uma pilha de pedras. No Castelo Negro, Snow nomeia Alliser Thorne como Primeiro Comandante, mas Slynt se recusa a seguir as ordens de Snow e Snow executa Slynt. Lancel encontra o Alto Septão em uma situação comprometedora em um bordel, punindo-o forçando-o a andar pelas ruas completamente nu. O Alto Septão reclama com Cersei, que o aprisiona. Ela conhece o líder religioso Alto Pardal, aprovando as ações dos Pardais. Tyrion e Varys chegam em Volantis e visitam um bordel, onde o primeiro é raptado por Jorah Mormont, com a intenção de levá-lo “à rainha”.
Lorde Roose Bolton retorna para sua morada em Forte do Pavor, onde ele critica Ramsay por maltratar Theon Greyjoy, que foi brutalizado e forçado a ser um subserviente chamado “Fedor”. Roose decide encontrar e matar as crianças restantes dos Starks, Bran e Rickon, que ameaçam a legitimidade do seu novo título. Ele ordena a Ramsay que recupere os territórios que está sob a ocupação de Theon. Em Pedra do Dragão, Melisandre ordena que várias pessoas sejam queimadas como tributo ao Senhor da Luz, para deleite da Rainha Selyse e do desgosto de Davos e Shireen. Em Porto Real, Tyrion termina seu relacionamento com Shae para protegê-la de sua família e ela é enviada para Pentos. Jaime começa a treinar esgrima com sua mão esquerda com a ajuda de Bronn. O Rei Joffrey e Margaery Tyrell se casam. Mais tarde, na festa do casamento real, as tensões entre Joffrey e Tyrion crescem – pouco antes do rei sucumbir ao vinho envenenado e morrer. Cersei, atormentada pela dor, acusa Tyrion pelo o assassinato e prende-o, enquanto Ser Dontos, um antigo cavaleiro, aconselha Sansa Stark a sair com ele para sobreviver.
Theon é traído pelo homem que lhe resgatou, que o leva de volta à prisão de tortura. Depois de uma tentativa fracassada de fuga, Jaime acredita que ele está perdido sem sua mão que usa para dominar espadas; mas Brienne, sabendo o que ele fez por ela, pede que ele não perca a esperança. Varys diz a Tyrion como ele se tornou um eunuco, e que agora ele tem em seu poder o mago que o castrou, aconselhando Tyrion a ser paciente para obter vinganças. Na fortaleza de Craster, os vigilantes sobreviventes da Patrulha da Noite, morrendo de fome, entram em conflito com o anfitrião. Craster e Mormont são mortos na luta e Tarly foge com Gilly e seu filho. Arya e Gendry são levados para a caverna secreta da Irmandade, encontrando seu líder, Beric Dondarrion, que mais tarde sentencia Clegane a julgamento por combate com ele. Margaery propõe casamento entre Sansa e Loras. Daenerys se encontra com Kraznys para completar o comércio de um dragão para o exército de Imaculados. Ela ganha a posse dos Imaculados e os ordena a matar seus antigos mestres. Daenerys também recupera seu dragão e liberta os Imaculados da escravidão, mas todos decidem segui-la livremente.
Durante uma nevasca, o acampamento de Stannis é sabotado quando o grupo de Ramsay destrói as tentas de alimentos do acampamento. Enviando Davos para Muralha para pedir suprimentos, Stannis relutantemente permite que Melisandre sacrifique Shireen, queimando-a viva na fogueira, apesar das objeções de Selyse. Snow e os outros voltam para o Muralha, permitindo que os selvagens passem pelo sul. Em Dorne, o príncipe Doran permite que Jaime e Bronn retornem a Porto Real com Myrcella, desde que seu filho Trystane os acompanhe e sirva no pequeno conselho em lugar de Oberyn. Doran também perdoa Sand e suas filhas. Em Braavos, Arya vê Trant acompanhando Mace, o pai de Margaery e o Mestre da Moeda. Em Meereen, começam as lutas no fosso de Daznak, e Daenerys fica atordoada ao ver Jorah Mormont entre os combatentes. Seu triunfo é interrompido por um feroz ataque dos Filhos da Harpia, que rapidamente cercam Daenerys e seus partidários, incluindo Mormont. Quando toda a esperança parece perdida, Drogon chega queimando tudo, e Daenerys monta nele e voa para longe do fosso, enquanto seus seguidores observando com admiração.
Tyrion antes de viajar para o sul, dá de presente para Bran uma sela que permitirá que o menino paraplégico cavalgar. Ned procura por pistas para a inexplicável morte de predecessor Jon Arryn e, no processo, descobre um filho ilegítimo do Rei Robert. Robert e seus convidados testemunham um torneio em homenagem a Ned. Jon toma medidas para proteger Samwell Tarly, um jovem desajeitado e sem amigos, que sofre violência dos Guardiões da Noite. Viserys e Daenerys brigam pelo fato de que a jovem Daenerys está se negando a ser usada por seu irmão para conseguir benefícios. Sansa sonha com a vida como Rainha, enquanto Arya imagina um futuro bem diferente. Em um encontro casual em uma taverna de beira da Estrada do Rei, Catelyn convoca os aliados de seu pai e prende Tyrion por conspirar para matar seu filho.
Brandon visita Winterfell em uma visão do passado e vê Ned, Benjen e sua irmã Lyanna, bem como um jovem Hodor. Enquanto isso, Edd chega com Tormund e um grupo de Salvagens, aprisionando Thorne e os outros vigilantes rebeldes. Tommen pede a Cersei para ensiná-lo a ser forte. Tyrion descobre que Astapor e Yunkai voltaram à escravidão e liberam Rhaegal e Viserion de suas correntes. Em Braavos, Arya é atacada pela Órfã antes de H’ghar aparecer e recruta-a novamente. Walda, a esposa de Roose, dá à luz um menino, o que levou Ramsay a matar Roose, ela e o bebê. Brienne revela a Sansa que Arya ainda está viva. Sansa permite a volta de Theon às Ilhas de Ferro, onde seu tio Euron reaparece e assassina o Rei Balon. Davos convence Melisandre a tentar ressuscitar Jon. No começo, suas tentativas parecem falhar. No entanto, uma vez que todos saem da sala, ele desperta.
Em Winterfell, Mindinho planeja isolar Sansa, e algumas tensões entre Arya e Sansa crescem depois que Arya descobre sobre a carta enviada por Sansa quando criança, implorando a fidelidade de Robb a Joffrey. Mais tarde, Sansa encontra o saco de rostos de Arya, o qual ela conseguiu em Braavos. Tyrion dá conselhos para Daenerys sobre suas futuras negociações com Cersei. Além da Muralha, Jon lidera um grupo de ataque para capturar uma criatura e levá-la para o Sul como evidência da existência dos Caminhantes Brancos. Depois de capturar uma, o grupo é cercado pelo exército dos Caminhantes Brancos. Jon ordena que Gendry volte para Atalaialeste e envie um corvo para Daenerys, pedindo sua ajuda. Antes do grupo ser morto pelas criaturas, Daenerys chega e começa a queimar as criaturas com seus três dragões. Na tentativa de detê-la, o Rei da Noite, líder dos Caminhantes Brancos, atira sua lança de gelo em um dos dragões de Daenerys, Viserion, e o mata. Daenerys voa para longe, junto com o grupo de ataque do Norte, mas não consegue salvar Jon. Benjen Stark aparece e se sacrifica para que Jon consiga fugir. Mais tarde, Jon e Daenerys conversam, e Jon promete o Norte a Daenerys como Rainha. O Rei da Noite ressuscita Viserion, tornando o dragão parte de seu exército.
A negociação de Jon com Mance Rayder é interrompida quando Stannis e seu exército invadem o acampamento selvagem, tomando Mance como prisioneiro. O grupo de Bran encontram a grande árvore do coração de suas visões, mas eles são atacados por bestas esqueléticas, que matam Jojen; os outros são salvos por uma criança, que os leva para o Corvo de Três Olhos, que é revelado ser um homem velho. No Vale, Brienne e Podrick se deparam com Arya e Sandor, a quem Brienne se envolve em uma luta brutal. Depois, Sandor implora a Arya para matá-lo, mas ela se recusa e sai com Brienne. Arya foge de Brienne e entra em um navio indo para Bravos, com a intenção de se reunir com Jaqen H’ghar. Enquanto isso, em Porto Real, Cersei ordena que Qyburn faça qualquer coisa para salvar o Montanha, que é envenenado pela lâmina de Oberyn. Jaime liberta Tyrion nas escondidas, onde este último encontra Shae na cama de Tywin e estrangula-a até a morte. Ele então confronta Tywin que está na privada e o mata, escapando da cidade com Varys. Em Meereen, Daenerys é visitada por um cidadão que traz os restos carbonizados de sua filha, que foi queimada por Drogon. Como precaução, Daenerys acorrenta seus outros dois dragões (Viserion e Rhaegal) nas catacumbas.
Os selvagens atacam a Torre Sombria. Gilly é descoberta por Ygritte, que a poupa. Ramsay obriga Theon a fazer com que os Nascidos do Ferro entreguem Moat Cailin. Os Nascidos do Ferro se rendem na esperança de voltar para casa, mas são esfolados e massacrados por Ramsay. Como recompensa por garantir Moat Cailin, Roose legitima Ramsay como um Bolton. No Vale, Sansa revela ao Conselho que investiga a morte de Lysa, sua verdadeira identidade, e convence a inocência de Petyr Baelish. Enquanto Baelish começa a preparar Robin Arryn, o filho de Lysa, como o Senhor do Vale, Sandor e Arya chegam e são informados da morte de Lysa. Em Porto Real, o julgamento por combate começa. Oberyn ganha vantagem, mas abaixa a guarda enquanto exige que o Montanha confesse seus crimes. O Montanha mata Oberyn esmagando seu crânio enquanto finalmente admite o estupro e assassinato de Elia. Tywin sentencia Tyrion à morte. Em Essos, Barristan Selmy recebe uma carta destinada a Jorah que o perdoa como recompensa por espionar Daenerys, que o exila de Meereen como resultado.
A Patrulha da Noite prepara-se para a invasão dos selvagens. Gilly e seu filho chegam ao Castelo Negro, onde Samwell os esconde em uma sala no subsolo. Os selvagens invadem de ambos os lados. O exército de Tormund passa do sul e envolve a Patrulha da Noite. Um gigante consegue atravessar o túnel que leva ao Castelo Negro, mas é morto por Grenn e cinco outros, ao custo de suas próprias vidas. Alliser Thorne vai lutar na parte sul, deixando Janos Slynt no comando. No entanto, Slynt prova ser incompetente e é levado a descer o nível principal, efetivamente deixando Jon no comando. Depois de assistir Jon matar Styr, Ygritte se prepara para matá-lo, mas é baleada por Olly. Jon a segura em seus braços enquanto ela morre. Com a ajuda do lobo gigante de Jon, Fantasma, a Patrulha da Noite controla o nível invadido, levando à prisão de Tormund. Os alpinistas são destruídos por uma enorme foice lançada pelos vigilantes. Os selvagens recuam, mas não por muito tempo, prevê Jon. Não vendo outra escolha, Jon vai além da Muralha para encontrar e matar Mance Rayder.
Myrcella, filha de Cersei, é mandada embora de Porto Real. Theon Greyjoy consegue dominar Winterfell e executa Cassel, um capanga, por insultá-lo. Osha, uma selvagem capturada, ajuda Brandon e Rickon Stark a escapar. No Punho dos Primeiros Homens, Jon Snow captura uma selvagem chamada Ygritte, mas se separa de sua patrulha quando ela tenta escapar e ele é forçado a persegui-la. Joffrey incita um motim em Porto Real, no qual ele quase morreu e Sansa é quase estuprada. Tywin permite que Baelish busque a fidelidade dos Tyrells. Um oficial suspeita de Arya; e ela tem H’ghar para matá-lo. Robb recebe notícias da traição de Theon e envia homens para retomar Winterfell. Em Qarth, Daenerys tenta conseguir um navio para levar seu pessoal a Westeros, e seus dragões são roubados.
Robert nomeia Ned como “Mão do Rei” novamente e o deixa administrando o reino até que ele retorne de uma caça. Aldeões das Terras Fluviais chegam à sala do trono com notícias de atrocidades cometidas por atacantes, que Ned deduziu feitas por Gregor Clegane, um retentor dos Lannisters. Ned sentencia Gregor à morte e manda uma mensagem para o pai da rainha, Tywin Lannister, convocando-o para um julgamento. Ned decide enviar Sansa e Arya de volta para Winterfell. Ned também descobre que Joffrey não é filho biológico de Robert. Enquanto está testando sua nova sela, Bran é atacado por foras-da-lei. Robb, o filho mais velho de Ned, e Theon, o filho adotivo de um rei rebelde caído, o salvam. No Vale, Tyrion exige um julgamento por combate, e Lysa aceita. Ela escolhe Ser Vardis e Tyrion pede um campeão. O voluntários mercenário Bronn, mata Vardis e assim obtendo a liberação de Tyrion. Enquanto isso, Viserys fica furioso com Drogo por não honrar sua promessa e ameaça matar o feto de Daenerys. Drogo mata Viserys derramando ouro derretido em sua cabeça.
Catelyn Stark chega ao acampamento de Renly Baratheon para negociar uma aliança, observando a guerreira Brienne de Tarth ganhar o direito de se juntar à guarda de Renly. Renly se casou recentemente com Margaery, a irmã de Loras da Casa Tyrell do castelo Jardim de Cima, mas se recusa a fazer sexo com ela por ter sentimentos por Loras. Nas Ilhas de Ferro, Balon faz um plano para atacar o Norte, liderado por sua filha Yara. Depois de queimar uma carta avisando Robb do ataque iminente de Balon, Theon volta a juntar-se aos Greyjoys em uma cerimônia baseada na água. Em Porto Real, Tyrion faz um plano para descobrir quem está na confiança de Cersei; ele dá para sua amante, Shae, o cargo de serva de Sansa. Além da Muralha, Craster exige que a Patrulha da Noite partam. Jon Snow descobre que Jeor já sabia sobre os crimes de Craster. No caminho para a Muralha, o bando de recrutas da Patrulha da Noite é atacado por soldados dos Lannisters. Yoren é morto e Arya é feita prisioneira. Este última afirma que Gendry era um menino já morto.
Em Porto Real, a criatura é apresentada aos Lannister. Cersei exige a neutralidade de Jon na Grande Guerra, mas ele mantém seu juramento a Daenerys, fazendo com que Cersei vá embora. Tyrion se encontra em particular com Cersei, aparentemente convencendo-a a se aliar. Mais tarde, Cersei revela para Jaime que estava mentindo e, em vez disso, pretende usar a Companhia Dourada de Braavos para garantir sua posse sobre Westeros. Revoltado, Jaime a abandona e vai para o Norte. Em direção à Porto Branco, Jon e Daenerys transam. Em Pedra do Dragão, Theon ganha o respeito de seus homens e os convence a resgatar Yara. Em Winterfell, Mindinho discute o comportamento ameaçador de Arya com Sansa, que convoca um julgamento. Depois de relembrar os atos de traição de Mindinho contra a Casa Stark e o Norte, Sansa permite que Arya o execute. Samwell chega em Winterfell e se encontra com Bran, onde ambos discutem sobre o parentesco de Jon. Eles percebem que Jon é um legítimo Targaryen chamado Aegon e herdeiro válido do Trono de Ferro, com seus pais—Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark—tendo se casado em segredo. Em Atalaialeste, Viserion, agora um morto-vivo, derruba parte da Muralha, permitindo que o Exército dos Mortos marche em direção ao sul.
Nas Gêmeas, Arya envenena todos os homens Frey, matando-os. Os Caminhantes Brancos marcham em direção à Muralha, onde Tollett permite que Bran e Meera entrem. Em Winterfell, apesar da desaprovação de Sansa, Jon confia nas lealdades das Casas Umber e Karstark, que lutaram ao lado de Ramsay na Batalha dos Bastardos. Na Cidadela, Samwell rouba livros sobre vidro de dragão e descobre um grande depósito em Pedra do Dragão, decidindo contar sobre isso para Jon em uma carta. Mais tarde, Samwell encontra Jorah em uma cela. Nas Terras Fluviais, Arya encontra um grupo de soldados amigáveis dos Lannister, que entendem sua intenção de matar Cersei como uma piada. Thoros mostra para Sandor a visão no fogo; então, Sandor começa a acreditar no Senhor da Luz. Em Porto Real, Jaime explica para Cersei a necessidade crucial de ter aliados. Ela dá as boas-vindas para Euron, que a propõe em casamento em troca de sua Frota de Ferro e uma chance de matar Theon e Yara. Cersei nega devido à desconfiança; então, Euron promete retornar com um “presente” adequado. Em Pedra do Dragão, o lar da Casa Targaryen deixado desocupado por Stannis, Daenerys chega com seu exército e seus dragões.
O Norte declara emancipação dos Sete Reinos e proclama Robb como seu rei. Com Jaime capturado pelos irmãos Starks e Joffrey reivindicando ao trono, Tywin nomeia Tyrion como a Mão do Rei. Jon planeja abandonar seu posto na Muralha para vingar Ned, mas seus amigos o convencem a ficar e ele se junta a uma expedição da Patrulha da Noite para encontrar Benjen além da Muralha. Yoren, um recrutador da Patrulha da Noite, ajuda Arya a escapar de Porto Real disfarçada de garoto, enquanto Joffrey planeja tornar Sansa sua rainha apesar da execução de seu pai. Daenerys descobre que seu filho não nascido está morto e Drogo foi deixado em estado vegetativo devido à magia traiçoeira da bruxa. Daenerys termina a vida de Drogo e acende uma pira funerária. Ela queima a bruxa viva ao lado do corpo de Drogo e seus três ovos de dragão, e entra nas chamas sozinha. Quando as chamas se apagam na manhã seguinte, Daenerys se levanta, ilesa, com três dragões recém-nascidos. Jorah e outras testemunhas se ajoelham diante dela.
Tywin Lannister transforma a espada ancestral dos Starks, em duas novas espadas, uma para Jaime, que tenta lidar com a perda de sua mão de espada e o amor de Cersei, e uma para o Rei Joffrey como presente de casamento. O príncipe Oberyn Martell, em nome de seu irmão, o príncipe Doran de Dorne, chega em Porto Real com sua amante, Ellaria Sand, para participar do casamento real e é recebido por Tyrion. Oberyn revela abertamente a Tyrion seu motivo para sua visita: vingança contra os Lannisters pelo estupro e assassinato de sua irmã, Elia, esposa do falecido príncipe Rhaegar Targaryen, morto na Rebelião de Robert. No Norte, enquanto Styr e seu grupo de canibais reforçam Tormund, Ygritte e os outros selvagens, Jon é libertado pelo Meistre Aemon depois de confessar o que fez durante seu tempo com os selvagens para obter informações. Nas Terras Fluviais, Arya e o Sendor Clegane recuperam sua espada, Needle, de Polliver, matando ele e seus homens. Em Essos, Daenerys lidera seu exército em uma marcha em direção a Meereen, a última das três grandes cidades escravas, embora ela esteja preocupada como seus dragões que estão se tornando menos mansos à medida que crescem.
Sansa se encontra com Baelish, que oferece o apoio do Vale e diz a ela que Brynden Tully, seu tio-avô, está reunindo um exército em Correrio; ela inicialmente recusa a ajuda dele. Jon e Sansa deixam Castelo Negro para reunir o apoio das outras casas do norte, com ela enviando Brienne para falar com Brynden. Em Braavos, Arya recebe uma segunda chance para provar sua lealdade ao matar uma atriz chamada Lady Crane. Além da Muralha, Brandon descobre que os Caminhantes Brancos foram criados pelos Filhos da Floresta para se proteger dos Primeiros Homens. Enquanto isso, Euron Greyjoy se torna Rei de Pyke das Ilhas de Ferro e confessa ter matado Balon, fazendo Yara e Theon fugirem. Em Essos, Daenerys descobre sobre a infecção de Mormont, ordenando-lhe que encontre uma cura e retorne. Em Meereen, uma sacerdotisa vermelha chamada Kinvara conhece Tyrion e Varys e promete apoiar Daenerys. A visão desacompanhada de Brandon faz com que ele seja tocado pelo Rei da Noite, tornando a caverna onde ele e seus amigos estão um lugar vulnerável. O Rei da Noite, juntamente com Caminhantes Brancos e hordas de criaturas, atacam a caverna, matando o Corvo de Três Olhos, vários Filhos da Floresta, o lobo Verão e Hodor, que mais jovem é mostrado como tendo sido mentalmente incapacitado pela interferência de Brandon.
O sacrifício de Shireen leva a Selyse se enforcar e metade das forças de Stannis o abandonar. Depois que Melisandre foge para o Castelo Negro, Stannis é derrotado pelos Boltons e posteriormente morto por Brienne. Sansa tenta escapar, mas é confrontado por Myranda, que Theon mata, e o dois saltam da parede exterior juntos. Cersei confessa seu antigo relacionamento com Lancel, tem seus cabelos cortados extremamente crutos e é forçada a encarar a expiação do povo ao andar pelas ruas completamente nua. Cersei é humilhada pelo povo enquanto caminha e ao chegar na Fortaleza Vermelha, Qyburn apresenta-lhe um novo membro da Guarda Real com total lealdade, um Montanha estranhamente diferente. Jaime, Myrcella, Bronn e Trystane partem de Dorne. Myrcella morre venenada logo depois que eles embarcam no navio. Arya se infiltra em um bordel e mata Trant. Ela fica cega por violar os termos dos homens sem rosto. Varys chega a Meereen para governar a cidade com Tyrion, Verme Cinzento e Missandei, enquanto Naharis e Mormont partem em busca de Daenerys, que, longe, é encontrada por um grande grupo de dothraki. Samwell Tarly, Gilly e seu filho saem para Vilavelha para o Tarly se tornar um Meistre. Jon Snow é esfaqueado várias vezes por amotinados, incluindo Thorne e Olly.
Arya volta para Winterfell, onde ela reencontra Sansa e treina duelo com Brienne, o que faz com que ambas se impressionem com suas habilidades de luta. Bran, sem emoção, se despede de Meera, dizendo que ele não é mais o garoto que ela acompanhou pelo Norte. Mindinho entrega para Bran a adaga que foi usada para tentar assassiná-lo anteriormente. Cersei promete para o Banco de Ferro um retorno completo em seu investimento, já que uma parte do pagamento vindo de Jardim de Cima chegará em breve. Jon leva Daenerys para a mina de vidro de dragão, onde ele mostra antigas pinturas na caverna que retratam que os Primeiros Homens e os Filhos da Floresta uniram forças contra os mortos-vivos. Mais tarde, Daenerys descobre que o ataque de Rochedo Casterly foi uma armadilha Lannister, com Jardim de Cima sendo tomado pelos Lannister. Apesar das afirmações de Tyrion, ela decide agir. Com Daenerys montada em Drogon e com a cavalaria Dothraki, Jaime e Bronn são pegos de surpresa enquanto supervisionam o envio de ouro, e os Dothraki e o fogo de Drogon dizimam o exército Lannister. Drogon é ferido por uma lança de Bronn, que está controlando a balista escorpião, enquanto Jaime tenta atacar Daenerys. Drogon lança seu suspiro de fogo em Jaime, mas Bronn o atira em um rio.
Antes de seu julgamento, Cersei destrói o Septo de Baelor em um grande incêndio, matando o Alto Pardal, Margaery, Mace e Loras Tyrell, Lancel e Kevan Lannister, junto com centenas de nobres de Porto Real e os soldados da Fé Militante, enquanto Qyburn matou Pycelle. Abalado pelo o que aconteceu, e triste por ter perdido sua esposa Margaery, o Rei Tommen comete suicídio. Em Dorne, Varys se encontra com Olenna e Ellaria, procurando formar uma aliança entre Daenerys e suas casas contra os Lannisters. Davos confronta Melisandre pela morte de Shireen e Jon ao saber disso a bane de Winterfell. Os Selvagens, os Cavaleiros do Vale e as Casas sobreviventes do Norte prometem lealdade a Jon como o novo Rei do Norte. Sansa impede que Baelish se torne íntimo dela e Arya mata Walder Frey e seus filhos. Samwell Tarly e Gilly chegam à cidadela em Villavelha. Benjen diz a Brandon e Meera para passarem pela Muralha sem ele. Brandon usa seus poderes e descobre que Jon é na verdade o filho de Lyanna, sendo adotado por Eddard depois que ela morreu durante a rebelião de Robert. Jaime retorna a Porto Real e encontra Qyburn coroando Cersei Lannister como a Rainha Reinante dos Sete Reinos. Daenerys deixa Naharis e os Segundos Filhos para governarem Meereen em seu lugar antes de embarcar rumo à Westeros com seus outros aliados, exércitos e dragões.
O exército dos Starks chega ao castelo das Gêmeas; duas torres que formam uma ponte sobre o Rio do Tridente que dá acesso para Porto Real. Catelyn convence Lord Frey a deixá-los passar e os ajuda concordando com o casamento de Robb e Arya com os filhos de Frey no futuro. Robb sacrifica 2.000 soldados em um confronto com o exército dos Lannisters para capturar Jaime. Em uma audiência pública, Ned confessa a traição e afirma publicamente Joffrey como herdeiro legítimo. No entanto, em vez de sentenciá-lo para Muralha como fora negociado, Joffrey o condena a morte por ele trair o trono, enquanto Cersei e outros conselheiros tentam convencê-lo a mudar de ideia. Sansa assiste seu pai morrer decapitado, assim como Arya que está presente na multidão. Na Muralha, Jeor Mormont entrega sua espada familiar a Jon em gratidão; Maester Aemon também revela a Jon que Aemon é um Targaryen. Em Essos, a ferida de Drogo se torna séptica e sua morte é iminente. Daenerys convence uma escrava a usar bruxaria para salvá-lo. A mulher diz a todos para deixar a barraca e ficar do lado de fora até que o feitiço acabe. Daenerys começa o trabalho de parto e Jorah a leva para a tenda proibida em busca de ajuda.
Daenerys se encontra com os senhores de escravos para negociar os termos da rendição, mas eles recusam. Montando-se em Drogon, com Rhaegal e Viserion lhe acompanhando, Daenerys ataca e queima a frota de navios que atacam Meereen. Verme Cinzento mata dois dos senhores, deixando um para contar o que ele havia testemunhado. Depois da batalha, Theon e Yara se encontram com Daenerys e Tyrion e concordam com uma aliança. Perto de Winterfell, os exércitos dos Starks e dos Boltons encontram-se no campo. Ramsay finge libertar Rickon, mas mata-o com uma flecha de longa distância antes que Jon possa salvá-lo. Na batalha, as forças Stark são presas pelos soldados de Bolton, mas são resgatados pelos Cavaleiros do Vale. Ramsay foge para dentro de Winterfell, mas o gigante de Selvagem, Wun Wun, tendo levado numerosas flechas ao seu corpo, consegue derrubar o portão antes de sucumbir às suas feridas. Jon brutalmente bate em Ramsay e o leva prisioneiro. Sansa depois visita a cela de Ramsay nos canis e observa seus cães famintos devorá-lo.
Tyrion convence Olenna a pagar parte do casamento real. Sansa conta a Petyr Baelish sobre sua decisão de ficar em Porto Real. Os Lannisters descobrem a conspiração dos Tyrell para casar Sansa a Loras. Para evitar a união, Tywin planeja casar Sansa com Tyrion e Cersei com Loras, apesar dos protestos dos irmãos. Stannis confessa sua infidelidade a sua esposa, Selyse, que então diz que ela já sabe e aprova. Sua filha, Shireen, entra na masmorra para visitar Davos e começa a ensiná-lo a ler. Sandor Clegane mata Dondarrion e é libertado. No entanto, Dondarrion é ressuscitado aparentemente pelo poder do Senhor da Luz. Gendry decide ficar com a Irmandade, e Thoros e Dondarrion planejam resgatar Arya para Robb. Depois de ser entregue a Lorde Roose Bolton e canhar abrigo em suas terras, Jaime confessa a Brienne porque ele matou o Rei Aerys II Targaryen, revelando que Aerys era fascinado por Fogovivo e que adorava ver tanto seus inimigos como pessoas inocentes morrerem queimados, e isso fez Jaime matá-lo na Rebelião de Robert. Robb executa Rickard Karstark depois que este último assassinou dois garotos dos Lannisters. Com os Karstarks o abandonando, Robb planeja fazer uma aliança desesperada com Walder Frey. Jon Snow sucumbe à sedução de Ygritte e quebra seus votos. Os Imaculados selecionam um guerreiro chamado Verme Cinzento como seu líder na ordem de Daenerys.
Tarly, Gilly e seu filho chegam na Muralha. Durante uma tempestade, Bran entra na mente de Hodor para acalmá-lo, uma habilidade não possuída por qualquer outro. Perto dali, Jon Snow se recusa a matar um fazendeiro, a quem Ygritte mata antes de Snow ser atacado pelos outros Selvagens. Bran usa sua habilidade warg para salvar Snow, que mata Orell antes de escapar, deixando para trás Ygritte com o chefe Tormund. Osha, Rickon e seu lobo gigante partem para o Último Lar, enquanto Bran e sua companhia restante planejam ir além da Muralha. Enquanto isso, Daenerys envia Jorah, Naharis e Verme Cinzento para se infiltrar em Yunkai e abrir o portão da cidade para o seu exército. Yunkai logo cai em suas forças. Robb chega às Gêmeas e pede desculpas a Walder, que parece aceitar. Edmure se casa com Roslin e eles partem para consumar seu casamento antes que os homens de Walder assassinem Catelyn, Talisa, e a maioria dos homens de bandeira Stark, enquanto Lorde Bolton, revelando-se ser leal aos Lannisters, mata Robb. Arya também chega às Gêmeas e testemunha uma parte do massacre, mas Sandor Clegane a deixa inconsciente e a carrega em segurança.
Cersei descobre que seu tio Kevan é apontado para ser a nova Mão do Rei. Ela também é forçada a confessar seu incesto, o que ela não faz. Arya assume a identidade de Lana, uma comerciante de ostras. H’ghar encarrega-a de matar uma mulher. Theon diz a Sansa que ele fingiu as mortes de Brandon e Rickon. Ramsay sugere a Roose que sigam Stannis e peçam vinte homens habilidosos. Em Meereen, Tyrion convence Daenerys a poupar a vida de Mormont e ela o exila novamente e aceita Tyrion em seu conselho. Chegando em Durolar, Snow e Tormund convencem cerca de cinco mil selvagens a se juntarem a eles antes que Durolar seja atacado por um exército de mortos-vivos e Caminhantes Brancos. Snow mata um Caminhante Branco com sua espada de aço valiriano. Enquanto ele, Tormund e os outros sobreviventes se afastam, eles testemunham o Rei da Noite reanimando os selvagens mortos como animais.
A frota de Stannis Baratheon chega em Porto Real. Liderando a defesa da Fortaleza Vermelha, Tyrion destrói muitos dos navios de Stannis usando um navio cheio de Fogo Vivo, forçando Stannis atacar em terra. Sandor Clagane lidera a defesa do lado de fora do portão, mas é derrotado e retorna para dentro, avisando da derrota a Joffrey enquanto foge. Joffrey também escapa. Tyrion convence os guardas a lutar com ele. As forças de Stannis conseguem entrar no castelo, mas Tyrion lidera seus homens atrás do exército inimigo e através de túneis e ataques subterrâneos. Cersei vai para a sala do trono com Tommen, com a intenção de matá-lo. Shae convence Sansa a ir a seu quarto, onde Sandor se oferece para levá-la de volta a Winterfell; mas ela decide ficar. Quando Tyrion é ferido e Cersei está prestes a envenenar Tommen, o exército de Tywin, unido com o de Loras Tyrell, chega e derrota as forças de Stannis, fazendo este último recuar.
Todos os 67 episódios de Game of Thrones classificados do pior ao melhor publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário