Enquanto as crianças estão fora da escola, mantê-las entretidas em casa pode ser um desafio. Vale Netflix, inclui-las na rotina de organização e limpeza ou jogar videogame. Mas, nada substitui a experiência do brincar, principalmente quando a criatividade é colocada em ação. Para ajudar os adultos, a Bula reuniu em uma lista 25 brincadeiras simples que não necessitam de muito espaço ou recursos, mas são muito divertidas. Além de ajudarem no desenvolvimento cognitivo e social dos pequenos, esses passatempos também podem estreitar o relacionamento entre pais e filhos, pois proporcionam um momento lúdico para toda a família.
Um participante diz uma frase a outro participante. Esse deve repassar a frase conforme o que ouviu. O último participante diz o que entendeu em voz alta.
Coloque uma lixeira ou um balde suspenso. Quem acertar mais bolinhas dentro do recipiente vence o jogo.
Uma pessoa conta até um determinado número, enquanto os outros participantes se escondem. Depois, quem estava contando vai atrás dos escondidos.
Cria-se uma tabela em tópicos, cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, cores etc., que devem ser respondidas em um determinado tempo.
O primeiro participante diz “era uma vez” e lança a bola (ou algum objeto pequeno) para outro jogador, que deve continuar a história. Algum ouvinte, de fora do jogo, anota tudo no papel, para que todos riam juntos depois.
Os participantes formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca das letras das músicas.
Usando garrafas pet e uma bola de meia ou de tênis, é possível simular uma pista de boliche em casa.
Um dos participantes é encarregado de ser o mestre. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou…”.
Os participantes escrevem temas em pedaços de papel e colocam em um pote. Um escolhido pega um dos papéis e terá que fazer mímicas relacionadas ao tema.
Todos devem se abaixar quando o líder grita “Morto!” e levantar quando ele disser “Vivo!”. Quem erra a ordem, sai da brincadeira.
Alguém diz a cor do elefante e todos correm para tocar algum objeto da mesma cor.
Criar uma cabana feita a partir de lençóis, jornais ou folhas de coqueiro.
Em círculo, todos repassam uma batata de mão em mão, repetindo “Batata quente, quente…”. Até o participante vendado gritar: “Queimou!”. Então, quem estiver com a batata nas mãos troca de lugar com o jogador vendado.
Os jogadores formam um círculo e, por sorteio, são escolhidos o detetive e o assassino. Esse último piscará os olhos para os outros amigos, que dirão: “morri”. Cabe ao detetive descobrir quem é o assassino e dizer: “você está preso”.
Um participante esconde alguns objetos. Os outros devem procurá-los, perguntando se está quente ou frio. Quente significa que estão perto de algum objeto, e frio quer dizer que estão longe.
O jogador tem que acertar qual é a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e o tema ligado à palavra. A cada letra errada, é desenhada uma parte do corpo do enforcado.
Criar uma televisão usando uma caixa de papelão, caneta preta e tampinhas de garrafa.
Os pais ou as crianças maiores leem um livro para todos. Vale também usar a imaginação e criar sua própria história.
Consiste numa roda de cadeiras em que o número de assentos deve ser sempre inferior em relação aos participantes, aquele que não conseguir sentar-se ao final da música, está fora.
Para fazer a solução, basta misturar água e detergente. Um pouco de açúcar ajuda a fazer bolhas maiores e mais firmes.
Misturando duas xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal e meio copo de água, faça uma massinha para as crianças brincarem. Para dar cor, adicione um pouco de tinta guache.
Com uma fita adesiva, desenhe uma pista de carrinhos no chão. As crianças não podem deixar os brinquedos saírem do trajeto.
Trace duas linhas horizontais sobre duas verticais. Um jogador fica com o símbolo do círculo e outro do xis (X). Quem conseguir desenhar uma fileira de três símbolos primeiro, ganha.
Quem está escondido deve miar para dar pistas do local onde está.
Cada jogador deve tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova.
25 brincadeiras para as crianças durante a quarentena publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário