Nas últimas semanas, “Contágio” (2011), de Steven Soderbergh, tem sido um dos mais filmes procurados nas plataformas digitais, o que pode ser considerado um marco para um longa que foi lançado há nove anos. O interesse pela obra deve-se à recente pandemia do Covid-19, que tem causado reações de pânico em todo o mundo. Mas, vale lembrar que filmes sobre o tema não servem como elementos educativos, mas sim como entretenimento, ainda mais em tempos de isolamento domiciliar. Para aqueles que também estão procurando produções sobre o assunto, a Bula reuniu em uma lista dez longas sobre epidemias disponíveis na Netflix. Entre os selecionados, destacam-se “Ao Cair da Noite” (2017), de Trey Edward Shults; e “Pandemia” (1995), de Wolfgang Petersen. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Após um vírus mortal exterminar a maior parte da população mundial, Paul leva sua família sobrevivente para morar numa casa na floresta. Eles usam máscaras de gás, racionam a comida e estão sempre armados. Apesar da tensão, todos são unidos. Mas, tudo muda quando Christopher aparece com a esposa e o filho pedindo abrigo. Paul decide ajudar os forasteiros, mas começa a ficar cada vez mais desconfiado de suas verdadeiras intenções.
Após o mundo ser atingido por uma pandemia zumbi, Andy corre contra o tempo para encontrar um lugar seguro para sua filha, ainda bebê. Ele sabe que foi infectado e tem apenas 48 horas antes de se transformar em um zumbi. A salvação que Andy procura pode estar em uma tribo aborígene isolada, mas é praticamente impossível ter acesso ao grupo. “Cargo” é baseado em um curta-metragem de mesmo nome, que viralizou no Youtube em 2013.
A Coreia do Sul decreta estado de emergência após um vírus desconhecido que transforma as pessoas em zumbis se espalhar pelo país. Em um trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan, uma garota ferida rapidamente espalha a doença no local. Então, os passageiros sadios precisam lutar por sua sobrevivência até chegarem em Busan, a única cidade que não foi afetada pela epidemia.
A adolescente Emma leva uma vida comum em uma pequena cidade, até que um perigoso vírus que transforma as pessoas em criaturas anormais começa a se espalhar. Com toda a vizinhança em quarentena, Emma começa a gravar seu cotidiano em casa, ao lado de sua irmã mais nova, já que seus pais tiveram que se isolar em outro local. Inicialmente, Emma ignora a gravidade do problema, mas logo percebe que precisa fazer de tudo para proteger sua irmã.
Um homem passa mal no aeroporto de Lagos, na Nigéria, e é enviado rapidamente para o hospital. Ele nega que tenha estado com pessoas doentes, mas a doutora Stella Ameyo Adadevoh suspeita que ele está contaminado pelo Ebola, vírus mortal. A partir de então, profissionais da saúde e civis arriscam suas vidas para conter o vírus, antes que ele se torne uma epidemia. O filme é dedicado a Ameyo Adadevoh, médico que teve um papel fundamental na contenção do Ebola na Nigéria.
Bundang, no subúrbio de Seul, está passando por uma epidemia devastadora. Um homem morreu por causa de um vírus desconhecido e, em pouco tempo, milhares de pessoas foram infectadas. O vírus é transmitido pelo ar e mata em 36 horas. O caos se instaura no país e o governo pede que Bundang seja isolada. Enquanto isso, a médica In Hae faz de tudo para achar a cura da doença.
Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, mata 90% dos infectados e transforma o resto em mutantes sedentos por sangue. Robert Neville, um brilhante cientista, tornou-se imune à doença, sem saber como. Há três anos, ele percorre Nova York em busca de outros sobreviventes. Enquanto isso, ele foge dos mutantes e realiza testes com seu próprio sangue, tentando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus.
Às margens do rio Han, moram Hie-Bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Ele cuida de Hyun-seo, filha de seu primogênito, Kang-du. Um dia, uma gigantesca aberração formada pelo lixo tóxico surge do rio e leva embora a pequena Hyun-seo. Disposto a encontrar a neta com vida, Hie-Bong decide enfrentar o monstro. Enquanto isso, o governo isola todos que se aproximaram da criatura, suspeita de transmitir um vírus mortal.
Depois que uma epidemia transforma a maior parte da humanidade em zumbis assassinos, um pequeno grupo de sobreviventes se esconde em um shopping no interior dos Estados Unidos. Como os zumbis não conseguem entrar no local, todos levam uma vida razoavelmente normal. Mas, quando a energia elétrica e os alimentos acabam, eles precisam encontrar uma maneira de escapar do abrigo.
Um macaco-prego trazido clandestinamente da África leva para uma pequena cidade dos Estados Unidos um vírus altamente contagioso e capaz de matar em poucas horas. O exército coloca a cidade sob quarentena, mas muitos moradores, em pânico, tentam burlar as regras. Enquanto isso, o dr. Daniels, ao lado de sua ex-esposa, dra. Robbin, lutam contra o tempo para encontrar o macaco hospedeiro e criar o antídoto contra a doença.
10 filmes sobre pandemias para ver na Netflix publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário