O cinema começou a apostar no erotismo nos anos 1970. Desde então, várias obras-primas que lançam mão do estilo conquistaram o público e a crítica em todo mundo — mesmo com a censura em vários países e as polêmicas em que eram envolvidos. Para relembrar os melhores filmes eróticos de todos os tempos, a Bula elaborou uma lista com os 40 melhores títulos. O critério de seleção foi a avaliação atribuída pelo site especializado em cinema Filmweb. Entre os destaques estão produções de diretores renomados, como “Os Contos de Canterbury (1972)”, de Pier Paolo Pasolini; “Anticristo” (2009), de Lars von Trier; e “Lua de Fel” (1992), de Roman Polanski.
Imagens: Divulgação / Reprodução IMDb
Zorg é o zelador de um conjunto de bangalôs no sul da França. A sua vida tranquila muda por completo quando ele se apaixona por Betty, uma moça de temperamento explosivo. Após algum tempo, Zorg a convida para viverem juntos, mas Betty arranja confusão e os dois acabam expulsos da residência onde moram. O casal, então, se muda para Paris. Na Cidade Luz, o temperamento da garota piora e Zorg fica à beira da loucura.
Albert Spica é um perigoso gângster que janta todas as noites em um mesmo restaurante, acompanhado de seus capangas e de sua esposa, Georgina. A mulher se cansa do relacionamento com o marido e começa a se envolver com outro homem, um escritor que também frequenta o estabelecimento. Os dois amantes contam com a ajuda do chef do local, Richard, para se encontrarem.
O drama conta a história de um homem que procura um apartamento em Paris após o suicídio da esposa. Durante a busca, ele conhece uma jovem, com a qual inicia um relacionamento sexual prolongado, até que as coisas ficam intensas demais. O filme recentemente foi alvo de polêmicas após Bertolucci revelar que uma das cenas sexuais não foi consentida pela atriz Maria Schneider, que interpretou a protagonista.
O último filme do diretor Stanley Kubrick é centrado em Bill Harford e sua esposa, a curadora de arte Alice. O casal vive uma vida perfeita, até que Alice confessa ter sentido atração por outro homem no passado. Bill fica desnorteado com as palavras da esposa, e sai pelas ruas de Nova York sem rumo. Algumas situações fazem com que ele acabe em uma reunião secreta, sem que saiba do perigo que está correndo.
O príncipe Mur-El-Din cai em desgraça quando a sua amante, a bela escrava Zumurrud, é sequestrada por uma criatura de olhos claros. Decidido a reencontrá-la, ele parte rumo a uma longa jornada por diferentes regiões do mundo. O seu caminho é cruzado por uma série de outros personagens, que acabam o envolvendo em traições, golpes e desejos. Uma releitura de uma das maiores obras da literatura árabe sob o olhar do diretor e poeta italiano Pier Paolo Pasolini.
Brandon é um homem bem-sucedido e solitário que vive em Nova York. Contudo, ele esconde um segredo: compulsão por sexo. A sua rotina incontrolável é atrapalhada quando a sua irmã Sissy aparece de surpresa e decide se mudar para o apartamento em que ele vive. Sem controle, Brandon começa a mergulhar cada vez mais nas ruas da cidade em busca de parceiros sexuais.
Adèle, uma garota de 17 anos, se apaixona por Emma, uma artista plástica de cabelos azuis e mais velha. Apesar da diferença de idade e experiência, as duas iniciam um relacionamento duradouro. No entanto, o surgimento de uma rival amorosa provoca ciúmes em Adèle e fortes tensões começam a interferir no bom relacionamento vivido até então pelas duas mulheres.
Eric é um escultor mulherengo que vive entrando e saindo de relacionamentos sem se envolver. Tudo muda quando ele conhece Olga, uma jovem de tirar o fôlego, por quem ele se apaixona de imediato. Os dois começam a viver uma incontrolável história de amor e desejo. O problema é que o intenso relacionamento não é aprovado pela família de Olga.
Wang é uma jovem chinesa comum que recebe uma difícil missão: seduzir e matar Yee, um colaborador da ocupação japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Após ser treinada, ela é enviada ao encontro de sua vítima. No entanto, em vez de apenas seduzir, ela também acaba seduzida pelo homem. Agora, Wang terá de escolher entre suas ideologias e seus sentimentos.
Nagiko é uma jovem órfã de mãe, que cresceu sob os cuidados do pai e da tia. Quando criança, a menina recebe um estranho presente de aniversário de seu pai, um calígrafo, com o qual o homem escreve pedidos de bênçãos em seu rosto. À medida que cresce, a garota começa a buscar o amante ideal. Durante a procura, de relacionamento em relacionamento, as escritas corporais começam a tomar outros sentidos.
11 — Instinto Selvagem (1992), Paul Verhoeven
12 — A Criada (2016), Chan-wook Park
13 — Lua de Fel (1992), Roman Polanski
14 — Decameron (1971), Pier Paolo Pasolini
15 — O Império da Paixão (1978), Nagisa Ōshima
16 — Todas As Coisas São Belas (1995), Bo Widerberg
17 — Os Contos de Canterbury (1972), Pier Paolo Pasolini
18 — Canção de Amor (1950), Jean Genet
19 — Exótica (1994), Atom Egoyan
20 — Corpos Ardentes (1981), Lawrence Kasdan
21 — Swimming Pool: À Beira da Piscina (2003), François Ozon
22 — Os Sonhadores (2003), Bernardo Bertolucci
23 — Sem Controle (1980), Paul Verhoeven
24 — O Império dos Sentidos (1976), Nagisa Ōshima
25 — O Leitor (2008), Stephen Daldry
26 — Crash: Estranhos Prazeres (1996), David Cronenberg
27 — Ninfomaníaca: Volume 1 (2013), Lars von Trier
28 — Henry e June: Delírios Eróticos (1990), Philip Kaufman
29 — Venus in Furs (1969), Jesús Franco
30 — Batalha no Céu (2005), Carlos Reygadas
31 — Torso (1973), Sergio Martino
32 — Malícia (1973), Salvatore Samperi
33 — Anticristo (2009), Lars von Trier
34 — Casa Comigo? (2010), Anand Tucker
35 — Nove e Meia Semanas de Amor (1986), Adrian Lyne
36 — Infidelidade (2002), Adrian Lyne
37 — O Duque de Burgundy (2014), Peter Strickland
38 — 8½ Mulheres (1999), Peter Greenaway
39 — Lúcia e o Sexo (2001), Julio Medem
40 — Intimidade (2001), Patrice Chéreau
Os 40 melhores filmes eróticos de todos os tempos publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário