Os filmes biográficos impressionam por mostrar o poder da história de homens e mulheres comuns, mas obstinados. Não é à toa que as cinebiografias fazem tanto sucesso nas bilheterias e nas premiações de cinema. Para os cinéfilos apaixonados por longas baseados em fatos reais, a Revista Bula reuniu dez ótimas opções que estão disponíveis na Netflix. Entre os selecionados, destacam-se “Jackie”, de Pablo Larrain, que narra o período de luto da primeira-dama dos EUA Jacqueline Kennedy; e “A Teoria de Tudo” (2014), dirigido por James Marsh, que conta a história do cientista britânico Stephen Hawking. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
O filme conta a história verdadeira de Milada Horákovpa, uma ativista dos Direitos Humanos que lutou contra as ocupações nazistas e soviéticas na Tchecoslováquia. Em 1946, após a subida do Partido Comunista ao poder, Milada renunciou ao seu cargo de deputada, pois não queria se associar à ocupação soviética. O foco da narrativa, então, é o seu julgamento pelos comunistas e os desdobramentos desse acontecimento em sua vida pessoal.
O filme gira em torno de Shante, uma adolescente de 14 anos aspirante a rapper, que vive no subúrbio do Queens, em Nova York. Com um pai ausente, ela encontra nas batalhas de rap uma forma de ajudar no sustento da família. Por isso, enfrenta outros rappers em um círculo de batalhas dominado por homens. Shante conquista seu espaço e se torna um dos maiores nomes do hip-hop dos anos 1980.
O filme apresenta Jacqueline Kennedy, primeira-dama dos Estados Unidos, durante os quatro dias que sucederam o assassinato de seu marido, John F. Kennedy. Apesar do luto, ela deve consolar seus dois filhos, planejar o funeral do marido e se preparar para deixar a Casa Branca. Em uma entrevista para a revista “Life”, Jackie fala sobre seus dias conturbados para o jornalista Theodore H. White, ditando o que pode ou não ser publicado.
A obra é uma biografia da atriz tcheca Lída Baarová, que foi para a Alemanha na década de 1930 tentar carreira como atriz de cinema. Em 1934, ela foi convidada para atuar nos estúdios de Babelsberg, considerado a Hollywood europeia. Ao alcançar o sucesso, ela se tornou alvo das investidas de Goebbels, principal ministro de Hitler. Os dois se tornaram amantes e esse romance trouxe muitas consequências para a vida profissional de Lída.
O filme é inspirado na história de Dan Eldon, um jornalista e ativista britânico. Aos 22 anos, ele já havia percorrido 40 países e liderado uma missão de paz pela África. Seus trabalhos foram publicados em grandes revistas, como “Times” e “Newsweek”. Ele foi brutalmente assassinado em 1993, na Somália, após relatar sobre a Guerra Civil que ocorria no país. O filme se baseou nos escritos de Dan compilados por sua mãe, Kathy.
O filme conta a história do autodidata indiano Srinivasa Ramanujan. Ao ser incentivado por seus professores locais, ele envia seus trabalhos para o matemático inglês G. H. Hard. Impressionado com o intelecto do indiano, Hardy o convida para ir à Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Chegando lá, Srinivasa torna-se professor do Trinity College e muda a história da matemática com seus conhecimentos.
O filme conta a história de Stephen Hawking, astrofísico britânico que fez descobertas relevantes para a ciência. Aos 21 anos, ele se apaixona por Jane Wilde, uma estudante de Cambridge, mas logo é diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença motora degenerativa. Jane decide continuar ao lado do namorado e os dois se casam. Contrariando os diagnósticos médicos, Hawking tem três filhos com Jane e persiste em seu trabalho intelectual, tornando-se um dos cientistas mais aclamados do mundo.
Em 1956, Grace Kelly, uma das maiores atrizes de Hollywood, abandona sua carreira para se casar com o príncipe de Mônaco, Rainier III. Mas, alguns anos após sua união, Grace está insatisfeita com a vida no palácio e com o distanciamento do marido. A chance de sentir-se útil novamente aparece quando o diretor Alfred Hitchcock a convida para ser protagonista de seu próximo longa. Mas, o príncipe é contra o retorno de Grace aos filmes.
O filme conta a trajetória de Bonnie, uma garçonete recém-separada que se muda para o Texas em busca de uma vida melhor durante a Grande Depressão. Lá, ela conhece Clyde, um ladrão já condenado por assaltar bancos, lojas e postos de gasolina. Os dois se apaixonam e Bonnie se une a Clyde em suas aventuras criminosas. O casal é perseguido pela polícia do Texas, liderada pelo patrulheiro Frank Hunter.
Chris Garder enfrenta graves problemas financeiros, o que faz com que sua esposa o abandone. Agora, ele precisa cuidar sozinho do filho, Christopher. Chris procura um emprego melhor, mas consegue apenas um estágio não remunerado em uma corretora de ações. Sua esperança é ser contratado ao final do programa, mas as contas vão se acumulando. Após serem despejados, Chris e Christopher passam a dormir em abrigos e estações de trem, acreditando que dias melhores virão.
10 ótimos filmes biográficos para assistir na Netflix publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário