O cinema, muitas vezes, leva o público a refletir e se emocionar com temas inimagináveis. Para ajudar os espectadores que gostam de filmes comoventes, a Bula selecionou dez filmes altamente reflexivos disponíveis na Netflix, que são capazes de mudar a forma com que qualquer pessoa enxerga a vida. Os filmes abrangem diferentes gêneros e vão além das produções hollywoodianas. Além disso, cada um à sua maneira, aborda valores essenciais para vida humana em sociedade. Alguns destaques são: “Por Lugares Incríveis” (2020), de Brett Haley; e “Um Olhar do Paraíso” (2010), dirigido por Peter Jackson. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Em 1936, Higinio e Rosa estão casados há poucos meses, quando a Guerra Civil Espanhola começa. Higino tenta ir embora, mas acaba sendo capturado pelas tropas de Franco. Ele consegue fugir e decide usar um buraco cavado na parede de sua casa como esconderijo. Mas, a guerra se estende por mais de 30 anos. Com a casa transformada em uma grande cela, a relação de Higinio e Rosa se deteriora por décadas de isolamento, culpa e segredos.
Violet Markey é uma adolescente que sente culpa por ter sobrevivido ao acidente que matou sua irmã. Theodore Finch é perseguido no colégio e em casa. Prestes a cometer suicídio, os dois se conhecem no alto de uma torre e se tornam grandes amigos. Violet e Theodore decidem viajar juntos pelo estado onde moram. Ao longo da jornada, eles descobrem os motivos pelos quais ainda vale a pena viver.
Yuma Takada é uma mulher de 20 e poucos anos que tem paralisia cerebral e vive sob o domínio da mãe superprotetora. Ela sonha em se tornar uma artista consagrada de mangás, mas sua editora diz que faltam aventuras em suas histórias. Para se inspirar, Yuma decide ir além de sua condição e viver intensamente. Nessa jornada, ela faz amizades, vive experiências inesquecíveis e descobre o amor.
Amina, uma adolescente, leva uma vida pacata ao lado de sua família, em uma pequena vila. Por engano, acreditando que está enviando sua filha para um lugar melhor, a mãe de Amina vende a garota para estranhos. Amina foge ao lado de outras pessoas que foram traficadas e acaba se perdendo em Acra, a capital de Gana. Sozinha e sem ter como pagar o aluguel, ela começa a se prostituir.
Waël é um trambiqueiro que vive aplicando pequenos golpes em Paris. Quando um de seus golpes dá errado, ele se vê obrigado a trabalhar voluntariamente para Victor, que tem uma ONG que cuida de adolescentes excluídos do sistema escolar. Embora relutante no início, Waël logo se vê responsável por um grupo de seis adolescentes infratores. A convivência com os jovens transformará a vida do golpista.
Nesse documentário em curta-metragem, o diretor Dan Krauss acompanha a rotina de médicos e familiares que têm que lidar com uma difícil decisão: prosseguir ou não com a vida dos pacientes ante o diagnóstico de uma doença terminal. O enfoque principal é dado às histórias de Donna e Selena, que sobrevivem por aparelhos. O curta foi filmado na UTI do Hospital Highland, em Oakland, Califórnia.
Lu é uma jovem que vive em uma van e pratica pequenos roubos para sobreviver. Depois de ser abandonada pelo namorado, ela vai atrás da sogra, Margaret, que lhe nega ajuda. Um dia, buscando por comida em um hotel, Lu conhece Carolyn, uma mãe negligente, que não dá atenção a filha de apenas um ano. Aproveitando-se da situação, Lu rouba a criança e leva até Margaret, alegando que a menina é sua neta.
No subúrbio de Tóquio, sob o assoalho de uma casa antiga, moram Arrietty e sua família, todos seres minúsculos. Eles sobrevivem roubando itens dos vizinhos humanos e colocando a culpa em gatos e ratos. Mas, quando o jovem Shawn se hospeda na residência, ele descobre Arrietty e os dois se tornam amigos, colocando em risco o segredo e a vida de todos os familiares da garota.
Na década de 1970, a jovem Susie está a caminho de casa quando é abordada pelo vizinho, George. Ele a convence a entrar num esconderijo subterrâneo que ele mesmo construiu. Lá dentro, Susie é cruelmente assassinada. Agora, ela está no paraíso e, enquanto acompanha o sofrimento de sua família, precisa lidar com o sentimento de vingança que nutre em relação a George para encontrar a paz.
Ben Carson, um garoto pobre de Detroit, cresce em meio ao preconceito, sem perspectivas de um grande futuro. Mas, graças ao incentivo de sua mãe, ele insiste nos estudos e se forma em medicina. Com apenas 33 anos, ele é promovido a diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do hospital Johns Hopkins, em Baltimore. Em pouco tempo, graças a seu talento como neurocirurgião, Ben se torna um dos médicos mais reconhecidos do mundo.
Bônus
Aos 13 anos, William Kamkwamba, do Malawi, ganhou fama em seu país em 2007, ao construir uma turbina de vento geradora de energia. A região onde William morava foi assolada por uma seca que devastou a plantação de sua família. Estudando sozinho e utilizando materiais improvisados, ele criou um projeto para fornecer água encanada e eletricidade ao seu vilarejo, privilégios aos quais a população do Malawi não tinha acesso.
Howard, um promissor publicitário, entra em depressão após a morte de sua única filha. Ele se afasta dos amigos, do trabalho e só encontra alívio escrevendo cartas para a morte, o tempo e o amor. A empresa que ele criou em parceria com alguns amigos está indo à falência, mas ninguém consegue incentivá-lo a voltar, mesmo após dois anos de afastamento. Por isso, os sócios de Howard procuram uma maneira inusitada de ajudá-lo.
10 filmes disponíveis na Netflix que podem mudar a sua forma de ver a vida publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário