Além de serem uma boa forma de entretenimento, os documentários também disseminam conhecimento e fazem importantes denúncias sociais. Para aqueles que se interessam por histórias reais, a Revista Bula reuniu em uma lista os dez melhores documentários e séries documentais disponíveis na Netflix. Como critérios de avaliação, foram consideradas as notas que as produções receberam dos espectadores em sites especializados em cinema, como IMDB e Rotten Tomatoes. A seleção priorizou as produções que estão liberadas pelo serviço de streaming no Brasil. Entre os destaques, estão “The Vietnam War” (2017), de Ken Burns e Lynn Novick; uma das obras televisivas mais elogiadas dos últimos tempos; e “Wild Wild Country” (2018), dirigido por Chapman e Maclain Way.
Em 2016, o empresário Billy Mcfarland contratou celebridades para divulgarem nas redes sociais sua nova empreitada: o Fyre, um festival no Caribe que prometia ser inesquecível. Os ingressos, que custavam entre 400 e 12 mil dólares, foram vendidos em poucos dias e davam direito a acomodações luxuosas, apresentações musicais e refeições elaboradas por chefs. Mas, ao chegarem no local, as pessoas perceberam que tudo não passava de uma fraude.
Com a crise econômica de 2008, a fábrica da General Motors, numa pequena cidade de Ohio, declara falência e deixa milhares de trabalhadores desempregados. Em 2014, um chinês aproveita o terreno abandonado para abrir uma montadora de vidros automotivos, gerando cerca de 2 mil novos empregos. A economia local melhora, mas os funcionários sofrem para se adequar aos padrões chineses.
A série documental faz uma viagem por 50 países e mostra a diversidade da natureza ao redor do mundo. São imagens inéditas da vida selvagem, desde o Ártico, passando pelas selvas da América do Sul e pelas profundezas dos oceanos, até as paisagens africanas. O projeto, dos mesmos criadores de “Planeta Terra”, mostra a importância de preservar o mundo natural.
Em 1975, Bob Dylan cruzou os Estados Unidos com a turnê “Rolling Thunder Revue”. Em seus shows, ele brincava com novas técnicas musicais e adotava uma teatralidade raramente vista em sua carreira. O cineasta Martin Scorsese uniu imagens de arquivos restaurados e novas entrevistas com Bob Dylan para criar um retrato poético da turnê, considerada um momento histórico para a música.
A série documental acompanha a história do controverso guru indiano Bhagwan Shree Raineesh, mais conhecido como Osho. Nos anos 1960, Osho arrebanhou milhares de seguidores e criou uma comunidade para sua seita no deserto do Oregon, nos Estados Unidos. O projeto causou vários conflitos com a população local e logo foram descobertas as polêmicas sexuais e as corrupções financeiras realizadas pelo guru.
Irmã Cathy Cesnik, uma freira professora de um colégio católico em Baltimore, desapareceu em novembro de 1969. Seu corpo só foi encontrado dois meses depois e a investigação levou à descoberta de uma série de crimes sexuais cometidos pelo padre local, A. Joseph Maskell. Mas, as investigações não foram concluídas e os casos permanecem sem solução.
Uma das mais elogiadas obras televisivas dos últimos tempos, esta série documental explora a Guerra do Vietnã, um dos acontecimentos mais controversos da história dos Estados Unidos. Os diretores contextualizam os fatos que precederam o episódio, as argumentações dos países envolvidos e as consequências históricas do conflito. Por meio de arquivos raros e protegidos pelo governo, os segredos da guerra são revelados ao público.
Por meio da discussão sobre o sistema prisional norte-americano, a diretora Ava DuVernay mostra como, desde os tempos da escravidão, a população negra tem sido violentada e aprisionada para saciar os interesses das classes mais ricas dos Estados Unidos. Este fenômeno é perpetrado por leis que camuflam a opressão, incluindo a 13ª emenda da Constituição.
Esta série documental acompanha o caso de assassinato de Tair Rada, uma garota israelense assassinada em 2006, com apenas 13 anos. Após dias de procura, o corpo de Tair foi encontrado no banheiro de um colégio. Uma semana depois, a polícia prendeu o ucraniano Roman Zadorov, que trabalhava na escola e confessou ser culpado pelo crime. Mas, muitos acreditavam que ele era inocente e rumores de conspiração começaram a aparecer nas redes sociais.
Após passar 18 anos preso por um crime que não cometeu, Steven Avery impetra uma ação civil contra o Condado de Manitowoc, pedindo uma indenização milionária. Mas, em 2005, quando está prestes a receber o dinheiro, Steven é acusado de assassinar a fotógrafa Teresa Halbach e condenado à prisão perpétua. O documentário mostra as falhas da justiça americana no julgamento de Steven.
Bônus
O documentário aborda as tramas de corrupção corporativas nos Estados Unidos. Desde o envolvimento do banco HSBC com a lavagem de dinheiro pelos narcotraficantes do México, até o esquema criado pela Volkswagen para burlar os testes de poluentes em seus carros à diesel, os episódios mostram como a ganância e o crime contaminam a economia global.
Os 10 melhores documentários disponíveis da Netflix publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário