Filmes infantojuvenis ensinam lições valiosas para a vida e arrancam muitas lágrimas dos telespectadores. Os que cresceram durante os anos 1970 e 90 sabem que longas assim eram muito populares. Para relembrar os velhos tempos, a Revista Bula elaborou uma lista com dez filmes emocionantes, de diferentes épocas, que já fizeram muitas crianças chorar e, com certeza, comovem também os adultos. O mais recente é o longa “Ponte para Terabítia” (2007), de Gábor Csupó. Entre os mais antigos e clássicos, estão “Rádio Flyer” (1992), de Richard Donner e David Mickey Evans; e “O Cão e a Raposa” (1981), dirigido por Richard Rich, Ted Berman e outros. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Jesse Aarons é um estudante da quinta série que se sente um estranho na escola, pois vive sendo perseguido pelos valentões. Um dia, ele conhece uma nova aluna chamada Leslie e descobre que ela é sua vizinha. Os dois se tornam grandes amigos e começam a brincar na floresta depois das aulas. Jesse e Leslie encontram uma casa da árvore abandonada e inventam um novo mundo imaginário, chamado “Terabítia”, onde se divertem e enfrentam muitos vilões.
Erik é um garoto solitário e negligenciado pela mãe. Seu vizinho, Dexter, contraiu AIDS por meio de uma transfusão de sangue. Ultrapassando a barreira do preconceito, os dois se tornam grandes amigos e Erik sente que finalmente encontrou uma família que se importa com ele. Quando leem no jornal que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, Erik e Dexter decidem viajar sozinhos para encontrá-lo.
Na savana africana, o pequeno leão Simba é o futuro rei da Pedra do Reino. Após uma armadilha elaborada por seu tio, Scar, Simba se sente culpado pela morte de seu pai, Mufasa, e resolve fugir. Em terras distantes, o leão cresce e faz novos amigos, que o ajudam a ter alegria novamente. Mas, quando fica sabendo que seu povo está sofrendo com as maldades de Scar, Simba retorna para recuperar o trono.
Vada Sultenfuss é uma garota de 11 anos obcecada com a morte, já que sua mãe morreu durante o parto e seu pai, Harry, é um agente funerário. Durante o verão, Vada se inscreve numa turma de poesia só para impressionar o professor Jake. No tempo livre, ela brinca com o amigo, Thomas, um garoto alérgico a tudo. Mas, as férias de Vada são atrapalhadas quando ela descobre que seu pai arrumou uma nova namorada.
Mike decide contar a seus filhos a história de sua infância. Nos anos 1960, após o abandono do pai, ele se mudou para uma nova cidade com a mãe, Mary, e o irmão, Bobby. Mary se apaixonou por Jack, um homem que gostava de ser chamado de “Rei”. Inicialmente, Rei parecia uma boa pessoa, mas depois começou a maltratar os garotos. Para fugirem da realidade, Bobby e Mike inventaram um mundo imaginário, onde viviam felizes sem Jack.
Após a morte dos pais, a adolescente Sonora Webster foge da casa da tia para ir atrás de seu sonho: trabalhar com animais. Ela consegue emprego em um circo itinerante, onde se esforça para aprender a mergulhar com cavalos. Quando a principal mergulhadora se machuca, Sonora tem a chance de se apresentar, saltando com o cavalo de um trampolim de 20 metros. Em pouco tempo, ela se torna a estrela do espetáculo, mas também enfrenta muitos perigos.
Bastian é um garoto sonhador, que usa a imaginação como refúgio dos seus problemas, como as provas do colégio e a recente perda da mãe. Um dia, ao fugir de uma briga na escola, ele entra em uma livraria, onde encontra o livro “A História Sem Fim”. A leitura o transporta para “Fantasia”, um mundo mágico habitado por seres especiais. A imperatriz que governa esse mundo está morrendo com uma grave doença e Bastian se oferece para ajudá-la.
Um grupo de alienígenas visita secretamente a Terra para recolher amostras de plantas em uma floresta da Califórnia. Ao fugirem, eles acabam deixando um E.T. para trás. O extraterrestre é resgatado pelo garotinho Elliot, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado pelo serviço secreto americano. Os dois se tornam amigos e Elliot ajuda E.T. a regressar para o seu planeta.
Dodó, uma raposa macho órfã, é adotado pela dona de uma fazenda, sendo tratado como animal doméstico. Ele fica amigo de Toby, um pequeno cão de caça que mora na vizinhança. Apesar da diferença entre as espécies, os amigos juram fidelidade eterna. Mas, com o passar do tempo, Dodó e Toby seguem caminhos diferentes e acabam se afastando. Quando se reencontram, Dodó está em perigo e Toby precisa escolher entre obedecer ao seu dono ou salvar seu velho amigo.
Em uma floresta, nas montanhas da Colúmbia Britânica, todos os animais ficam agitados com a notícia do nascimento de Bambi, o “Príncipe da Floresta”, o primeiro filho do cervo mais respeitado do lugar. Logo ao nascer, Bambi conhece o coelho Tambor, que se torna seu grande amigo. Juntos, eles crescem, se divertem e aprendem a sobreviver na selva. Quando os caçadores chegam, Bambi precisa ser forte e guiar os cervos para um lugar seguro.
10 filmes que já fizeram todo mundo chorar na infância publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário