O catálogo de filmes da Netflix possui opções para todos os gostos, inclusive para os amantes da literatura. A Revista Bula vasculhou o acervo do serviço de streaming e reuniu em uma lista dez ótimos longas que com certeza vão agradar os espectadores que gostam de ler. Todos os filmes selecionados foram baseados em livros, biográficos ou de ficção. Além disso, todos os longas da lista receberam boas notas nos sites especializados em cinema. Entre os destaques, estão “A Vida de uma Mulher” (2017), de Stéphane Brizé; e “Uma Caminhada na Floresta” (2015), dirigido por Ken Kwapis. Os filmes estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
O filme conta quatro histórias de amor e amizade que acontecem na pequena cidade de Gracetown, na véspera do Natal. Julie se apaixona por um cantor famoso que encontra no trem, Tobin busca coragem para se declarar para Angie, sua melhor amiga; Dorrie tenta chamar a atenção de Tegan, e Addie se sente ignorada pelo namorado, Jeb. O filme é inspirado na obra “Let It Snow”, de Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle.
Descontente com a realeza, o príncipe rebelde Hal dá as costas à vida real e decide viver entre os plebeus. Mas, com a morte de seu pai tirano, ele é coroado Rei Henrique V da Inglaterra, sendo forçado a viver no mundo que havia abandonado. Agora, o jovem líder terá que aprender a lidar com as pressões políticas, a guerra deixada por seu pai e seus conflitos pessoais. O filme é inspirado na peça “Henriad”, de William Shakespeare.
Lucy Flay é uma tradutora inglesa morando em Tóquio, em 1989. Ela leva uma vida solitária no país estrangeiro e tem uma relação conturbada e intensa com o fotógrafo Teiji. Um dia, Lucy faz amizade com a enfermeira americana Lily, que acaba se envolvendo sexualmente com Teiji. Quando Lily desaparece misteriosamente, a tradutora se torna a principal suspeita do crime. O longa é baseado no livro “Earthquake Bird”, de Susanna Jones.
Em Amsterdam, no século 17, o artista Jan van Loos é contratado para pintar o retrato do casal Sadvoort. Ele se envolve com a esposa do comerciante, a bela Sophia, que está infeliz no casamento. Para fugir com Jan van Loos, Sophia arquiteta um plano para forjar a própria morte e enganar o marido. Juntos, a jovem e o pintor pretendem viver investindo no crescente mercado das tulipas. O filme é baseado no livro “A Febre das Tulipas”, de Deborah Moggach.
No século 19, Jeanne volta para casa após terminar seus estudos em um convento e passa a ajudar seus pais nas tarefas diárias. Filha de barões, ela sempre foi rica e sonha com um grande amor. Um dia, o visconde Julien de Lamare aparece na vizinhança e Jeanne logo se apaixona por ele. Os dois se casam, mas, com o passar do tempo, Julien se mostra infiel e egoísta, desfazendo as ilusões de Jeanne. O filme é adaptado do livro homônimo de Guy de Maupassant.
Um casal com o relacionamento em crise viaja para uma casa de campo. Eles querem passar um final de semana romântico para esquecer o passado. O marido propõe alguns jogos sexuais e prende a esposa na cama com algemas. No entanto, após prendê-la, ele sofre um infarto e morre. Sem ter a quem pedir ajuda, a mulher luta sozinha por sua sobrevivência. O filme é inspirado no livro homônimo de Stephen King.
Logo após descobrir que está grávida, a inspetora Amaia Salazar é designada para liderar uma investigação sobre um serial killer em Elizondo, sua cidade natal, um lugar para onde ela não esperava voltar. Além de precisar encontrar o assassino antes que ele faça mais uma vítima, Amaia também tem que enfrentar seus traumas do passado e sua família distante. O filme é baseado na obra homônima de Dolores Redondo.
O filme se passa na década de 1950 e acompanha a história da enfermeira Verena. Ela é chamada para morar em uma mansão na Itália, para cuidar do garoto Jakob, que ficou traumatizado com a morte da mãe e se recusa a falar. Aos poucos, Verena percebe que as forças malignas que habitam os muros de pedra da mansão estão se apoderando de Jakob. O longa é baseado no livro “La Voce Della Pietra”, de Silvio Raffo.
Ricky, um órfão de 12 anos especialista em fugir de lares adotivos, finalmente é adotado pelo casal Hec e Bella, que vive na zona rural da Nova Zelândia. Mas, Bela morre repentinamente e Hec, que é analfabeto e tem passagem pela polícia, acredita que o serviço social não deixará que ele fique com Ricky. Então, os dois decidem viver na floresta para que o garoto não volte para o orfanato. O filme é inspirado no livro “Wild Pork and Watercress”, de Barry Crump.
Liz Gilbert parece ter tudo que sempre sonhou, mas ainda assim se sente infeliz e decide arriscar tudo para se redescobrir. Então, Liz se divorcia do marido e embarca em uma viagem de autoconhecimento, passando por três países. Na Itália, ela descobre o prazer da gastronomia; na Índia, se reconecta com a espiritualidade e, em Bali, encontra um grande amor. O filme é inspirado no livro homônimo de Elizabeth Gilbert.
Bônus
No fim da década de 50, a viúva Florence Green, recém-chegada em uma cidade do interior da Inglaterra, decide reconstruir sua vida e abrir uma livraria. Mas, sua iniciativa é vista com maus olhos pela população local, que é muito conservadora e passa a desconfiar de tudo que Florence faz. Mesmo sendo alvo da hostilidade de parte das pessoas, ela resolve lutar pela permanência do seu negócio. O longa é baseado no livro homônimo de Penelope Fitzgerald, lançado em 1978.
A jovem Therese Belivet tem um emprego entediante em uma loja de departamentos e sonha com uma vida melhor. Um dia, ela conhece Carol Aird, uma elegante cliente que busca um presente para a filha. Carol está presa em um casamento fracassado e também almeja um novo futuro. Elas se atraem e iniciam um relacionamento amoroso, mas são perseguidas pelo marido de Carol. O filme foi inspirado no romance homônimo de Patricia Highsmith, de 1952.
Em 1953, os irmãos Jacobo e Kilian deixam a fria Huesca e partem em direção a uma terra desconhecida, a ilha de Fernando Poo. Lá, eles trabalham em uma plantação e descobrem a leveza da vida na colônia. Kilian acaba se apaixonando por uma nativa, um amor proibido na época. O romance interfere no relacionamento dos irmãos, muda o rumo de suas vidas e cria conflitos que afetam o destino de toda a família. O livro homônimo que inspirou o filme foi escrito por Luz Gabás.
10 filmes para apaixonados por livros na Netflix publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário