quinta-feira, 30 de abril de 2020

36 Melhores presentes para o Dia das Mães 2020 (Para todos os estilos)

Melhores presentes para o Dia das Mães 2020Está na dúvida sobre como agradar a grande mulher da sua vida? Veja a nossa seleção com os melhores presentes para o Dia das Mães 2020!

continue lendo em 36 Melhores presentes para o Dia das Mães 2020 (Para todos os estilos)

36 Melhores presentes para o Dia das Mães 2020 (Para todos os estilos) publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br



Leis de Kirchhoff

Muitos circuitos elétricos não podem ser analisados simplesmente pela substituição de resistores por outros equivalentes,…

O post Leis de Kirchhoff apareceu primeiro em Cola da Web.

Leis de Kirchhoff publicado primeiro em https://www.coladaweb.com



Museu Britânico disponibiliza 1,9 milhão de imagens históricas em alta resolução para download

O Museu Britânico, o mais importante de Londres, anunciou uma grande reformulação em seu acervo digital, disponibilizando mais de 1,9 milhão de imagens de suas coleções para download gratuito. A coleção aborda toda a história da civilização, desde os primeiros objetos criados pela humanidade até as obras de artistas contemporâneos.

Museu Britânico disponibiliza 1,9 milhão de imagens históricas em alta resolução para download

O Museu Britânico, o mais importante de Londres, anunciou uma grande reformulação em seu acervo digital, disponibilizando gratuitamente mais de 1,9 milhão de imagens de suas coleções, todas com alta resolução. Os visitantes do site podem baixar as fotos, compartilhá-las ou adaptá-las para fins não comerciais.

“A coleção online do Museu Britânico torna milhões de obras acessíveis aos cidadãos do mundo. Seja você um estudante, um artista ou um amante da cultura, este é um recurso para explorar a riqueza e a diversidade da história humana contidas na coleção do Museu Britânico. É também uma plataforma na qual podemos compartilhar os mais recentes conhecimentos e pesquisas”, disse o diretor do museu, Hartwig Fischer.

A coleção aborda toda a história da civilização, desde os primeiros objetos criados pela humanidade às obras de artistas contemporâneos. Dentre as imagens, encontram-se algumas preciosidades, como desenhos do pintor Rafael, de Leonardo da Vinci, as famosas relíquias do Partenon de Atenas e o Jogo de Ur, um jogo de tabuleiro de 5 mil anos atrás, da Mesopotâmia.

Para navegar pelo acervo, basta escrever uma palavra-chave na caixa de pesquisa ou escolher algum dos temas disponíveis: Américas, Animais, África, China, Egito, Morte e Memória, e Desejo, Amor e Identidade. Para fazer o download de uma fotografia, clique em “Use this image” e depois em “Download this image”.

O Museu Britânico anunciou que ainda está trabalhando em algumas melhorias no site e nas imagens. Mas, devido à pandemia da Covid-19 e ao isolamento social em todo o mundo, lançou a coleção antes do previsto para que todos tivessem acesso à cultura durante este momento difícil.

Clique no link para acessar: Museu Britânico disponibiliza 1,9 milhão de imagens históricas em alta resolução para download

Museu Britânico disponibiliza 1,9 milhão de imagens históricas em alta resolução para download publicado primeiro em https://www.revistabula.com



7 truques para usar máscara e óculos sem embaçar as lentes

truques para usar máscara e óculos sem embaçar as lentesEm vídeo, médico mostra como usar óculos e máscaras sem embaçar

continue lendo em 7 truques para usar máscara e óculos sem embaçar as lentes

7 truques para usar máscara e óculos sem embaçar as lentes publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br



As 10 séries mais polêmicas da Netflix

Com milhares de produções que abordam os mais diferentes temas em seu catálogo, frequentemente a Netflix é alvo de críticas e boicotes. A Bula reuniu em uma lista as dez séries do serviço de streaming que protagonizaram as maiores polêmicas e foram classificadas como preconceituosas, clichês ou irresponsáveis.

As 10 séries mais polêmicas da Netflix

Com milhares de produções em seu catálogo, frequentemente a Netflix é alvo de críticas e boicotes. Ao abordarem os mais diferentes temas, é normal que algumas séries despertem a raiva de determinados setores da sociedade. A Bula reuniu em uma lista as dez séries do serviço de streaming que protagonizaram as maiores polêmicas, como “Insatiable” (2018), de Lauren Gussis, que foi acusada de ser gordofóbica; e “13 Reasons Why” (2017), dirigida por Brian Yorkey, criticada por abordar o suicídio de maneira equivocada e perigosa para os adolescentes. Os seriados estão organizados de acordo com o ano de lançamento.

Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

As 10 séries mais polêmicas da Netflix publicado primeiro em https://www.revistabula.com



quarta-feira, 29 de abril de 2020

Saiba quais produtos que podem substituir o álcool em gel 70% para limpar superfícies (segundo Anvisa)

Saiba quais produtos que podem substituir o álcool em gel 70%Agência divulgou uma lista de todos os produtos substitutos ao álcool em gel 70%

continue lendo em Saiba quais produtos que podem substituir o álcool em gel 70% para limpar superfícies (segundo Anvisa)

Saiba quais produtos que podem substituir o álcool em gel 70% para limpar superfícies (segundo Anvisa) publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br



Funções Nitrogenadas

Assim como estudamos as funções orgânicas oxigenadas, estudaremos agora as funções orgânicas nitrogenadas, que constituem…

O post Funções Nitrogenadas apareceu primeiro em Cola da Web.

Funções Nitrogenadas publicado primeiro em https://www.coladaweb.com



Lançamentos da Netflix em maio: conheça os filmes e séries que chegam na plataforma

Batman vs Superman A Origem da Justiça lançamentos netflix maioMuitos filmes de super-herói, a série de terror Annabelle e temporada de Gotham entram no catálogo. Conheça todas as novidades

continue lendo em Lançamentos da Netflix em maio: conheça os filmes e séries que chegam na plataforma

Lançamentos da Netflix em maio: conheça os filmes e séries que chegam na plataforma publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br



10 ótimos filmes biográficos para assistir na Netflix

Os filmes biográficos inspiram e emocionam por contarem histórias de homens e mulheres comuns, mas corajosos e obstinados, que deixaram sua marca no mundo. Para os cinéfilos apaixonados por longas baseados em fatos reais, a Revista Bula reuniu dez ótimas opções que estão disponíveis na Netflix.

10 ótimos filmes biográficos para assistir na Netflix

Os filmes biográficos impressionam por mostrar o poder da história de homens e mulheres comuns, mas obstinados. Não é à toa que as cinebiografias fazem tanto sucesso nas bilheterias e nas premiações de cinema. Para os cinéfilos apaixonados por longas baseados em fatos reais, a Revista Bula reuniu dez ótimas opções que estão disponíveis na Netflix. Entre os selecionados, destacam-se “Jackie”, de Pablo Larrain, que narra o período de luto da primeira-dama dos EUA Jacqueline Kennedy; e “A Teoria de Tudo” (2014), dirigido por James Marsh, que conta a história do cientista britânico Stephen Hawking. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.

Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

10 ótimos filmes biográficos para assistir na Netflix publicado primeiro em https://www.revistabula.com



Estreias de maio no Amazon Prime Video: Star Wars, Battlestar Galactica e mais

Estreias de maio no Amazon Prime VideoConfira as principais novidades que estreia no Prime Video no Brasil, o serviço de streaming da Amazon

continue lendo em Estreias de maio no Amazon Prime Video: Star Wars, Battlestar Galactica e mais

Estreias de maio no Amazon Prime Video: Star Wars, Battlestar Galactica e mais publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br



Como lidar com o término de um namoro: 7 dicas para sobreviver ao fim de um relacionamento

fim de relacionamentoExiste vida depois do fim de um relacionamento? Existe sim! Veja 7 dicas saudáveis para aceitar e abraçar o fim de um namoro

continue lendo em Como lidar com o término de um namoro: 7 dicas para sobreviver ao fim de um relacionamento

Como lidar com o término de um namoro: 7 dicas para sobreviver ao fim de um relacionamento publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br



12 suspenses cheios de reviravoltas para assistir na Netflix

Os melhores filmes de suspense são aqueles que desafiam a lógica, prendem a atenção do espectador do início ao fim e possuem desfechos cheios de reviravoltas, os chamados “plot twists”. Para os leitores que procuram produções nesse estilo, a Bula reuniu 12 ótimas opções disponíveis no catálogo da Netflix.

12 suspenses cheios de reviravoltas para assistir na Netflix

Quando se trata de suspense, é frustrante assistir a um filme que possui furos no roteiro ou é muito previsível. Os melhores longas desse gênero são aqueles que desafiam a lógica, com finais cheios de reviravoltas, os chamados “plot twists”. Para os espectadores que procuram produções nesse estilo, a Bula reuniu 12 ótimas opções disponíveis no catálogo da Netflix. Entre os escolhidos, destacam-se “Rastros de Um Sequestro” (2017), de Jang Hang-jun; “The Invitation” (2015), de Karyn Kusama; e “O Grande Truque” (2006), dirigido por Christopher Nolan. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.

Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

12 suspenses cheios de reviravoltas para assistir na Netflix publicado primeiro em https://www.revistabula.com



50 filmes franceses premiados para assistir online

Adiado devido à pandemia da Covid-19, o Festival Varilux de Cinema Francês criou disponibilizou gratuitamente 50 filmes que fizeram sucesso nas últimas edições, vários deles protagonizados pelos melhores atores do país na atualidade. Os longas ficarão no ar por quatro meses, até o dia 27 de agosto.

50 filmes franceses premiados para assistir online

Considerado a maior festividade do cinema francês no mundo, o Festival Varilux leva filmes franceses a mais de 60 cidades brasileiras todos os anos. Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, o evento foi adiado. Mas, em uma iniciativa solidária, patrocinada pela Embaixada da França no Brasil e pela Essilor/Varilux, 50 grandes filmes das últimas edições do festival foram disponibilizados gratuitamente.

A mostra online, chamada Festival Varilux de Cinema em Casa, reúne comédias, dramas, suspenses e filmes históricos que fizeram sucesso no evento, vários deles protagonizados pelos melhores atores da França na atualidade. Entre os mais aclamados, estão “A Vida de Uma Mulher” (2017), de Stéphane Brizé; “Quem Você Pensa que Sou” (2019), de Safy Nebbou; e “Inocência Roubada” (2018), de Andréa Bescond.

A mostra foi inaugurada no dia 27 de abril e ficará no ar até 27 de agosto. Os 50 filmes estão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Looke. Para assisti-los, basta criar um cadastro simples, que também é sem custos. O Looke pode ser acessado em diferentes dispositivos, como computador, smartphones, tablets, TVs conectadas, consoles e Xbox.

Clique aqui no link para acessar: 50 filmes franceses premiados para assistir online

50 filmes franceses premiados para assistir online publicado primeiro em https://www.revistabula.com



terça-feira, 28 de abril de 2020

Cinco mil mortes pelo Coronavírus. Mas fique tranquilo que só morrem idosos e sedentários, tá ok?

A noção que se tem sobre o início das contaminações aponta para a cidade de Wuhan, na China. Naquela região de proporções continentais, desde o primeiro caso confirmado até hoje, foram menos de 5 mil óbitos registrados nos dados oficiais. No Brasil, onde o surto começou há apenas dois meses, os números ultrapassaram o do país asiático e já são mais de cinco 5 mortes, segundo o Ministério da Saúde.

Cinco mil mortes pelo Coronavírus. Mas fique tranquilo que só morrem idosos e sedentários, tá ok?

As notícias sobre a proliferação do coronavírus são bastante preocupantes. Acompanhando o ritmo da América Latina, o Brasil é um dos grandes atuais focos da doença, o que evidencia a necessidade de adotar medidas mais urgentes em lugares cujo sistema de saúde já aparenta colapsar. Na ponta da confusão, as minorias e os mais vulneráveis seguem como bodes expiatórios, sendo encarados como experiências sociais relegadas à própria sorte. Suas vidas, afinal, parecem nada valer para boa parcela da sociedade, dentre elas, alguns políticos. Nada mais do que um lamentável retrato de uma nação que parece não se levar a sério na pior das situações.

A noção que se tem sobre o início das contaminações aponta para a cidade de Wuhan, na China. Naquela região de proporções continentais, desde o primeiro caso confirmado até hoje, foram menos de 5 mil óbitos registrados nos dados oficiais. No Brasil, onde o surto começou há apenas dois meses, os números ultrapassaram o do país asiático e já são mais de cinco 5 mortes, segundo o Ministério da Saúde. A tendência prospectiva, infelizmente, não é nem um pouco animadora, muito em razão da pressão de movimentos anticientíficos pela flexibilização do isolamento social, que é o único meio até agora apontado como eficaz no combate ao crescimento dos contágios pelo vírus. E o perigo reside justamente na estrutura social peculiar do país em que vivemos.

Consoante dados da Agência Brasil, aproximadamente 7% da população vive em situação de extrema pobreza. O número parece diminuto, mas a comparação em razão da dimensão continental do país traz à tona a lamentável realidade: os milhões nessa condição equivalem ao total de população de países como Grécia e Portugal. São pessoas esquecidas pelo Estado, que sobrevivem como podem e não têm acesso à devida informação — muito em razão do baixo nível de escolaridade. Em se tratando de um vírus que se propaga em progressão geométrica em razão de aglomerações, nada mais temerário do que a vida em locais humildes, apertados e quase impossíveis de se estabelecer isolamentos sociais.

A estrutura social brasileira, há muito abalada pela desigualdade social e pela inesgotável guerra política, parece agora ruir em direção ao colapso pela via da saúde. Uma análise mais detida sobre as particularidades do Brasil demonstra o óbvio: a propagação de desinformação, aliada às subnotificações e às condições de miserabilidade são comburentes que colocam paulatinamente o país no ápice dos registros mundiais. Esses números apresentados até agora, em sua realidade, não são compatíveis com os horrores sentidos pela população e vividos diariamente pelos profissionais da saúde.

Cidades como Manaus e Fortaleza, por exemplo, já se encontram em estado crítico na manutenção da saúde pública. De se recordar, com muita lamentação, que autoridades brasileiras trataram a pandemia em seus momentos inicias como uma grande besteira que poderia ser combatida pelo calor do país, por um remédio milagroso testado e desaprovado na maioria dos países, por um histórico de atleta e, principalmente, com o auxílio de muito deboche e desdém para com as principais vítimas das estatísticas. Em meio a todo esse caos, o governo trocou o Ministro da Saúde, sem maiores explicações que não a sua conduta em encarar o vírus de uma maneira mais séria. O seu pecado parece ter sido fugir à regra de tratar o vírus como uma “gripezinha”.

É nessas horas que se deve refletir sobre a maturidade de quem conduz os rumos da nação. Idosos, enfermos de toda natureza, pobres e vulneráveis deveriam estar como prioridades das ações de combate ao vírus — e não como petiscos em uma bandeja para a morte se servir.   Levantamentos oficiais apontam que o país caminha em ritmo acelerado para um caos devastador no sistema de saúde e aquelas cenas de filmes gore de outros países, com corpos carregados como pedaços de carne, já não são uma realidade tão distante. Infelizmente, quem sofre é o povo, conduzido por políticas surreais e com atitudes desarrazoadas de apoio a flexibilização, com claro flerte do chefe do executivo. Um panorama desprezível e que a cada dia demonstra a falência de nossa humanidade. Ou o que restou dela.

Cinco mil mortes pelo Coronavírus. Mas fique tranquilo que só morrem idosos e sedentários, tá ok? publicado primeiro em https://www.revistabula.com



No Dia da Educação precisávamos de um ministro, mas temos um meme

Para o ministro, sobra irreverência, deboche e polêmicas. Contudo, o primordial está em falta: uma gestão com seriedade para conduzir a segunda pasta mais importante do país. Fica nítido que o que falta mesmo na realidade, é educação, com toda vênia e utilizando os devidos e escorreitos vocábulos.

No Dia da Educação precisávamos de um ministro, mas temos um meme

O dia 28 abril é uma das mais notáveis e emblemáticas datas comemorativas internacionais: Dia Mundial da Educação. Um momento para se refletir sobre valores, métodos, progressos e, sobretudo, para conscientizar os jovens a respeito da importância da formação educacional. Em um período no qual escolas e universidades estão de portas fechadas em função da pandemia, o cultivo do pensamento na estrutura educacional do país merece atenção redobrada.

O Ministério da Educação é o órgão que elabora e executa a Política Nacional da Educação (PNE); assim, todo o sistema educacional se concentra sob a sua responsabilidade, desde a iniciação infanto-juvenil até a formação profissional e tecnológica. Apesar de a educação ser uma responsabilidade contributiva de todos os participantes do núcleo da sociedade — aí compreendidos a família, o Estado e os educadores em geral —, sem dúvida a reverência às diretrizes do Ministério é o fiel da balança no desenvolvimento escolar no Brasil.

É preciso ter em mente que, desde o período eleitoral, o atual presidente sinalizou que faria escolhas técnicas para todos os ministérios. Seria uma forma de demonstrar mudanças na filosofia de governança e colocar fim aos ditames da chamada “velha política” de conchavos. Porém, com apenas três meses de governo, o então ministro Ricardo Vélez foi demitido. Dentre outras pérolas, afirmou que o brasileiro era “canibal” ao viajar, solicitou que as escolas filmassem as crianças cantando o hino nacional e estava por iniciar uma espécie de revisionismo histórico sobre o período da ditadura civil-militar. Para o seu lugar, foi escolhido Abraham Weintraub, até então secretário-executivo da Casa Civil, apresentado pelo presidente como doutor, mas sem possuir o título. O panorama de polêmicas, todavia, não se alterou.

Reunimos uma série de gafes gramaticais e polêmicas de autoria do ministro, como forma de fazer um contraponto comemorativo a um dia que deveria ser resguardado apenas para reflexões positivas. É justamente pelo contraste com o que se esperaria do ocupante de um cargo tão representativo, que se afasta notadamente da esperada razoabilidade em sua gestão educacional, que listamos essa reunião de situações pitorescas.

O exterminador da gramática

Imprecionante

Em uma mensagem em que se dirigia ao filho do presidente, o ministro disse que era “imprecionante” o fato de em momentos passados não haver pesquisas em segurança pública no país. Um crasso erro ortográfico na troca do “s” pelo “c”.

Paralização e suspenção

Em ofício dirigido ao ministro Paulo Guedes, da economia, Abraham Weintraub solicitava mais recursos para a sua pasta, tendo em vista que os do ano em questão poderiam causar “paralização” e “suspenção” das atividades. Assim, com “z” e com “ç”, em vez de “s”.

Acepipes

 “Tranquilizo os ‘guerreiros’ do PT e de seus acepipes (…)” — essas foram as exatas palavras iniciais do ministro em uma indignação contra o Partido dos Trabalhadores. O dicionário “Aurélio” até registra a palavra “acepipes”, uma maneira de temperar para deixar algo mais apetitoso.

Cafta

“(…) Ou no livro do Cafta ou na Gestapo”. — Ao se referir ao escritor Franz Kafka, o ministro utilizou seu nome com essa estranha grafia.

Antecessores

Em uma discussão com aliados Olavistas, o ministro Weintraub disse “…lidar com compromisso de antessessores (…)”. O termo está obviamente grafado errado, no que parece uma mistura da palavra correta “antecessores” com “assessores”.

Piadas de mau gosto

Não são apenas as ações caricaturais e os erros gramaticais que chamam a atenção ao ministro. Há muitas de suas posições que destoam da posição que ocupa. Exemplos não faltam:

Comparou os ex-presidentes Lula e Dilma a drogas transportadas por aviões oficiais (caso que o levou a uma advertência pelo Conselho de Ética da Presidência).

Afirmou que as universidades públicas eram redutos de plantações de maconha e fabricação de drogas sintéticas.

Respondeu uma internauta que o chamou de “bobo da corte” que preferia isso a estar perto da mãe dela, que seria uma “égua sarnenta e desdentada”.

Ameaçou as universidades, ao dizer que reduziria as verbas das que estivessem promovendo balbúrdias em seus campi.

E, é claro, em tempos de preocupação com a pandemia mundial, o ministro achou por bem estremecer um pouco as relações diplomáticas com a China. Em seu twitter, publicou uma tirinha da Turma da Mônica, com um cenário nipo-asiático, em que o personagem Cebolinha troca os “r” pelos “l”, em uma alusão xenofóbica à maneira com a qual os chineses falam o português no Brasil.

Enfim, por essas e outras razões, apesar da importância da data, talvez não haja tantos motivos para comemorações. Para o ministro, sobra irreverência, deboche e polêmicas. Contudo, o primordial está em falta:uma gestão com seriedade para conduzir a segunda pasta mais importante do país. Fica nítido que o que falta mesmo na realidade, é educação, com toda vênia e utilizando os devidos e escorreitos vocábulos.

No Dia da Educação precisávamos de um ministro, mas temos um meme publicado primeiro em https://www.revistabula.com



Qual a ordem certa para assistir filmes da Marvel? Descubra a cronologia certa!

Qual a ordem certa para assistir aos filmes da MarvelCom o lançamento de Capitã Marvel, muita gente anda revisitando os filmes do universo MCU. Descubra a ordem ideal para assistir filmes da Marvel!

continue lendo em Qual a ordem certa para assistir filmes da Marvel? Descubra a cronologia certa!

Qual a ordem certa para assistir filmes da Marvel? Descubra a cronologia certa! publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br



Diamantes para crianças: livros de Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ana Maria Machado para download gratuito

O grupo editorial Santillana criou uma plataforma com conteúdo educativo para pais e crianças. Estão disponíveis para download gratuito livros infanto-juvenis de escritores aclamados, como Ruth Rocha, Eva Funari, Pedro Bandeira e Ana Maria Machado. Novos títulos serão adicionados a cada semana.

Diamantes para crianças: livros de Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ana Maria Machado para download gratuito

O Grupo Santillana, organização editorial, criou uma plataforma com conteúdo para toda a família. No site Maratona.Edu, estão disponíveis vários livros infanto-juvenis para download gratuito. Dentre eles, títulos aclamados, como “Carmén”, de Ruth Rocha; “Os Argonautas”, de Ana Maria Machado; “Anjinho”, de Eva Funari; e “A Pequena Bruxa”, de Pedro Bandeira.

“Como responsabilidade social, alguns dos nossos maiores autores da literatura disponibilizaram obras com acesso aberto, para que as famílias estimulem a leitura como um momento de prazer e acalanto”, diz o Grupo Santillana em um anúncio no site. Além dos livros que já estão liberados, novos títulos serão adicionados a cada semana.

As obras podem ser baixadas no formato ePub. Para abrir um arquivo nesse formato, é necessário possuir um programa leitor no computador, smartphone ou tablet, por exemplo o ePUB Reader (para Windows e Android) ou iBooks (para iOS e Mac), entre outros.

Para fazer o download, basta clicar em “Baixar ePub”, abaixo do título escolhido. Todos os livros também possuem um Projeto de Leitura, um material de apoio com sugestões para melhor compreensão do texto em família, dicas de atividades, comentários sobre as obras e informações sobre os autores.

A plataforma Maratona.Edu também possui vídeos com contação de histórias para crianças, dicas de educação para os pais, materiais com sugestões de brincadeiras para toda a família e uma seção chamada “Especial Idiomas”, com atividades em inglês e espanhol.

Clique no link para acessar:  Diamantes para crianças: livros de Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Eva Funari e Ana Maria Machado para download gratuito

Fotografias: Divulgação Editora Moderna

Diamantes para crianças: livros de Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ana Maria Machado para download gratuito publicado primeiro em https://www.revistabula.com



Cuidar da barba: 4 produtos básicos para usar na barba no dia-a-dia

Cuidar da barba: 4 produtos básicos para usar na barba no dia-a-diaConfira nossa seleção com os principais produtos para cuidar da barba na sua rotina, diariamente

continue lendo em Cuidar da barba: 4 produtos básicos para usar na barba no dia-a-dia

Cuidar da barba: 4 produtos básicos para usar na barba no dia-a-dia publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br



Fun Home, de Alison Bechdel

O livro, que foi sucesso nos Estados Unidos, aborda a infância e juventude da autora com enfoque na sua relação com o pai e também outros membros de sua família. O que mais me chamou a atenção é a forma como a autora insere no texto referências sofisticadas da literatura, artes e cinema de maneira natural, sem parecer pedante. A autora utiliza alusões literárias para contar a sua história e de sua família.

Fun Home, de Alison Bechdel

Nesse período de quarentena recebi um ótimo presente, Fun Home: Uma Tragicomédia em Família, da cartunista americana Alison Bechdel. Em dias confusos e de incertezas em nossas vidas, nada melhor do que uma leitura inteligente, divertida e ao mesmo tempo sensível. São 240 páginas de ótimo texto e ilustrações. Já tinha ouvido falar de “Fun Home”, mas nada muito aprofundado. Confesso, que no início, até pensei que se tratava de mais uma história em quadrinhos comum. Felizmente fui surpreendida.

 O livro, que foi sucesso nos Estados Unidos, aborda a infância e juventude da autora com enfoque na sua relação com o pai e também outros membros de sua família. O que mais me chamou a atenção é a forma como a autora insere no texto referências sofisticadas da literatura, artes e cinema de maneira natural, sem parecer pedante. De cara você é convidado a mergulhar e fazer um passeio pela mitologia grega. A autora utiliza alusões literárias para contar a sua história e de sua família. Nesse caso, a literatura serve como uma forma de identificação e compreensão dos eventos que perpassam a sua trajetória. Mesmo o leitor que nunca leu Proust, James Joyce ou Hemingway — somente para citar alguns —, conseguirá compreender o que a narradora diz. E isso é fundamental em qualquer livro, pois desperta e instiga o leitor a buscar e conhecer as obras desses autores que foram referendados.

Os títulos dos capítulos são inspirados em citações literárias. Por meio das memórias da autora, somos convidados a conhecer a história de uma família que beira a ficção. A narradora expõe suas experiências e vivências que culminam em sua descoberta como homossexual e sua decisão de assumir-se lésbica. Vale um destaque para as imagens que também marcaram minha leitura: para fazer as ilustrações, Alison Bechdel organizou um processo complexo, no qual fotograva a si mesma enquanto elaborava a graphic novel.

O tema morte e suicídio são frequentes. No início, de uma forma mais irônica, depois como algo mais sério. Quem ler vai entender o que estou dizendo! Desde muito cedo a família Bechdel lidou com a morte precoce e constantemente.

Por fim, o tema homossexualidade e morte são retratados no livro em um misto de tragédia e humor (às vezes humor negro), criando uma bela junção entre quadrinho, literatura e autobiografia.

Eu tive a oportunidade e o prazer dessa leitura por meio de um presente de uma amiga muito querida. Que tal presentear quem você gosta ou por que não se presentear?

 Aproveitem e boa leitura!

Fun Home, de Alison Bechdel publicado primeiro em https://www.revistabula.com