O cinema, muitas vezes, leva o público a refletir e se emocionar com temas inimagináveis. Para ajudar os espectadores que gostam de filmes comoventes, a Bula selecionou dez filmes altamente reflexivos disponíveis na Netflix, que são capazes de mudar a forma com que qualquer pessoa enxerga a vida. Os filmes abrangem diferentes gêneros e vão além das produções hollywoodianas. Além disso, cada um à sua maneira, aborda valores essenciais para vida humana em sociedade. Alguns destaques são: “Street Flow” (2019), de Kary James; e “A Incrível Aventura de Rick Baker” (2016), dirigido por Taika Waititi. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
O filme acompanha a história dos irmãos Traore, imigrantes do Mali que vivem em um projeto habitacional de baixa renda em Paris. Demba é o mais velho, um traficante de drogas com um negócio lucrativo, mas muito arriscado. Soulaymann, o irmão do meio, estuda Direito, destacando-se como um dos melhores da faculdade. Enquanto isso, o caçula Noumouké não sabe qual dos dois irmãos seguir, mas admira Demba, que possui dinheiro e carros luxuosos.
Bertrand, um pai de família desempregado, sofre de depressão. Depois de um tratamento ineficaz, ele começa a frequentar a piscina de seu bairro e se junta à equipe masculina de nado sincronizado. Durante os treinos, os atletas amadores compartilham suas frustrações e alegrias, tornando-se grandes amigos. Sob o comando da ex-atleta olímpica Delphine, eles decidem participar de um campeonato mundial.
Ely tem 17 anos e vive com a mãe em um conjunto habitacional de Buenos Aires. Ela faz o ensino médio e trabalha em um pet shop para ajudar financeiramente em casa. Tudo muda quando ela descobre que está grávida de Raúl, o dono do pet shop. Enquanto tenta manter sua rotina diária como se nada tivesse acontecido, Ely pensa se terá o bebê ou fará um aborto. Enquanto isso, ela também tem que cuidar da mãe, que está doente.
Dedicado à família e ao trabalho, Ramón fica desesperado ao receber o diagnóstico de esclerose múltipla. Ele não consegue se imaginar dependente das pessoas, mas segundo os médicos, dentro de um ano ele será incapaz de andar 100 metros. Após superar a tristeza, Ramón decide testar as limitações de seu corpo. Assim, ele se inscreve numa prova de triatlo e começa a treinar para a competição com a ajuda de seu sogro. O filme é baseado na história verdadeira de Ramón Arroyo.
Ricky, um órfão de 12 anos especialista em fugir de lares adotivos, finalmente é adotado pelo casal Hec e Bella, que vive na zona rural da Nova Zelândia. Mas, Bela morre repentinamente e Hec, que é analfabeto e tem passagem pela cadeia, acredita que o serviço social não deixará que ele fique com Ricky. Então, os dois decidem viver na floresta, para que o garoto não volte para o orfanato. Enquanto isso, a imprensa anuncia que Ricky foi sequestrado, mobilizando todo o país.
O documentário acompanha os escritores Joshua Fields e Ryan Nicodemus, criadores do site The Minimalists, que viaja em uma turnê literária. Antes de adotarem o minimalismo, eles tinham dinheiro e sucesso, mas não eram felizes em suas vidas e relacionamentos. Partindo da perspectiva dos escritores, o diretor Matt D’Avella entrevista famílias, profissionais e cientistas que refletem sobre as consequências do materialismo.
Uma exposição celebra a carreira da famosa fotógrafa de guerra Isabelle Reed, que morreu há três anos em um acidente de carro. Jonah, filho da fotógrafa, retorna à sua cidade natal para comparecer à exposição e reencontra seu pai, Gene, e seu irmão mais novo, Conrad. Ainda sofrendo com a perda, os três buscam se reaproximar através das lembranças completamente diferentes que guardam de Isabelle.
O filme se passa em 1946 e conta a história de Jackie Robinson, um jogador de baseball que disputa a liga dos times negros e impressiona a todos com seu talento. Logo, ele é recrutado pelo executivo Branch Rickey para jogar no time Brooklyn Dodgers, participando de uma competição nacional. Jackie se torna o primeiro negro na liga americana de baseball, mas precisa enfrentar o racismo da torcida e dos outros jogadores.
Marc Bajau é um representante comercial solteiro e acostumado a sair com diversas mulheres. Numa manhã, ele acorda com uma pequena surpresa: a mulher com quem ele dormiu abandonou o filho em sua casa, Lucas, um garoto de 6 anos. Então, Marc embarca em uma viagem de dez dias pela França, a fim de entregar Lucas ao pai. Ao longo do percurso, eles fazem amizade com outros excêntricos viajantes.
A adolescente Bethany Hamilton é uma promessa do surf e já ganhou vários prêmios. Enquanto surfa com sua melhor amiga na ilha de Kauai, no Havaí, Bethany é atacada por um tubarão de 14 metros e perde o braço esquerdo. Incentivada pelos pais e por seus fãs, Bethany enfrenta seus medos e volta a surfar, tornando-se uma campeã novamente. O filme é baseado em uma história real.
Bônus
Aos 13 anos, William Kamkwamba, do Malawi, ganhou fama em seu país em 2007, ao construir uma turbina de vento geradora de energia. A região onde William morava foi assolada por uma seca que devastou a plantação de sua família. Estudando sozinho e utilizando materiais improvisados, ele criou um projeto para fornecer água encanada e eletricidade ao seu vilarejo, privilégios aos quais a população do Malawi não tinha acesso.
Lara é uma adolescente transexual de 15 anos que sonha em se tornar uma bailarina profissional. Mas, acaba encontrando algumas dificuldades por ter nascido em um corpo masculino. Com o apoio da família, a jovem começa uma terapia hormonal e se prepara para a cirurgia de readequação sexual. Enquanto isso, Lara tenta lidar com o preconceito da sociedade e de suas colegas bailarinas.
10 filmes disponíveis na Netflix que podem mudar a sua forma de ver a vida publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário