A Netflix possui um grande acervo de filmes e séries, mesmo assim, decidir qual título assistir nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, a classificação por gêneros: comédia, horror, drama, não é suficiente para usuários indecisos. Pensando nisso, a Bula vasculhou o catálogo do serviço de streaming e selecionou alguns filmes bastante elogiados pela crítica, que conseguiram conquistar popularidade entre os espectadores. Os títulos, de diferentes gêneros e nacionalidades, têm em comum roteiros inteligentes, com tramas surpreendentes e bem arquitetadas. Alguns destaques são: “Clímax” (2019), de Gaspar Noé; “Assunto de Família” (2018), de Hirokazu Kore-eda; e o documentário brasileiro “Elena” (2012), dirigido por Petra Costa. Os filmes estão organizados em ordem decrescente, de acordo com o ano de lançamento.
Nos anos 1990, um grupo de dançarinos franceses se reúne em um isolado internato para ensaiar os passos de uma importante apresentação. À noite, durante uma festa organizada no local, os dançarinos chegam à conclusão de que alguém misturou LSD no drink que todos estão bebendo. Sob o efeito da droga, os jovens mergulham em um turbilhão de paranoia e psicose, revelando paixões e desejos escondidos.
Com base nos escândalos protagonizados pelo Facebook em 2018, quando descobriu-se que a empresa havia repassado dados de 87 milhões de usuários sem permissão, o documentário discute como informações pessoais estão sendo usadas para criar guerras culturais e políticas em todo o mundo. O assunto é abordado por vários especialistas, incluindo Brittany Kaiser, ex-diretora de negócios da Cambridge Analytica, empresa envolvida no caso Facebook.
Depois de cometerem alguns furtos, Osamu e seu filho Shota se deparam com uma garotinha abandonada. Mesmo relutantes, eles abrigam a garota e a esposa de Osamu concorda em cuidar dela. Embora a família seja pobre e roube para sobreviver, todos vivem felizes juntos. Até que a justiça descobre os segredos que eles escondem. O filme foi o ganhador da Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes, em 2018.
Renzo Nervi já foi um pintor bem-sucedido, mas hoje não consegue vender nenhum quadro. Arturo Silva é um sofisticado dono de galeria e negociador de obras de arte. Os dois são velhos amigos e Arturo tenta valorizar o trabalho de Renzo, mas a atitude arrogante do pintor não ajuda nos negócios. Até que, um dia, eles decidem se envolver em um esquema ilegal para finalmente ganharem dinheiro com obras de arte.
Zhang Dong Ling, um detetive da polícia de Taiwan, decide tirar a própria vida. Seguindo uma linha cronológica inversa, o filme acompanha acontecimentos fatídicos na vida de Zhang que podem tê-lo levado a tomar essa decisão: a separação de sua última esposa, a partida de sua filha, o encontro com uma jovem prostituta, a traição de sua namorada e uma prisão por roubo, ainda na adolescência.
Victor, um escritor amador, se apaixona por Sarah, uma estudante de literatura. Com a ajuda da namorada, ele finalmente alcança o reconhecimento que sempre sonhou. Os dois se casam e vivem juntos por 45 anos, superando todas as dificuldades, brigas e traições. Quando Victor morre, Sarah é abordada por um jornalista que deseja contar a história do escritor a partir do olhar da mulher que sempre o acompanhou.
O filme se passa na década de 1950 e conta a história da ascensão da rede McDonald’s. Ray Kroc, um vendedor ambulante, recebe uma grande encomenda de multimixer, máquina de fazer milk-shake. Ele vai até o local e encontra o McDonald’s, um restaurante gerido por dois irmãos, que está fazendo muito sucesso na cidade. Impressionado, Ray adquire uma participação nos negócios da lanchonete e, aos poucos, vai eliminando os irmãos do negócio.
Carlos é um escritor frustrado e triste. Ao visitar uma livraria, ele encontra Irene, uma jovem sonhadora e desempregada. Ela se aproxima de Carlos, mesmo sem conhecê-lo, e propõe um jogo: Eles se divertem juntos, mas sem dizerem seus nomes ou endereços. Além disso, é proibido se apaixonar. Carlos topa o jogo e, com o passar do tempo, se apaixona por Irene.
O filme é baseado na biografia de Max Perkins, escrita por A. Scott Berg e lançada em 1978. Perkins foi um dos editores literários mais famosos do mundo. Apostando em jovens talentos, ele descobriu grandes nomes da literatura, como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe. A trama gira em torno das relações complicadas que Perkins mantinha com seus escritores, cujas obras foram fortemente influenciadas pelo trabalho do editor.
Em um cenário futurista, Gwen é uma mulher de 40 anos, que trabalha como porta-voz de uma empresa que oferece serviços de beleza. Mas, após ouvir que está velha demais para representar a marca, é demitida. Desempregada e sem nenhuma perspectiva, Gwen recebe uma proposta tentadora: ela poderá voltar ao trabalho se aceitar ser a cobaia de um novo experimento da empresa, uma cirurgia de rejuvenescimento.
Dr. Bennet Omalu é um patologista forense que diagnosticou um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano. Com o passar do tempo, ele descobre que se trata de um mal comum entre os jogadores, resultado de repetidas concussões na cabeça. Determinado a mudar essa situação, ele resolve enfrentar a poderosa NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos.
Ane é uma mulher em crise, descontente com a indiferença do marido. Um dia, ela recebe flores em sua casa, sem saber quem é o autor do gesto. Todas as semanas, os buquês chegam e Ane começa a nutrir um afeto cada vez maior por seu admirador secreto. Um dia, seu colega de trabalho, Beñat, morre, e Ane descobre que ele era a pessoa que lhe enviava as flores. Em luto, Ane decide se aproximar da família de Beñat.
Rebecca é uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade e se dedica completamente à profissão. Mas, cada vez que ela viaja, seu marido, Marcus, e suas duas filhas ficam angustiados, temendo pela vida da fotógrafa. Após uma explosão, Rebecca se fere e Marcus lhe dá um ultimato: ela deve escolher entre seu trabalho e sua família. Rebecca promete que jamais voltará a uma zona de conflito, mas não sabe se conseguirá cumprir a promessa.
Nesse documentário, a diretora Petra Costa remonta as lembranças que guarda de Elena, sua irmã. Elena parte para Nova York com o sonho de ser atriz de cinema, abandonando uma infância vivida na clandestinidade, durante a ditadura militar. Duas décadas depois, Petra, já atriz, também viaja para Nova York, em busca da irmã, com quem não tem contato. Consigo, carrega as únicas pistas do paradeiro de Elena: fitas de vídeo, recortes de jornais, diários e cartas antigas.
Sara Goldfarb é uma viúva solitária que passa o tempo assistindo televisão. Ela é convidada para participar de seu programa favorito, o “Tappy Tibbons Show”. Para aparecer bonita na TV, Sara começa a tomar um perigoso remédio para emagrecer. Enquanto isso, seu filho, Harry, viciado em heroína, acaba se envolvendo no mundo do narcotráfico, numa tentativa desesperada de conseguir dinheiro para realizar seus sonhos.
Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen é diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, caracterizado por grande instabilidade de humor. Susanna é enviada por sua família para um hospital psiquiátrico, onde fica internada por dois anos. Lá, ela conhece garotas que possuem outros transtornos psicológicos e faz amizade com Lisa Rowe, uma sociopata que manipula todos a sua volta.
Bônus
Para assistir esse curta musical, a indicação da Netflix é aumentar o volume. O filme experimental segue os passos de Thom Yorke, vocalista da banda britânica Radiohead, que encontra a bolsa de uma mulher no trem e embarca em uma jornada pela cidade de Londres para devolver o item à sua dona. O curta acompanha o lançamento do terceiro álbum solo de Thom Yorke, também intitulado “Anima”.
15 filmes inteligentes para ver na Netflix publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário