Influenciado desde sempre pelos movimentos artísticos e culturais, o cinema alemão é reconhecido por suas histórias bem construídas e carregadas de críticas sociais. A Revista Bula analisou o catálogo da Netflix e reuniu em uma lista os dez melhores filmes alemães disponíveis no serviço de streaming.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a crise alemã atingiu a produção cinematográfica do país. Mas, em 1998, o filme “Corra Lola, Corra”, dirigido por Tom Tykwer, impulsionou novamente o cinema alemão. Desde então, grandes produções germânicas têm ganhado destaque mundial. A Revista Bula analisou o catálogo da Netflix e reuniu em uma lista dez ótimos filmes que representam muito bem o cinema alemão. Entre eles, destacam-se “Familiye” (2017), de Sedat Kirtan e Kubilay Sarikaya; “Quatro Minutos” (2008), de Chris Kraus; e a comédia “Ele Está de Volta” (2016), dirigida por David Wnendt. Os filmes estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Isi, uma jovem rica, tem o sonho de estudar culinária em Nova York. Mas, seus pais se negam a pagar o curso, pois querem que ela faça faculdade na Alemanha. Para provocá-los, ela finge namorar Ossi, um ex-presidiário e lutador de boxe que está com sérios problemas financeiros. Caso consiga ganhar o dinheiro dos pais, Isi promete dar uma parte a Ossi.
O casal alemão Felix e Mogli compram um antigo ônibus escolar e o reformam sozinhos, transformando o veículo em uma verdadeira casa, com cozinha completa, sala, banheiro e quarto. Depois, ao lado da cadelinha Rubi, eles embarcam em uma viagem do Alaska à Argentina. O documentário acompanha o dia-a-dia do casal e todas as dificuldades enfrentadas ao longo da viagem.
Após sair do presídio, onde passou os últimos cinco anos, Danyal tem que cuidar de seus dois irmãos mais novos: Miku, um rapaz viciado em jogos de azar, e Muhammed, que tem Síndrome de Down. Mas, não tem sido fácil proteger os irmãos em um lugar onde o crime e a violência imperam. Além disso, as autoridades ameaçam levar Muhammed para um centro de cuidados especiais, afastando o garoto de Danyal.
Em 2014, Adolf Hitler acorda num terreno baldio em Berlim, sem saber o que aconteceu. Pensando que o nazismo triunfou, ele não tem medo de expor seus pensamentos preconceituosos. As pessoas o reconhecem, mas pensam que é apenas um ator ou comediante. Como resultado, um de seus vídeos viraliza na internet e ele se torna uma celebridade, sendo convidado para apresentar um programa de televisão.
Órfã de pai e mãe, a pequena Heidi é levada pela tia para morar com seu avô nas montanhas suíças. O avô, um homem ranzinza, a princípio rejeita a neta, mas logo se encanta com a esperteza da garota. Em meio à natureza, Heidi cresce livre e faz amigos inseparáveis. Mas, um dia, sua tia aparece novamente e decide entregá-la para uma família rica da Alemanha. O filme é baseado no livro homônimo de Johanna Spyri.
O filme se passa em 1992 e retrata um dos piores ataques xenófobos na história da Alemanha pós-guerra, em Rostock. Após dias de brigas e tumultos, centenas de jovens alemães incendiaram um alojamento de antigos operários vietnamitas. O episódio é acompanhado pela perspectiva de três personagens: um jovem desempregado, um político ambicioso e uma imigrante em busca de uma nova vida na Alemanha.
Erik é dono de uma oficina de motocicletas e vive com sua família em uma pequena cidade do interior da Alemanha. De repente, Erik começa a ser perturbado por Henry, uma figura sombria que aparece em sua oficina e começa a segui-lo. Henry provoca o mecânico até levá-lo a loucura. Então, Erik começa a ter visões de pessoas do seu passado que lhe dão ordens perigosas e ameaçam sua família.
Martin Karow é um famoso DJ e compositor alemão. Ao lado de sua namorada, Mathilde, ele viaja o mundo fazendo shows e planeja o lançamento de um novo álbum. Para conseguir trabalhar dia e noite, Martin faz uso de muitas drogas. Após uma overdose, ele vai parar em uma clínica psiquiátrica e é aconselhado pelos médicos a dar um tempo na carreira. Então, Martin decide trabalhar em seu novo álbum dentro da clínica.
Jenny está presa por assassinato em uma penitenciária feminina e não demonstra qualquer remorso pelo crime que cometeu. Mas, por trás de sua personalidade forte, se esconde um grande talento musical. Certo dia, a professora de piano Traude Krueger vê a jovem tocando e decide treiná-la para vencer uma competição. Durante as aulas, Krueger conhece a trágica história de Jenny.
10 filmes alemães para ver na Netflix publicado primeiro em https://www.revistabula.com
Sem comentários:
Enviar um comentário